Outros
Alpha Notícias: Nova geração do Subaru Forester chega ao Brasil
Modelo tem novos motores e câmbio automático aperfeiçoado
Texto e Foto: Assessoria de Imprensa
Chega ao Brasil a nova geração do Subaru Forester, um dos utilitários esportivos mais conceituados no mundo por seu desempenho em qualquer tipo de terreno, estilo, segurança e conforto. Para o mercado brasileiro, a Subaru selecionou duas versões, a 2.0i-S, com motor aspirado, e a 2.0XT, com motor turbo com injeção direta de combustível. As duas opções contam com a última geração do câmbio de variação contínua Lineartronic e com o tradicional e consagrado sistema Symmetrical AWD de tração integral permanente, uma exclusividade da marca.
O Novo Subaru Forester foi escolhido recentemente como Utilitário Esportivo do Ano pela revista especializada norte-americana Motor Trend, uma das mais conceituadas do setor automotivo mundial. Concorrendo com competidores de todo o mundo, o Forester foi o primeiro modelo a conquistar o prêmio mais de uma vez (venceu também em 2009). A Subaru é a única marca a somar três primeiros lugares na categoria SUV.
A quarta geração do Subaru Forester foi desenvolvida para maximizar seu posicionamento como um verdadeiro utilitário esportivo. Totalmente novo, o Forester aperfeiçoou suas qualidades de desempenho básicas, como a dirigibilidade, segurança e responsabilidade ambiental. Além disso, traz o exclusivo e eficiente sistema de tração integral permanente Subaru Symmetrical AWD. Mais ainda, os equipamentos de fácil utilização e o característico prazer ao dirigir sem estresse, tradicionais no Forester, foram ainda mais aperfeiçoados.
Desde o lançamento de sua primeira versão, em 1997, o Forester vem sendo aclamado em todo o mundo pela dirigibilidade e conforto de rodagem associados a uma robusta e resistente capacidade para o off-road, com potencial de manobra acima dos padrões do mercado.
O Novo Forester é um produto que incorpora a filosofia da marca: a Subaru define como valores essenciais de um verdadeiro utilitário esportivo oferecer ao usuário equipamentos de fácil utilização, prazer ao dirigir e diversão ao volante juntamente com conforto para viagens longas, mesmo em condições adversas. Para chegar a isso, tanto a performance como a dirigibilidade e qualidade de rodagem foram aperfeiçoadas pela adoção das tecnologias mais modernas desenvolvidas pela fabricante, juntamente com o enrijecimento da carroceria.
Excelente eficiência em consumo e alta segurança permitem ao motorista uma experiência de condução associada ao lema da Subaru, “Paz de Espírito”. O conforto interno e a funcionalidade foram ainda mais refinados para criar um veículo agradável para ser usado como um verdadeiro utilitário esportivo. Ao mesmo tempo em que mantém um alto nível de desempenho básico para o veículo, um novo sistema de controle da tração integral gera, além de todas as características associadas ao prazer de dirigir, também uma como uma direção confortável e segura em quaisquer condições de caminho.
Design externo
O Novo Forester foi criado com um visual poderoso e cativante que deixa claro sua personalidade como SUV, ao mesmo tempo em que leva em conta a melhor aerodinâmica e funcionalidade. A dianteira expressa esportividade, robustez e confiança com design exclusivo, que reforça sua esportividade.
A extensão da parte inferior da coluna A em 200 milímetros para frente, em relação ao modelo anterior, resultou em um formato mais elegante. O design da seção dianteira, painéis das portas e da porta do compartimento de bagagens criam uma impressão de volume e força. As linhas dos arcos e o design das grandes rodas de alumínio com 18 polegadas salientam a forte personalidade do carro na estrada e expressam sua capacidade off-road.
Design interior
O interior do Novo Forester combina as sensações de amplitude e audácia, criando um visual forte típico de um SUV mesclado à sensação de qualidade, graças as suas formas sofisticadas e materiais suaves ao toque.
O painel de instrumentos foi desenhado para reforçar a sensação de espaço.
Materiais agradáveis ao tato aumentam a sensação de qualidade no interior da cabine.
Praticidade e aconchego
O design da cabine foi cuidadosamente desenvolvido para proporcionar maior conforto e praticidade para todos os passageiros. Tanto o espaço como uma grande sensação de liberdade foram obtidos pelo novo projeto da cabine, do posicionamento de cada uma das colunas e da conformação do assoalho na parte traseira. As posições dos assentos também foram totalmente revistas, para proporcionar melhor visibilidade a todos os ocupantes do Forester. O maior espaço para bagagem e a maior abertura do porta-malas ampliaram a praticidade do carro.
O novo design da soleira lateral “clean side sill”, que mantém o componente sempre limpo, evita que os passageiros se sujem ao entrar ou sair do carro. Portas mais largas e soleiras mais baixas facilitam o embarque e o desembarque de todos os passageiros. As duas versões oferecidas no Brasil contam de série com os robustos e funcionais trilhos do rack no teto, mais um detalhe que contribui para reforçar o caráter fora de estrada do carro.
Um moderno display multifuncional monitora de forma detalhada as condições de rodagem do veículo para assegurar uma condução econômica e segura. A função Hill Start Assist (assistente de partida em subidas) também foi incorporada à nova geração do Forester. Quando o veículo para numa subida, o freio é mantido acionado por algum tempo após o motorista ter tirado o pé do pedal. Graças a esta função, o condutor pode arrancar com facilidade em qualquer rampa.
A tampa elétrica do porta-malas permite abertura e fechamento automáticos. A altura de abertura da tampa pode ser regulada para evitar que ela atinja o teto da garagem, por exemplo. Obstáculos também podem ser detectados na abertura ou fechamento, evitando a possibilidade de esmagamento.
Dirigibilidade
A distribuição do sistema Subaru Symmetrical AWD de tração integral, com baixo centro de gravidade e cuidadosa distribuição de pesos leva a uma competente qualidade de rodagem em várias situações de estrada.
A combinação da nova geração dos motores Boxer com o câmbio Lineartronic, a potência foi elevada ao mesmo tempo em que foi obtida maior eficiência no consumo de combustível. A acentuada melhora na rigidez da carroceria e chassi garante uma condução confortável ao motorista.
Motor a gasolina 2.0, DOHC, com quatro cilindros contrapostos horizontais
O novo Forester também conta com a mais moderna geração do motor Boxer, com 150 cv, que obtém simultaneamente respostas mais ágeis e alta eficiência de consumo.
O torque em baixas e médias rotações foi aumentado para melhorar a praticidade no uso normal do veículo, atingindo um máximo de 20,2 kgfm a 4.200 rpm.
Motor
A tecnologia própria da Subaru de injeção direta com turbocompressor foi adotada para a nova geração do motor Boxer. Injetando o combustível diretamente nos cilindros, a eficiência da combustão foi aumentada, resultando simultaneamente na elevação da potência do motor e redução no consumo e emissões.
Com o emprego de um novo turbocompressor tipo twin scroll (com dupla entrada para os gases de exaustão na turbina), que proporciona respostas mais rápidas em baixas rotações, foram obtidos níveis mais altos de potência e torque, de 240 cv e 35,7 kgfm a 3.600 rpm. O sistema também contribui para reduzir as emissões.
Transmissão
Melhorando ainda mais os benefícios da transmissão CVT por corrente, tais como o baixo peso, tamanho compacto e amplitude de relações, a Subaru conseguiu aperfeiçoar seu desempenho e sustentabilidade através do desenvolvimento das peças e do projeto mecânico. Em lugar de correia, o câmbio utiliza agora uma corrente metálica, mais durável e resistente.
A nova transmissão Lineartronic foi adaptada ao maior torque do novo motor turbo 2.0 de quatro cilindros horizontais contrapostos com injeção direta. Alguns componentes, como o conversor de torque e as correntes foram modificadas para suportar a maior potência do motor turbo com injeção direta.
Carroceria e chassi
Em busca de uma melhor resposta linear e dirigibilidade mais segura, ao mesmo tempo com maior absorção de quaisquer irregularidade na superfície da estrada, foi aumentada a rigidez de pontos-chave do chassi e carroceria. Condução ágil e confortável, juntamente com redução de ruídos foram obtidas, enquanto a rolagem da carroceria nas curvas foi diminuída. Outra importante inovação no projeto do novo Forester está no capô, feito em alumínio com o objetivo de reduzir o peso e consequentemente diminuir o consumo de combustível.
O chassi ganhou um acerto exclusivo para o modelo turbo. A rigidez da suspensão foi aumentada para maior estabilidade em altas velocidades. A oscilação do veículo foi reduzida pela alteração da regulagem dos amortecedores e do maior diâmetro das barras estabilizadoras. O modelo turbo é mais estável nas trocas de faixas e nas curvas.
X-MODE
O novo sistema X-MODE de controle da tração integral foi desenvolvido para condições de pista irregulares ou escorregadias. O motor, transmissão e VDC (vehicle dynamics control – sistema de controle de estabilidade) trabalham de forma cooperativa.
O sistema simula diferentes condições de estrada. Pressionando o botão X-MODE, qualquer motorista pode usar o sistema com facilidade e manter o carro estável. O sistema também possui um modo de controle de descida, que mantém a velocidade do veículo constante ao descer ladeiras.
SI-DRIVE
O sistema SI-DRIVE colabora tanto para o prazer ao dirigir quanto para uma condução mais econômica.
São dois modos de operação, “Intelligent” e “Sports” que pode ser usado conforme a situação do terreno.
O controle do sistema SI-DRIVE foi colocado no volante para facilitar a utilização.
O SI-DRIVE foi cuidadosamente ajustado para os modelos com motores turbo com injeção direta. Ele permite escolher entre os modos Intelligent, Sports e Sports Sharp (S#). No modo indicado pelo símbolo S#, o motorista pode usar o câmbio manualmente, com oito (na versão 2.0XT) ou seis (2.0S) marchas virtuais. Desta forma, além de desfrutar da suavidade do câmbio de variação contínua CVT, o condutor pode guiar esportivamente com sensação de trocas de marchas semelhante à provocada por transmissões manuais ou automáticas convencionais.
Segurança
Com a utilização de aços de alta resistência à tensão na estrutura da carroceria, o peso foi reduzido e a rigidez reforçada. Também foi obtido um melhor desempenho de segurança em colisões.
Responsabilidade ambiental
A adoção de uma nova geração do motor Boxer e do câmbio Lineartronic; resulta no aprimoramento do desempenho aerodinâmico, além de aumentar a eficiência no consumo.
O display multifuncional monitora em detalhes as condições de rodagem do veículo, colaborando para uma condução econômica e segura.
A eficiência dos modelos equipados com transmissão Lineartronic já atende aos padrões japoneses previstos para 2015.
Assim como toda a linha de veículos da Subaru vendida no Brasil, as duas novas versões do Forester contam com garantia de 5 anos sem limite de quilometragem.
Preços
New Forester 2.0i-S – R$ 110 mil
New Forester 2.0XT – R$ 135 mil