Connect with us

Outros

Alpha Notícias: Cummins Brasil concentra vários lançamentos na Fenatran 2013

Published

on

Kat Scheidt, John Purcell, Luis Pasquotto e Alex Savelli durante coletiva de imprensa
Texto e Foto: Assessoria de Imprensa
Maior fabricante independente de motores Diesel e componentes, a Cummins Brasil se destacou no mercado como a única empresa que, com a chegada das normas de emissões Proconve P-7 (Euro 5), no início do ano passado, ofereceu um pacote completo de soluções integradas com tecnologia de ponta e qualidade ao segmento, que vai desde a entrada de ar até a saída dos gases de escape, trabalho realizado por todas as unidades de negócios da Cummins.
O resultado veio como o motor Euro 5 mais vendido e mais econômico do mercado, sendo que o próximo passo é a busca pela eficiência energética, ou seja, motores cada vez mais econômicos e potentes.
Para a Feira Internacional do Transporte (Fenatran 2013), que acontece entre os dias 28 de outubro e 1o de novembro, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo (SP), a unidade de negócios de Motores da Cummins Brasil preparou uma série de novidades para o setor, com lançamento global de uma nova plataforma de motores para o segmento de pesados e novas versões das linhas de motores médio e pesado, que receberam ganho de potência de 20 cavalos a mais em cada uma.
As demais unidades da Cummins – Filtration, Emission Solutions, Turbo Technologies – também contribuíram com novas tecnologias, inovações e exibem uma extensa gama de novidades para o setor, além da área de Distribuição e pós-vendas com produtos remanufaturados.
Motores – Durante o evento, a Cummins Brasil promove o lançamento mundial da nova plataforma de motores pesados que chega para complementar a sua oferta global de produtos existentes. Batizada de Série G, a novidade será inicialmente produzida na fábrica da Cummins Foton, em Pequim, na China, a partir do primeiro semestre de 2014, na versão seis cilindros em linha com 11,8 litros.
Entre as inovações tecnológicas da nova Série G, destaques para a redução significativa de peso (total de 860 quilos), com um bloco esculpido de alta rigidez e uso de material composto, o que mantém a resistência estrutural e a durabilidade equivalente a de um motor Cummins pesado. O sistema de injeção de combustível da Série G, Cummins Xtra-High Pressure (XPI), derivado do motor Série X, maior e mais potente, com 510 hp e com torque máximo para 2.300 Nm, oferece respostas mais rápidas em baixas rotações que, associado ao baixo peso, permite maior capacidade de carga no veículo.
ISL e ISM – As linhas médias e pesadas de motores ganharam duas novas versões, com ganho de 20 cavalos (cada). Para reforçar a tendência de downsizing de motores, ou seja, menores, mais potentes e econômicos, a Cummins Brasil apresenta o novo motor eletrônico ISL 8.9 de 420 cavalos de potência. A novidade, derivada do ISL de 400 cv a 2.100 rpm, recebeu mudanças na calibração do motor, sem alterações no hardware.
O novo Cummins ISL de 420 cv a 2.100 rpm será produzido na fábrica da Cummins Brasil, em Guarulhos (SP), a partir de outubro deste ano e irá equipar o novo caminhão da MAN VW 25.420, a ser apresentado durante a Fenatran 2013.Outra nova motorização eletrônica, mas desta vez de olho no segmento de caminhões pesados é o novo Cummins ISM 440, de 11 litros. Este também será produzido a partir de outubro de 2013 na unidade fabril da empresa, em Guarulhos (SP). Esse motor, de 440 cavalos, chega para acompanhar a tendência de crescimento de potência do segmento. Baseado no ISM 420, de 11 litros, a nova motorização também recebeu um ganho de 20 cavalos de potência que se traduzem em melhor dirigibilidade e menos consumo de combustível. 
Filtration – Esta unidade de negócios não mede esforços para inserir no mercado produtos de alta tecnologia e avança de forma significativa quando o assunto é capacidade de filtração para linha automotiva. A fabricante de produtos Fleetguard apresenta sua grande novidade Nanonet™, superando qualquer produto existente no mercado no quesito filtração de combustível.
Desenvolvido e patenteado pela empresa, a mídia sintética Nanonet™, em fase de testes para o mercado de caminhões no País, deve entrar em operação neste segmento no prazo de um ano. Desenvolvido pela Cummins Filtration, na Coreia do Sul, a Nanonet™ utiliza uma nova tecnologia de produção de material sintético, oferecendo durabilidade extremamente superior ao remover não só as partículas como também as micropartículas presentes no combustível. O resultado é o aumento da vida útil de todo o sistema e o atendimento aos novos requisitos de sistemas de injeção que trabalham com pressões extremas.
Turbo Technologies – Para a Fenatran, a fabricante de produtos “Holset”, pertencente à Cummins desde 1973 e tradicionalmente conhecida no mercado de caminhões, exibe sua gama de produtos e serviços, com destaques ao “Holset Small Turbo” para aplicações leves e sua linha original remanufaturada de fábrica Turbos Reman.
De olho na tendência de downsizing do segmento de caminhões, a Cummins Turbo Technologies oferece o Holset Small Turbo. Trata-se de um turbo mais compacto que utiliza novas tecnologias de fluxo de ar, proporcionando vantagens como maior eficiência com aumento de potência e redução de peso. A tendência da fabricante é desenvolver essa tecnologia e aplicá-la também nos turbos maiores.
Com preço mais competitivo e garantia de fábrica, a linha de Turbos Reman é uma opção para o consumidor que necessita substituir um componente no campo. Fabricados com os mesmos critérios de montagem e padrões de qualidade exigidos pela CTT, os turbos Reman trazem vantagens para o meio ambiente, pois eliminam a necessidade de descartes de peças. Quando recuperados, restabelecem suas funções e requisitos técnicos originais, já que as peças substituídas são novas e o mais importante, originais.
Emission Solutions – A unidade de negócios da Cummins Brasil, responsável por desenvolver sistemas de pós-tratamento relacionados à redução de emissões, apresenta na Fenatran 2013 a nova marca que passa a ser incorporada em toda a gama de produtos da CES denominada Ecofit, além de novas soluções integradas com foco em melhorias.
Com portfólio cada vez mais amplo, a unidade de negócios desenvolveu um novo pacote ainda mais completo de sistema de pós-tratamento, incluindo tanque de Arla 32 ao sistema SCR, batizado de Pacote Integrado. Com o intuito de facilitar o processo logístico e de produção de seus clientes, além de mais compacto, o novo produto da marca engloba o sistema de catalisador, sensores de temperatura e NOx, bomba dosadora, injetor e o tanque do Arla 32.
Para dar continuidade à inovação em soluções inteligentes no controle de emissões, a CES oferece o Ecofit Switchback. Desenvolvido para reduzir o espaço necessário para instalação, ao acoplar as tecnologias requeridas para a próxima legislação, o Switchback é composto por toda a gama de sensores, para temperatura, pressão e NOx, sistema de dosagem de ureia e hidrocarboneto, o sistema DOC (Catalisador de Oxidação Diesel), DPF (Filtro de Particulado Diesel), além do já conhecido SCR – Sistema para Redução Catalítica Seletiva, todos combinados entre si.
Distribuição – A unidade de negócios de Distribuição da Cummins (DBU) promove ações contínuas para o mercado de transporte com o objetivo de melhorar e atualizar a capacidade técnica de seus Distribuidores e ampliar sua rede em todo território nacional. 
No ano passado foram adicionados 44 novos pontos de atendimento, passando para 67 no total, sendo que a meta para este ano é chegar a 116 entre distribuidores próprios Cummins e independentes. Até o final do ano, somando os dealers certificados dos OEMs, a Cummins atenderá ao segmento de transporte com 480 estabelecimentos preparados e capacitados em todo o Brasil.