Outros
Alpha Motos: Ayrton Senna ganha homenagem da Ducati com modelo exclusivo
1199 Panigale S Senna foi especialmente desenvolvida em tributo aos 20 anos do legado do piloto de Fórmula 1
Texto e Foto: Assessoria de Imprensa
A paixão pela velocidade sempre esteve estampada nas conquistas de Ayrton Senna. Fora do cockpit, o piloto de Fórmula 1 alimentava seu entusiasmo também por motocicletas e era um Ducatista, dono de uma Monster 900 e uma Desmo 851. Em 1994, Senna esteve na fábrica da Ducati em Borgo Panigale, na região de Bologna (Itália), e contribuiu para que a Ducati desenvolvesse uma série especial, que mais tarde levaria o seu nome, 916 Senna.
Para homenagear o maior piloto de Fórmula 1 de todos os tempos, a Ducati – marca de motos que agrega a “autêntica performance italiana” em alto desempenho, tecnologia de ponta e design inovador – apresenta em primeira mão no Brasil a nova 1199 Panigale S Senna.
O modelo exclusivo é uma releitura da 916 Senna, desenvolvida com o toque pessoal de Ayrton e que se tornou uma das motocicletas mais famosas da marca. “Ela alia o design incomparável da 1199 Panigale S com as cores cinza Senna e vermelho, ambas desenvolvidas pela Ducati de acordo com especificações passadas pelo próprio piloto, que à época desejava criar um ícone de absoluto desejo”, afirma Ricardo Susini, Diretor-Geral da Ducati no Brasil.
Apenas 161 unidades serão fabricadas e numeradas (referência ao total de Grandes Prêmios disputados por Ayrton Senna na F1) e ficarão nas mãos de poucos colecionadores e fãs do piloto. “Nunca na história da marca houve um modelo desenvolvido especificamente para um mercado como nessa versão especial, motivo de grande orgulho para nós Brasileiros”, adiciona o executivo.
Parte da verba arrecadada com a venda da edição limitada da 1199 Panigale S Senna será revertida para os programas e as soluções educacionais do Instituto Ayrton Senna. “Este é um marco para a empresa no Brasil, pois além de homenagear um dos maiores ídolos do país também contribuímos para o importante legado dele para a melhoria da educação brasileira”, completa.
“Essa parceria com a Ducati é muito importante para nós. Ayrton Senna tem uma história bonita com a marca italiana, e resgata-la neste momento, em que começamos a comemorar 20 anos do legado do tricampeão mundial de Fórmula 1, é especial”, diz Mauro Ratto, Gerente de Licenciamento de Marcas e Produtos de Consumo do Instituto Ayrton Senna.
1199 Panigale S Senna – beleza e velocidade
Juntando a tradição esportiva e todo conhecimento adquirido no desenvolvimento de sua irmã, a 1199 Panigale S, a 1199 Panigale S Senna preserva a essência e excelência da tecnologia “made in Borgo Panigale”.
O motor Desmodrômico Superquadro, o mesmo da 1199 Panigale S, de 2 cilindros em L e 1198cc, foi projetado como um elemento estrutural do chassi. Como tal, a sua arquitetura foi completamente revista para garantir o melhor projeto em termos estruturais, de distribuição de peso e robustez. Os cilindros, com um ângulo de 90° entre si, foram girados mais 6° para trás no cárter para resultar em um ângulo de 21° entre o cilindro dianteiro e o plano horizontal. Isso permitiu avançar o motor em 32 mm, resultando em uma melhor distribuição de pesos entre as extremidades dianteira e traseira e alcançando uma posição perfeita dos pontos de fixação do cabeçote do cilindro no chassi monocoque das 1199 Panigale S.
As suspensões montadas são Öhlins NIX30 43mm com TiN e TTX36 (dianteiro e traseiro respectivamente), totalmente ajustáveis eletronicamente na compressão e retorno dando as mesmas características exclusivas das superbikes com a chancela “S”.
O farol dianteiro desaparece nas tomadas de ar para dar uma aparência de competição sem barreiras. Possui iluminação em LED, um conceito avantgarde e diferencial para motocicletas. As formas elegantes da sela e da traseira são destacadas pela posição do escapamento e pela luz traseira totalmente em LED. Perspectivas e linhas foram desenhadas para atingir a perfeição estética; cada um dos seus componentes é uma verdadeira realização na integração da engenharia com o design.
Completam a configuração da moto o escapamento Ducati Performance, freios ABS, RbW (Ride by Wire), DTC (Ducati Traction Control), EBC (Engine Break Control, DQS (Ducati Quick Shift) e DES (Ducati Eletronic Suspension).