Alpha Notícias: Audi apresenta em Detroit um crossover conceitual
Modelo tem propulsão híbrida poderosa e eficiente, com dois motores elétricos
Texto: Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação
Esportivo, compacto e versátil: é com esses três atributos que o Audi allroad shooting brake estreia no North American International Auto Show (NAIAS), em Detroit. O veículo de duas portas é um crossover e, por isso, seu uso não se limita aos caminhos pavimentados. Seu alto nível de funcionalidade o torna ideal para praticantes de esportes recreacionais e a propulsão híbrida, tão poderosa quanto eficiente, torna possível uma nova forma de tração integral: a e-tron quattro.
“Este carro de exibição combina um apelo sensual, tecnologia e-tron quattro altamente eficiente que gera 300 kW de potência e consome apenas 1,9 l/100 km (52,63 km/l) e aplicativos eletrônicos de vanguarda”, conta o Prof. Dr. Ulrich Hackenberg, membro do Conselho da AUDI AG, na área de Desenvolvimento Técnico. “Estamos mostrando nele algumas previsões muito concretas para o futuro próximo.”
A marca dos quatro anéis está expandindo sua linguagem de design no Audi allroad shooting brake. O carro de exibição compacto de duas portas combina um conjunto de elementos visuais de futuros modelos esportivos com o típico conceito todo-terreno da Audi numa carroceria estilo “shooting brake”. Sua interface com o usuário também permite uma antevisão de futuras soluções em carros de produção.
Escultural: o design externo
O Audi allroad shooting brake tem uma forte presença na estrada. O jogo entre suas linhas claramente definidas e a rígida tensão muscular de suas superfícies gera um design escultural e emocionante. O exterior da carroceria aparenta ter sido esculpido a partir de uma peça sólida única, desde a grade com moldura única à linha “tornado” diferenciada e o forte estilo da traseira, em que as características do todo-terreno e do formato shooting brake são reunidas. Com distância entre eixos de 2,51 metros e pintado na exclusiva cor Ice Blue, o carro tem 4,20 metros de comprimento, 1,85 metro de largura e 1,41 metro de altura total.
O Audi allroad shooting brake marca a primeira vez em que a Audi combina as linguagens de design allroad e e-tron. Como em todos os Audis, a grande grade hexagonal com moldura única domina a marcante e escultural dianteira. Ela é ligeiramente deslocada no sentido da traseira da carroceria. Típico dos modelos e-tron, ela traz um inserto com barbatanas estreitas que remete às canaletas de resfriamento de um componente eletrônico. Na parte inferior da moldura simples, aparece o logotipo quattro. A entrada de ar central com perfil rebaixado é incorporada à proteção inferior, feita de alumínio.
Os dois faróis afilados do Audi allroad shooting brake são uma referência à clássica linguagem formal dos modelos Audi quattro. Ao mesmo tempo, eles representam um estado de desenvolvimento avançado do design quattro, do qual a Audi já deu pistas no conceito Sport quattro mostrado em setembro de 2013 no Salão de Frankfurt, na Alemanha. Os faróis são divididos em quatro segmentos e a tecnologia de matriz de LEDs, com seus diodos emissores de luz controlados individualmente, garante excelente visibilidade sem ofuscar os motoristas que se aproximam no sentido contrário da via. Sob os faróis, estreitas barbatanas cruzadas dão estrutura às grandes entradas de ar.
Da mesma forma, vistas de lado, as linhas características do carro transmitem uma impressão de energia concentrada. Os balanços são curtos e alinha do teto se prolonga para baixo sobre a carroceria do carro. No estilo típico dos shooting brakes, ela começa a descer logo no início e vai até as colunas C diferenciadas. Na coluna esquerda, fica a tomada para carregar a bateria e, na direita, o bocal para abastecimento de combustível.
A parte exterior do Audi allroad shooting brake é feita de uma combinação de alumínio e polímero reforçado com fibra de carbono (CFRP). As faixas cinzentas inferiores são elementos típicos dos modelos allroad. Elas reduzem o volume visual da carroceria e sobem, de forma dinâmica, da frente para a traseira do carro. A par com as grandes molduras das rodas, também ressaltam a personalidade todo-terreno do carro.
Detalhes refinados mostram a precisão com que o show car foi projetado. Entre eles se destacam os insertos de alumínio nas extensões angulares das saias laterais. As grandes rodas de liga leve têm aros feitos de material composto de fibra de carbono (CFRP). Seu estilo finamente detalhado com sete raios é baseado na aparência dos modelos e-tron, enquanto as porcas centrais são outro item a reforçar o caráter esportivo do crossover compacto.
Na traseira, a proteção inferior de alumínio enfatiza a impressão de largura. Seus sulcos aparentes derivam do estilo e-tron. Linhas horizontais, numa sequência lógica, definem os contornos das superfícies limpas e volumes firmes. O estilo das lanternas traseiras segue o padrão formal dos faróis. Um difusor traz integradas as duas grandes ponteiras do escapamento. O aerofólio de teto aberto dá ainda mais força ao design. A terceira luz de freio, na forma de um condutor luminoso plano, complementa elegantemente o estilo da traseira.
Prazer ao utilizar: interior e interfaces
A versatilidade e funcionalidade do Audi allroad shooting brake é ideal para gente jovem, esportiva e ativa. No inverno da Califórnia, por exemplo, é possível ir de Los Angeles às Montanhas San Gabriel para praticar snowboarding pela manhã e rumar depois para Venice Beach, para curtir kite surfing no final da tarde.
Há amplo espaço para quatro passageiros. Na frente, os esguios bancos esportivos proporcionam ao motorista e passageiro ótimo apoio para o corpo. Eles possuem painéis laterais com contorno elevado e apoios de cabeça integrados, enquanto almofadas acolchoadas apoiam as coxas ao longo de curvas percorridas rapidamente. Uma função especial torna fácil a entrada na área traseira. Quando o encosto do banco traseiro é rebatido, é criada uma área de carga nivelada, com espaço para levar equipamentos esportivos mais volumosos.
Desenhado em linhas limpas e diretas, o interior do carro de exibição utiliza as cores antracita e cinza rocha. Os materiais refletem o talentoso trabalho manual dos designers da Audi, evidenciado pelo forro do teto em alcantara e nos vários tipos de couro e alumínio claro e escuro utilizados nos controles e frisos, como nas saídas de ar e nos raios do volante multifuncional.
O design interior do Audi allroad shooting brake também segue a filosofia da marca no tocante ao design com peso leve, elegância esportiva e controles de fácil utilização. Quando visto do alto, o painel de instrumentos lembra a superfície das asas de um avião, enquanto as saídas de ar criam uma associação com motores a jato. Os controles do sistema de climatização ficam localizados nelas. As ponteiras centrais incorporam os controles para o aquecimento dos bancos, temperatura, direção e intensidade da corrente de ar. Elas se estendem automaticamente para fora do painel de instrumentos quando detectam a aproximação de uma mão. As luzes são ativadas por um botão e uma maçaneta plana abre a porta.
O console central se desloca em sincronia com o ajuste do banco, de forma que os controles permaneçam a uma distância ideal do motorista. Ajustes finos individuais também são possíveis. Os controles – a alavanca seletora do e-S tronic (shift by wire) e o terminal da interface do MMI – ficam sempre ao alcance ideal e podem ser ajustadas ainda mais de acordo com a altura e preferências do usuário.
O novo design do terminal MMI e o design esportivo do volante multifuncional esportivo permitem ao condutor controlar quase todas as funções presentes no Audi allroad shooting brake de forma intuitiva. A estratégia de operação transmite um novo tipo de “prazer ao utilizar”. A estrutura do menu é baseada na de um smartfone e inclui uma função de busca por texto. É fácil acessar todas as principais funções e toques e gestos no touchpad do terminal MMI permitem rolar e aproximar rapidamente listas e mapas.
O cockpit é focado intensamente no motorista. O volante e o conjunto de instrumentos ficam posicionados numa única e direta linha de visão. O display TFT, com sua tela de 12,3 polegadas, apresenta todas as informações em gráficos 3D de alta qualidade e oferece uma variedade de modos de exibição. Na configuração clássica, o medidor de potência do sistema de propulsão híbrido plug-in e o velocímetro ficam em primeiro plano, enquanto na modo Infotainment elementos como o grande mapa de navegação sobressaem. No modo Sport, o conta-giros é mostrado em destaque.
Outro item voltado ao futuro do carro é a Audi phone box, que conecta o telefone celular ao sistema elétrico central do carro e pode carregar a bateria de forma indutiva (sem tomada) quando necessário.
Três unidades propulsoras: sistema híbrido plug-in
A propulsão híbrida plug-in tem desempenho impressionante, com 300 kW (408 hp) de potência e torque de 650 Nm. O veículo de exibição, com cerca de 1.600 kg de peso sem o motorista, vai da imobilidade a 100 km/h em 4,6 segundos e permanece acelerando de forma constante até atingir a velocidade máxima limitada eletronicamente, 250 km/h. O crossover compacto tem nível de consumo de combustível extremamente baixo – 1,9 litros por 100 quilômetros (52,63 km/l) – equivalente em emissões a 45 g de CO2 por quilômetro, segundo o padrão ECE. A autonomia total chega a 820 quilômetros.
O motor 2.0 TFSI usado no Audi allroad shooting brake entrega 215 kW (292 hp) de potência e gera 380 Nm de torque. Montado transversalmente, o quatro cilindros turbo de dois litros é um motor de vanguarda. Em operação com solicitação parcial, um sistema de injeção indireta complementa o de injeção direta para aumentar a economia de combustível. O coletor de exaustão, que é integrado ao cabeçote, permite um gerenciamento térmico de alto desempenho.
O 2.0 TFSI funciona juntamente com um motor elétrico em forma de disco, conectado por uma embreagem. O motor elétrico tem 40 kW de potência e 270 Nm de torque. O câmbio é um e-S tronic de seis marchas. A transmissão de dupla embreagem, que realiza trocas ultrarrápidas, envia o torque para as rodas dianteiras.
Um segundo motor elétrico, que funciona separado desta unidade propulsora, está montado no eixo traseiro. Ele fornece força propulsiva em velocidades baixas e moderadas, com potência máxima de 85 kW e 270 Nm de torque. Se o sistema de gerenciamento híbrido considerar que é necessário usar tração integral, ele pode operar em linha com os motores a combustão e elétrico da dianteira. Nessas situações, como numa estrada escorregadia ou em condições fora de estrada moderadas, ele essencialmente transforma o Audi allroad shooting brake num e-tron quattro.
Localizada logo à frente do eixo traseiro, há uma bateria de íons de lítio formada por oito módulos. Ela contribui para uma distribuição de pesos equilibrada e pouco afeta a capacidade de carga total. A bateria com resfriamento líquido tem capacidade de 8,8 kWh, suficiente para rodar 50 quilômetros com propulsão totalmente elétrica. Uma caixa de carga de parede da Audi é usada para cargas estacionárias. Ela pode operar com diferentes voltagens e tipos de tomadas, regulando a transferência de energia inteligentemente.
O sistema Drive select oferece três modos de condução. Há o modo EV, que pode ser selecionado por um botão no volante multifuncional, que prioriza a propulsão puramente elétrica. Neste caso, a unidade propulsora dianteira fica inativa e o motor elétrico do eixo traseiro, com seu poderoso torque, acelera rapidamente o carro até um máximo de 130 km/h.
No modo Hybrid, as fontes propulsoras operam em alta eficiência, trabalhando em conjunto de várias formas, conforme necessário. Em muitas situações, o motor elétrico dianteiro atua como gerador. Movimentado pelo motor a combustão, ele carrega a bateria, ampliando assim a autonomia elétrica do carro.
No modo Sport, que o motorista pode selecionar através do sistema Audi drive select, toda a potência do carro é disponibilizada. Quando um alto nível de força é solicitado pelo condutor, o motor elétrico traseiro entra em ação junto com o 2.0 TFSI, com as duas unidades propulsoras impulsionando o carro simultaneamente.
Dependendo da situação, todas as unidades propulsoras são desconectadas quando o pedal do acelerador é liberado. Em outras, esta ação do motorista leva à recuperação de energia através da frenagem regenerativa. No primeiro caso, o carro rola sem provocar emissões, já que o motor a combustão é desligado. No segundo, a energia da frenagem é reaproveitada para recarregar a bateria de alta voltagem.
O motorista pode utilizar as funções “Hold” e “Charge” na interface MMI para interferir pessoalmente no gerenciamento de carga da bateria aumentando, por exemplo, a energia armazenada para utilizá-la nos quilômetros finais da viagem.
Chassi
O Audi allroad shooting brake utiliza um sistema de direção eletromecânico. Ele atua juntamente com a suspensão dianteira MacPherson e a suspensão traseira com quatro braços. O crossover esportivo tem boa vocação para a condução fora de estrada graças ao grande vão livre em relação ao solo, além da curta distância entre eixos, curtos balanços e da tração quattro elétrica. Na estrada, ele tem um comportamento preciso e esportivo e o sistema Audi drive select oferece ao motorista vários modos de condução. As rodas de 19 polegadas contam com pneus 255/40.