Alpha Esportes: Beto Monteiro participa do Desafio Internacional das Estrelas
Piloto troca o caminhão de 4 toneladas e motor de 1.200 cavalos por um kart com 180 quilos e propulsor de 36 cavalos
Texto e Foto: Assessoria de Imprensa
O atual campeão brasileiro e sul-americano de Fórmula Truck será o representante da Iveco no próximo Desafio Internacional das Estrelas, que chega à 9ª edição e será disputado nos dias 11 e 12 de janeiro no kartódromo do Beto Carrero World, em Penha (SC). O pernambucano Beto Monteiro, campeão da Temporada 2013 da categoria de caminhões, foi convidado novamente para participar do evento que se tornou referência mundial por reunir uma série de atrações internacionais. No ano passado, ele chegou em terceiro lugar. Neste ano, serão 26 competidores de 13 categorias e quatro nacionalidades diferentes. Os destaques ficam por conta do anfitrião Felipe Massa e do francês Jules Bianchi, que competem na Fórmula 1.
“Será uma disputa bem interessante. O peso total do kart é de 180 quilos (somando-se meu peso com o do veículo) e o motor é de 36 cavalos. Bem diferente do caminhão!”, comenta Beto, que venceu a Fórmula Truck pilotando um Iveco Hi-Way de competição que pesa 4 toneladas e é movido por um motor com 1.200 cavalos. Apesar das diferenças, Beto correrá com o mesmo número de seu caminhão: o 88.
“Eu adoro correr de kart, pois foi onde comecei no Automobilismo. Inclusive, eu pratico constantemente, e ele me ajuda na preparação para competições como a Fórmula Truck. O Desafio Internacional é uma ótima oportunidade para checar como está o meu desempenho geral, pois a disputa é muito acirrada – e divertida – entre todos os pilotos, que fazem tempos muito similares”, diz Monteiro.
Neste ano, a organização da prova anunciou mudanças importantes no regulamento. A principal delas fará a prova noturna do sábado (11/01) definir o grid de largada da corrida decisiva, disputada no domingo. A corrida noturna passa, assim, a não mais contar pontos, assumindo o papel de Pré-Final para a prova principal, batizada de Final – quando será conhecido o campeão.
Esta alteração influenciará diretamente no histórico do evento: em oito edições disputadas, sete dos vencedores da corrida do sábado conquistaram o título. Contudo, isto não irá reduzir a emoção da corrida noturna: “Vencer a Pré-Final não contará mais pontos, mas continua a ser fundamental”, diz o piloto Felipe Massa, idealizador do evento. “Em um grid com pilotos de tanta qualidade, ultrapassar sempre é difícil e pode comprometer tanto seus tempos de volta quanto sua estratégia e perspectiva de corrida. Então, a briga pela pole será ainda mais importante e decisiva”, observa o piloto de Fórmula 1.
Além do francês Jules Bianchi, outros dois nomes tradicionais no evento também se destacam: o suíço Sebastien Buemi, atualmente no WEC, e o italiano Vitantonio Liuzzi, da Superstars Series, similar à Stock Car em seu país. Outros destaques são: Bia Figueiredo (Indy), Augusto Farfus (DTM), Bruno Senna (WEC), Lucas di Grassi (WEC), Nelsinho Piquet (NASCAR) e Pietro Fittipaldi (F-4).
A 9ª edição do Desafio Internacional das Estrelas é realizada pela RM Eventos e pela XYZ Live. Os campeões das corridas anteriores foram: Daniel Serra (2005), Felipe Massa (2006), Michael Schumacher (2007 e 2009), Rubens Barrichello (2008), Lucas di Grassi (2010), o espanhol Jaime Alguersuari (2011) e o francês Jules Bianchi (2013).
Para mais informações da Iveco, visite www.iveco.com.br