Foram eleitos novo presidente do Conselho Mantenedor e novo presidente executivo do braço social da GM do Brasil
Texto e Foto: Assessoria de Imprensa
O Instituto General Motors – IGM, criado em 1993 e que completará 20 anos em novembro próximo, tem nova diretoria, empossada neste início do mês de setembro. O Conselho Mantenedor passa a ser presidido por Marcos Munhoz e o IGM passa a ser presidido por Pedro Luiz Dias (foto), que já vinha ocupando há vários anos o cargo de vice-presidente da instituição.
“O IGM é o braço social da General Motors do Brasil na coordenação e incentivo a projetos educativos, ambientais e filantrópicos nas comunidades próximas às fábricas e instalações comerciais da empresa. A instituição atua com o objetivo de resgatar a cidadania de jovens e adultos de comunidades carentes, por meio da área educacional”, destaca Marcos Munhoz, vice-presidente da GM.
Nestes duas últimas décadas os projetos na área educacional e programas de auxílio já beneficiaram milhares de pessoas nas localidades onde a GM mantém suas unidades operacionais, dentre eles o Projeto FOCO – Formação com Competência, executado em São Caetano do Sul, em parceria com o Sindicato dos Metalúrgicos e a Prefeitura da cidade.
“Este projeto social foi muito bem sucedido e o estendemos também para a cidade de Gravataí. Já tivemos até agora mais de 10 mil alunos preparados profissionalmente para o mercado de trabalho nas duas cidades”, acrescenta Pedro Luiz Dias.
A nova diretoria executiva do IGM recebeu também novos objetivos para impulsionar projetos de forma que eles alcancem a auto-sustentabilidade. Os novos projetos estão em fase de análise e, quando aprovados pelo Conselho Mantenedor, serão implementados em breve.
E isso foi o que ocorreu, por exemplo, com o Projeto Ruty Cassiano, voltado às mulheres da comunidade de Indaiatuba (SP) – onde a GM mantém seu campo de provas -, e que teve como objetivo oferecer curso de corte de costura industrial, para auxiliar no sustento das participantes e também seus familiares. O programa, que tornou-se auto-sustentável, recebeu o prêmio Top Social, em 2008, da Associação dos Dirigentes de Vendas do Brasil – ADVB.
Programas de formação
Outro programa de sucesso é o ‘Fábrica de Cabides’, realizado durante vários anos seguidos em todas as unidades da empresa no Brasil e até mesmo em Rosario, na GM Argentina. Conhecido também como “Empreendedores do Futuro” ou “Jovens Empreendedores”, ele permite aos alunos o aprendizado, além da constituição e a administração de uma mini empresa, e também como produzir e vender um produto, no caso, cabides para roupas.
O programa oferece a alunos de escolas da rede pública municipal e estadual, entre 14 e 17 anos, a oportunidade de conhecer, na teoria e na prática, como se constitui uma empresa e como é o seu dia-a-dia. Este projeto foi implantado em 1989 em São Caetano do Sul e, depois, estendido para as outras fábricas. Atualmente este projeto é executado para filhos de empregados na unidade da GM em São José dos Campos.






