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Alpha Esportes: Liuzzi se emociona ao conquistar Troféu Ayrton Senna

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Campeão mundial de kart de 2001 vence pela primeira vez, com Buemi em segundo
Texto: Assessoria de Imprensa
Foi um domínio poucas vezes visto. A nona edição do Desafio das Estrelas teve em Vitantonio Liuzzi seu principal protagonista. O italiano, que tem no currículo um título mundial de kart (2001), liderou quatro dos cinco treinos realizados no Kartódromo Beto Carrero, em Penha (SC). E o desempenho nos treinos acabou refletido na corrida deste domingo, quando Liuzzi derrotou um grid de 24 grandes pilotos com larga experiência internacional.
Mesmo liderando treinos e sendo muito veloz, depois de cruzar a bandeira quadriculada ex-piloto das equipes Red Bull, Toro Rosso, Force India e HRT sentiu forte emoção: “Quando recebi o Troféu Ayrton Senna, me emocionei muito. Foi um momento especial para mim”, resumiu Liuzzi na entrevista coletiva. Logo a seguir, ele completou: “Este troféu terá um lugar muito especial na minha casa. Vou fazer uma redoma para que fique em destaque”. O belíssimo Troféu Ayrton Senna é uma estatueta banhada em ouro esculpida pelo artista plástico paulista Wilson Iguti. A peça relembra o legado do tricampeão brasileiro no ano em que se completam duas décadas de sua morte.
Corrida
Largando da pole-position, Liuzzi manteve a ponta na largada e sumiu na frente, enquanto a disputa pelo segundo lugar pegava fogo entre Julio Campos e Lucas di Grassi. Esta briga, além de beneficiar Liuzzi, que fugia na frente, também favoreceu outros dois pilotos: Sebastien Buemi e Felipe Massa.
“Foi um fim de semana maravilhoso. O kart estava muito bom após uns ajustes feitos entre o treino e classificação. Definitivamente, encontramos o melhor acerto. Larguei bem, pude abrir dos outros com ajuda da briga lá atrás e essa foi a chave da corrida”, destaca Liuzzi.
Buemi, piloto de testes da Red Bull, foi quem mais impressionou: largando em 13º, fez ultrapassagens ousadas e foi escalando o pelotão até se estabelecer com facilidade em segundo. Massa, que partiu em sexto, levou a melhor na em uma dura briga com Di Grassi e Campos, garantindo o terceiro lugar na volta final e se estabelecendo como o melhor brasileiro nesta edição. Já Di Grassi acabou saindo da pista durante o embate. Seu kart e o de Massa se tocaram, o Lucas bateu nos pneus e abandonou.
Recuperação
“Foi uma ótima corrida. Larguei mais para trás após errar na classificação e tive de me recuperar. Foram grandes disputas, com alguns contatos e, no fim, tive sorte ao conseguir escapar das confusões quando estava em segundo lugar. O fim de semana foi muito legal e agradeço a todos por isso”, ressaltou Buemi.
Se, para Liuzzi, a prova foi tranquila, o mesmo não pode ser dito dos outros. Toques, rodadas e situações tensas foram constantes e inevitáveis. Foi o caso dos toques entre Felipe Giaffone e Augusto Farfus, ou a rodada de Beto Monteiro. Como resultado, detritos e alguns pedaços de carenagem acabaram interferindo na prova. Foi o que aconteceu com Rubens Barrichello, que teve o pneu furado e foi obrigado a ir aos boxes para efetuar a troca.
“A corrida foi muito batalhada e com muitos toques, coisas de corrida mesmo. Acabei perdendo tempo no início, mas consegui me recuperar e brigar pelas três primeiras posições. Sobre o incidente com o Lucas, ele saiu lento demais antes da última curva, que era pé embaixo, e o toque foi inevitável. Foi um evento legal, muito disputado, com diversas ultrapassagens, e queria dar parabéns ao Liuzzi e ao Buemi, que tiveram excelentes atuações”, resume o anfitrião Felipe Massa.
Como resultado, os estrangeiros agora lideram na disputa geral: são cinco vitórias (além de Liuzzi, Michael Schumacher venceu duas vezes, enquanto Jaime Alguersuari e Jules Bianchi têm uma conquista cada) contra quatro dos brasileiros (Massa, Barrichello, Di Grassi e Daniel Serra).