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Alpha Notícias: Volkswagen apresenta o esperado up!

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Modelo chega em seis versões, várias opções de acabamento e vendas se iniciam em março

Texto: Redação
Fotos: Divulgação

A Volkswagen apresentou um dos modelos mais esperados do mercado: o up! E se escreve assim mesmo, up!: letra “u” minúscula no início e o ponto de exclamação no final. O modelo que marca o início de uma nova era para a empresa no País. Produzido na fábrica da Volkswagen localizada em Taubaté, Estado de São Paulo, o modelo inaugura a nova plataforma PQ12 e chega como o carro mais inovador de seu segmento no mercado brasileiro.

O modelo chega na versão de quatro portas, como parte da linha 2015 e as vendas se iniciam a partir do mês de março. São seis versões: take up!, move up!, high up!, black up!, red up! e white up!.

O up! se destaca já no primeiro olhar, com seu desenho inovador, moderno e jovial. “O up! já nasceu um ícone, com caráter próprio, repleto de elementos muito fortes e de presença”, afirma Luiz Alberto Veiga, diretor de Design e Package da Volkswagen para a América do Sul. “Seu desenho é limpo, com linhas atemporais e genuínas, que revelam uma identidade forte”, completa.

A ligação com o Brasil está na origem do up!: o desenho do modelo foi elaborado pelo brasileiro Marco Antonio Pavone. Designer de exterior da Volkswagen, Pavone trabalha nos estúdios da marca em Wolfsburg, na Alemanha, onde o up! foi desenvolvido.

Na dianteira, uma faixa estreita liga os faróis, integrando ao centro o logotipo da Volkswagen – único elemento cromado nessa região. Graças às avançadas tecnologias aplicadas, a ventilação do motor 1.0l de três cilindros – o mais moderno produzido pela Volkswagen no Brasil – é feita por áreas periféricas, dispensando a grade dianteira, o que alteraria o desenho.

Os faróis são menores do que os de outros modelos Volkswagen, contudo são visualmente muito evidentes, como dois “olhos” marcantes. E o principal: são extremamente eficientes em sua função, iluminando perfeitamente o percurso à frente do up!. A parábola do farol foi desenvolvida extensamente para proporcionar a melhor iluminação possível, conciliando design atraente com eficiência. A partir da versão move up! os faróis possuem máscara escurecida.

Compõem ainda o visual da dianteira do up! o para-choque dianteiro na cor do veículo e o elemento que lhe dá aspecto de um “sorriso”, no qual estão as entradas de ar inferiores e os faróis de neblina. Esse farol auxiliar é opcional para a versão intermediária move up! e item de série para as versões de topo de linha high up!, black up!, white up! e red up! – nessas três últimas, os faróis de neblina trazem aros em “chrome effect”.

Design inovador

O up! estabelece uma nova referência em design para a Volkswagen, com linhas joviais e modernas. Suas dimensões foram otimizadas de forma a manter as características de um compacto por fora, mas proporcionando espaço e conforto para até cinco passageiros, além de bom espaço para bagagens.

Na dianteira, destacam-se os traços limpos e fortes, com os faróis ligados por uma faixa estreita que tem o logotipo da Volkswagen ao centro. Nas laterais, chama a atenção a solidez do desenho, com a coluna traseira (“C”) bem apoiada sobre a roda. Os balanços curtos também colaboram para essa sensação.

A traseira arremata o desenho do carro com traços igualmente limpos e as grandes luzes, com a “assinatura” da Volkswagen.

A inovação também está no interior do up!, com diferentes acabamentos para o painel (disponíveis a partir da versão move up!) e combinações de ambientação.

Os bancos dianteiros “one shape” são de série para todas as versões e possuem regulagem milimétrica de altura e estilo moderno, além de recurso antimergulho e assento mais longo. Os revestimentos dos bancos são diferentes a cada versão, com oferta do revestimento em couro sintético “native” como opcional a partir da versão move up!.

São dez opções de cores para a carroceria e sete rodas ou calotas diferentes, que variam conforme a versão.


Motor moderno

O up! chega ao mercado equipado com a nova geração de motores 1.0l de 3 cilindros Total Flex, produzido na fábrica de motores da Volkswagen em São Carlos. Moderno e econômico, o motor 1.0l foi eleito o “Motor do Ano 2014”, por um júri formado por jornalistas especializados e engenheiros.

Trata-se do motor mais potente da categoria, com bloco e cabeçote feitos de alumínio, o que colabora para reduzir o peso do conjunto, e quatro válvulas por cilindro. O motor dispõe de tecnologias como o sistema de partida a frio “e-flex”, que dispensa o tanque auxiliar (tanquinho).

Sua potência é de 82 cv quando abastecido com 100% de etanol e de 75 cv com 100% de gasolina no tanque. O torque máximo é de 10,4 kgfm a 3.000 rpm com etanol e de 9,7 kgfm à mesma rotação, quando abastecido com gasolina. Sendo que 85% do torque máximo já está disponível a partir de apenas 2.000 rpm, o que lhe confere grande agilidade no uso urbano e retomadas de velocidade seguras na estrada.

O motor 1.0l está combinado a uma nova versão da consagrada transmissão MQ200. As relações são longas, permitindo ao motor trabalhar em rotações mais baixas, resultando em menor consumo de combustível e redução nas emissões. Essa característica colabora para tornar o up! um dos veículos com menor consumo de combustível no Brasil, com classificação “A” no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do INMETRO.

Seu tanque de combustível tem 50 litros de capacidade, o que lhe confere excelente autonomia.

Mais seguro da categoria

O up! começa sua história no Brasil com uma importante conquista. O novo Volkswagen é o primeiro veículo de entrada feito no País a conquistar a melhor qualificação possível tanto na proteção para adultos quanto na para crianças – cinco e quatro estrelas, respectivamente – no Latin NCAP, organização que avalia a segurança dos veículos.

Essa conquista torna o up! não apenas o veículo mais seguro de sua categoria, mas um dos mais eficientes na proteção aos ocupantes, entre todos os automóveis à venda no País.

A segurança é reforçada pela oferta, de série em todas as versões, de freios ABS com EBD, dois airbags dianteiros, cintos de segurança com pré-tensionador e limitador de carga e fixação do tipo ISOFIX®/top tether para dispositivo de retenção infantil (cadeirinha).


Um up! para cada pessoa

O novo Volkswagen também se destaca pela gama de versões oferecidas. São seis ao todo: take up!, move up!, high up!, black up!, white up! e red up!. Versátil, o modelo atende a todos os públicos – há um up! para cada pessoa.

Desde a versão take up! o modelo oferece extensa lista de equipamentos, entre os quais destacam-se limpador, lavador e desembaçador do vigia traseiro; banco do motorista com regulagem de altura; espelho no para-sol do passageiro; cintos traseiros laterais retráteis e palhetas “aerowischer” – que têm funcionamento mais silencioso, melhor desempenho e durabilidade, mesmo em comparação às palhetas convencionais de maior eficiência.

A abertura da tampa do porta-malas é feita por meio da fechadura elétrica “push button”, uma exclusividade no segmento. Seu destravamento é feito pela porta do motorista. O miolo da chave gira em falso em caso de tentativa de arrombamento.

O up! oferece direção com assistência eletromecânica “easy drive” (opcional para as versões take up! e move up! e item de série nas versões high up!, black up!, red up! e white up!). Esse recurso tem como principal vantagem colaborar para economia de combustível – diferentemente dos sistemas de assistência hidráulica, a elétrica só funciona quando há demanda.

O volante do up! também merece destaque, com a base reta – o formato é inspirado no volante do Fusca. Na versão high up! o volante possui apliques na cor preto brilhante. Nas versões black up!, red up! e white up! há apliques em chrome effect, com o nome do modelo. 

Entre os recursos oferecidos de série ou como opcionais para o modelo está o sensor de estacionamento “park pilot”. Esse sistema funciona por meio de três sensores instalados no para-choque traseiro. Quando equipado com sistema de som, o sistema permite visualização gráfica do veículo na tela do rádio.

Outro destaque do up! é o “infotrip” – computador de bordo com 10 funções. O modelo também oferece, de série em todas as versões, o ajuste de altura milimétrico do banco do motorista “sit & adjust”. Quando equipado com assistência eletromecânica para a direção, o up! traz também ajuste de altura da coluna de direção “sit & adjust plus”. Esses recursos reforçam a boa ergonomia do modelo, aspecto em que se destacam os bancos dianteiros “one shape”.


“s.a.v.e.” – porta-malas com sistema de ajuste variável de espaço

O porta-malas do up! tem 285 litros de capacidade, uma evolução sobre o modelo europeu (221 litros). Com esse volume, o porta-malas do up! é um dos maiores da categoria. Quando o encosto do banco traseiro é totalmente rebatido, o compartimento pode carregar 976 litros de carga.

De série a partir do move up! é oferecido o “s.a.v.e.” – porta-malas com sistema de ajuste variável de espaço, que altera o tamanho do compartimento e permite acomodar bagagens de tamanhos variados de forma simples, prática e inteligente.

Na posição superior, quando o banco traseiro é rebatido (operação que se completa em apenas alguns segundos), a posição do piso de carga superior cria uma superfície de carga quase nivelada, permitindo ainda que se aloquem pequenos objetos sob o piso nessa posição. O piso de carga na posição inferior é usado se os objetos especialmente grandes e volumosos precisam ser guardados no porta-malas.


take up!

A versão take up! é equipada com rodas de 13 polegadas e pneus 165/80 R13, retrovisores externos com comando interno manual, para-sol com espelho para o passageiro e tomada de 12 volts no console central. Externamente, se diferencia pelos retrovisores e maçanetas na cor preta.


move up!

Na versão move up! o modelo passa a trazer rodas de 14 polegadas, com pneus “verdes” (que oferecem menor resistência ao rolamento), nas medidas 175/70 R14, espelhos retrovisores e maçanetas na cor do veículo e itens como antena no teto e faróis com máscara escurecida. Na cabine há detalhes como acabamento em “chrome effect” no painel, maçanetas com acabamento “siberian”. O porta-malas “s.a.v.e.” é item de série já a partir dessa versão.

Nessa versão o modelo conta também com o “infotrip” – computador de bordo com 10 funções; quadro de instrumentos com conta-giros, relógio digital e indicador de temperatura externa.


high up!

A versão high up! é equipada com rodas de liga leve aro 15 polegadas e pneus “verdes”, de baixa resistência ao rolamento, nas medidas 185/60 R15. Traz, além dos itens disponíveis no move up!, faróis e lanterna de neblina, bancos revestidos em tecido com faixa em couro sintético “native” e volante com apliques em preto brilhante. Há cinco opções de cores para o acabamento (“pad”) do paine, duas opções de ambientação interna (escura preto “titan” ou na clara cinza “dublin”) e duas luzes de leitura para motorista e passageiro. 

O high up! também traz chave do tipo “canivete”, recurso exclusivo, que concentra o sistema de alarme com comando remoto “keyless”, direção com assistência eletromecânica “easy drive” e com regulagem de altura, trava elétrica das portas e vidros dianteiros elétricos – os comandos ficam localizados na porta do motorista – e sensor de estacionamento traseiro “park pilot”.

Os retrovisores externos têm ajuste elétrico e luzes indicadoras de direção integradas “side blinker” (esse recurso é opcional para a move up!).

black up!, red up! e white up!

As versões mais equipadas do up! são disponíveis nas três cores de seus nomes – preta, vermelha e branca, e se diferenciam externamente pelos retrovisores, frisos laterais e aro dos faróis de neblina em “chrome effect”, soleira das portas dianteiras com aplique em alumínio e pelas rodas de 15 polegadas com design exclusivo para a versão, com o fundo da parte central pintado conforme o nome da versão (preto, vermelho ou branco). Na versão white up! a roda é toda branca. Os pneus são de baixa resistência ao rolamento, nas medidas 185/60 R15.

Na cabine, há revestimento de couro sintético “native” para as alavancas de transmissão, do freio de estacionamento e para o volante, que tem apliques em preto brilhante; os bancos são revestidos em tecido estilizado, com faixa em couro sintético “native” e costura diferenciada. Os modelos nessas versões são equipados com ar-condicionado com filtro de poeira e pólen e trazem sistema de som com rádio AM/FM, CD-player, bluetooth, MP3 player e entradas USB e auxiliar, com quatro alto-falantes e dois tweeters.


Arquitetura eletrônica

O up! é equipado com moderna arquitetura eletrônica, que possibilitou a instalação de recursos e equipamentos inéditos em sua categoria, além de vários itens de segurança.

A segurança dos ocupantes é reforçada pelos airbags duplos dianteiros, oferecidos de série, associados ao sistema de detecção de acidentes que, em caso de colisão, aciona as luzes de emergência e acende as luzes internas do carro. Os freios ABS, também de série no modelo, contam com a segurança extra do “ESS” – alerta de frenagem de emergência, que aciona automaticamente o pisca alerta em caso de freada brusta ou repentina, evitando colisões traseiras.

O up! também traz indicador digital de troca de marchas, o que colabora para uma condução econômica. O modelo traz de série em todas as versões o “comfort blinker” – assistente de mudança de faixa. Com um toque na alavanca da seta o sistema automaticamente pisca as luzes indicadoras de direção 3 vezes, sem necessariamente acionar a alavanca de seta completamente.

Tecnologia inédita de infotainment

O up! oferece como opcional, a partir da versão move up!, o “maps & more” – sistema de infotainment e navegação. Esse recurso de tecnologia é oferecido pela primeira vez no mercado brasileiro pela Volkswagen.

Trata-se de um dispositivo com tela sensível ao toque (touchscreen) que funciona como extensão do rádio e do computador de bordo do veículo, oferecendo também conectividade multimídia e sistema de navegação (GPS), já com mapas brasileiros e com antena interna de GPS, dispensando conexão com aparelhos adicionais. Tudo por meio de operação intuitiva e simples de usar.

Instalado no centro do painel do up! e com tela de 5 polegadas, com o “maps & more” é possível visualizar as seis principais funções do “infotrip” de maneira gráfica: consumo instantâneo, consumo médio, distância percorrida, tempo de percurso, autonomia e velocidade média; como uma extensão do quadro de instrumentos, exibindo o conta-giros e o termômetro do motor; e para a função ECO, com representação gráfica de comportamento do condutor, para auxiliá-lo a dirigir de forma mais econômica.

O “maps & more” tem ainda as funções de rádio, media-player (controla CD player, entradas auxiliares e as listas de reprodução) e Bluetooth – com recursos de ligações em viva voz e transferência de agenda, sendo possível inclusive o pareamento de dois aparelhos simultaneamente. Outra função do “maps & more” é a exibição da imagem do sistema OPS de auxílio ao estacionamento.

O “maps & more” pode ser removido quando não estiver em uso, podendo ser utilizado como lanterna (toda a sua tela se acende) ou mesmo bloco de notas portátil.

O up! se destaca já no primeiro olhar, com seu desenho inovador, moderno e jovial. “O up! já nasceu um ícone, com caráter próprio, repleto de elementos muito fortes e de presença”, afirma Luiz Alberto Veiga, diretor de Design e Package da Volkswagen para a América do Sul. “Seu desenho é limpo, com linhas atemporais e genuínas, que revelam uma identidade forte”, completa.

A ligação com o Brasil está na origem do up!: o desenho do modelo foi elaborado pelo brasileiro Marco Antonio Pavone. Designer de exterior da Volkswagen, Pavone trabalha nos estúdios da marca em Wolfsburg, na Alemanha, onde o up! foi desenvolvido.

Na dianteira, uma faixa estreita liga os faróis, integrando ao centro o logotipo da Volkswagen – único elemento cromado nessa região. Graças às avançadas tecnologias aplicadas, a ventilação do motor 1.0l de três cilindros – o mais moderno produzido pela Volkswagen no Brasil – é feita por áreas periféricas, dispensando a grade dianteira, o que alteraria o desenho.

Os faróis são menores do que os de outros modelos Volkswagen, contudo são visualmente muito evidentes, como dois “olhos” marcantes. E o principal: são extremamente eficientes em sua função, iluminando perfeitamente o percurso à frente do up!. A parábola do farol foi desenvolvida extensamente para proporcionar a melhor iluminação possível, conciliando design atraente com eficiência. A partir da versão move up! os faróis possuem máscara escurecida.

Compõem ainda o visual da dianteira do up! o para-choque dianteiro na cor do veículo e o elemento que lhe dá aspecto de um “sorriso”, no qual estão as entradas de ar inferiores e os faróis de neblina. Esse farol auxiliar é opcional para a versão intermediária move up! e item de série para as versões de topo de linha high up!, black up!, white up! e red up! – nessas três últimas, os faróis de neblina trazem aros em “chrome effect”.


Refinamento aerodinâmico

Na Volkswagen, as primeiras etapas de desenvolvimento aerodinâmico de um carro são feitas na fase ainda muito inicial do projeto, utilizando um processo de simulação conhecido como CFD (sigla em inglês para Dinâmica de Fluidos Computacional). Graças às suas vantagens em custo e tempo, esse processo tem substituído a avaliação e otimização com modelos reais em escala 1:4. 

Nesse contexto, um aspecto importante do processo é a sua capacidade de representar digitalmente de modo muito realista os detalhes do veículo. Passo a passo, esse método otimiza a aerodinâmica de um carro no computador. Somente depois de esse processo ter sido refinado é que se iniciam as medições em túnel de vento com um modelo em escala real (1:1), em um nível maduro de desenvolvimento.

Esse modelo aerodinâmico é coberto por argila (“clay”), o que permite mudanças rápidas nas formas do veículo. Além disso, o modelo em escala 1:1 já tem formas realistas do compartimento do motor e parte inferior da estrutura de carroceria. Isso permite a otimização rápida de peças que são muito importantes para a aerodinâmica, como a dianteira, os defletores traseiros e o assoalho. Os desenhos das demais partes relevantes do ponto de vista da aerodinâmica são, então, finalizados com base nas medições dos primeiros protótipos.

Ao estabelecer a aerodinâmica do carro, foi dada especial atenção à elaboração de um balanço dianteiro mínimo. Com esse objetivo em mente, os para-lamas do up! foram moldados de forma a permitir fluidez do ar em torno das caixas de rodas com mínima turbulência. 

Na busca pela melhor aerodinâmica e pelo menor consumo de combustível, a posição e o tamanho do defletor dianteiro também foram otimizados progressivamente. Medições no túnel de vento demonstram que esse refinamento do projeto tem grande impacto na soma de todas as medidas. Ao mesmo tempo, o projeto final do defletor dianteiro reduz os coeficientes dianteiro e traseiro de sustentação aerodinâmica do up!. Isso resulta em mais segurança na condução do carro.

Forma da eficiência

O intenso ajuste fino da aerodinâmica do up! resultou em formas que preservam os objetivos de estilo e atingem os critérios definidos de fluidez, incluindo os painéis laterais na traseira. A soma de todas essas medidas produz o coeficiente de forma (Cw) de 0,361 para o take up!, o que é muito bom para um veículo dessa classe.

Em conjugação com a área frontal do veículo de 2,07 m2, o arrasto aerodinâmico total do up! atinge um valor muito bom de 0,747 m2. Quanto menor o arrasto aerodinâmico, maior é a eficiência do veículo em se locomover, gerando economia de combustível e contribuindo inclusive para a redução do ruído de vento na carroceria, o que eleva o conforto a bordo do up!.

Com 3,60 metros de comprimento, 1,64 m de largura (sem retrovisores) e 1,50 m de altura, o up! tem dimensões realmente compactas. Destacam-se ainda os balanços dianteiro e traseiro curtos (são 585 mm e 599 mm, respectivamente) e a longa distância entre-eixos (2,42 metros) – desenho que utiliza totalmente o espaço disponível.


Interior inovador

O interior do up! repete as formas limpas e sólidas encontradas em sua carroceria. Em seu painel os elementos centrais formam um contraponto, o que também gera equilíbrio visual na cabine: o quadro de instrumentos em frente ao condutor, o módulo de comutação no meio do veículo com o sistema de som com rádio AM/FM, CD-player, controles de ar-condicionado, e o sistema de infotainment maps & more.

O quadro de instrumentos consiste em um ou três (a partir da versão move up!) instrumentos analógicos com um visor digital. Nas versões move up! e high up!, o maior dos três instrumentos analógicos circulares é o velocímetro ao centro, com o display multifuncional digital integrado, um recurso opcional. À esquerda do velocímetro está o conta-giros e à sua direita o medidor de combustível.

Na versão de entrada take up! o painel tem cobertura em cor escura. A partir da versão move up!, o modelo passa a contar com acabamento (“pad”) do painel texturizado em cinza claro e há opções de ambientação diferenciada para a seção inferior da peça: cor escura “titan” ou clara “dublin”.

A versão de topo de linha high up! tem cinco opções de cores para o acabamento (“pad”) do painel, combinando-o à cor da carroceria: prata egito, branco cristal, preto ninja, vermelho flash e prata lunar. A seção inferior da peça, assim como na versão move up!, pode ser na cor escura “titan” ou na clara “dublin”.

As versões black up!, red up! e white up! trazem acabamento (“pad”) do painel na cor da carroceria e a seção inferior na cor escura “titan”, conferindo um ambiente esportivo e sofisticado às versões de topo de linha do up!.

Revestimentos diferenciados

Os revestimentos dos bancos também são diferenciados conforme a versão. Na take up!, os bancos trazem o tear “orion” cinza. Na move up!, o tear “phoenix” azul, com seção central azulada e faixas laterais em cinza. A high up! tem duas opções, nas quais as laterais dos bancos possuem faixas nas cores dos nomes: tear com vinil “andromeda” cobre, ou tear com vinil “andromeda” vermelho. 

As versões black up!, white up! e red up! trazem revestimento tear “draco” cinza, com faixas horizontais nessa cor na seção central, faixas laterais diferenciadas e o nome do modelo gravado no encosto do banco.

A partir da versão move up! é oferecido como opcional o revestimento para os bancos em couro sintético “native”, com filete em cinza claro e o nome do up! gravado em baixo relevo no encosto do banco.

Controles intuitivos

Controles para ventilação ou ar-condicionado, sistema de som com rádio AM/FM, CD-player, bluetooth, MP3 player e entradas USB e aux-in, luzes-espia no painel e desembaçador traseiro, entre outros, estão todos localizados na região central do painel, acima da alavanca de câmbio. Toda a unidade está posicionada no alto – de modo que é fácil de ver e usar – e é pintada em cor preta brilhante.
No up! brasileiro os comandos dos vidros elétricos (recurso opcional para o modelo já a partir da versão take up!) estão posicionados nos apoios de braços, nas portas.

Ergonomia e conforto como nos veículos de classes superiores 

Como é típico da Volkswagen, a equipe de desenvolvimento do up! deu grande ênfase à boa ergonomia. O up! é mais confortável porque seus ocupantes não se sentam em posição muito baixa e seus bancos oferecem bom suporte para as pernas – além de haver ótimo espaço para os joelhos dos ocupantes. 

Refinamentos detalhados caracterizam todo o interior do carro. A coluna de direção e o volante – que possui formato semelhante ao do Fusca, com a base reta – estão em posição elevada, mas o ângulo em relação ao motorista é horizontal, o que colabora sensivelmente para a boa ergonomia.

Quando equipada com assistência eletromecânica, a coluna de direção conta também com ajuste de altura, o que facilita a encontrar a posição ideal de dirigir.

Cores e rodas inéditas

O novo Volkswagen up! conta com 10 opções de cores para a carroceria. São 3 sólidas – branco cristal, preto ninja e vermelho flash – e 6 cores metálicas, prata sirius, prata egito, prata lunar, cinza quartzo, vermelho opera e azul night. Há ainda uma especial, amarelo saturno.

Com a maior oferta de combinações de rodas do segmento, o up! traz, na versão take up!, aros de 13 polegadas com calotas “nice” e pneus 165/80 R13. Na versão move up!, as rodas são de 14 polegadas, com calotas “bristol”. Há opção de rodas de liga leve de aro 14 polegadas, com desenho “amsterdam” e pneus 175/70 R14.

Na versão high up!, as rodas são de liga leve (de série), de 15 polegadas, com desenho “são paulo” e pneus 185/60 R15. 

Nas versões black up!, white up! e red up! as rodas, de nome “berlin”, são de liga leve, também de 15 polegadas, e trazem detalhes que remetem ao nome da versão – o centro da roda, onde está o símbolo da Volkswagen, tem fundo preto (no black up!), vermelho (red up!) ou branco (neste caso, toda a roda é branca), no white up!.

Como parte de suas características voltadas ao menor consumo de combustível e reduzidas emissões, o up! é equipado com pneus “verdes”, que oferecem menor resistência ao rolamento, quando traz rodas nas medidas de 14 ou 15 polegadas, de aço ou liga leve.

Ao todo, o up! oferece 46 combinações de versões, cores externas e internas, rodas e detalhes de acabamento, o que demonstra sua versatilidade e adequação a todos os perfis de consumidor.

O up! é um compacto e concilia desempenho, economia de combustível, segurança, conforto e recursos de entretenimento para os ocupantes. Como respostas a esses desafios foram aplicadas no up! as mais modernas tecnologias de Engenharia, resultando em um veículo eficiente, seguro e prático para o dia a dia.

O up! começa sua história no Brasil com três importantes conquistas. Esse novo Volkswagen é o primeiro automóvel de entrada feito no País a obter cinco estrelas no Latin NCAP, organização que avalia a segurança dos veículos.

O modelo obteve a melhor qualificação possível tanto na proteção para adultos quanto na para crianças – cinco e quatro estrelas, respectivamente. Dessa forma, o up! repete no Brasil o excelente desempenho em segurança do modelo europeu, o que evidencia o alto nível de qualidade do modelo brasileiro.

Para tornar o up! tão seguro foram aplicados modernos recursos técnicos de construção, com a combinação de aços conformados a quente em pontos determinados de sua carroceria, além de aços de ultra-alta e de alta resistência.

O up! também chega ao mercado com a melhor classificação no PBE (Programa Brasileiro de Etiquetagem) do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) entre os modelos equipados com motor flexível, direção assistida e ar-condicionado. O modelo obteve a classificação “A” (verde) no PBE 2014 e atingiu o consumo energético (média E22/E100) de apenas 1,57 MJ/km, conforme norma NBR 7024 (referência janeiro/2014).

Outra importante conquista do up! é o melhor índice geral no CAR Group 2014, ranking que avalia o custo e o tempo de reparo dos veículos vendidos no Brasil após uma colisão. O up! obteve índice Car Group 11, o melhor entre todos os veículos participantes do estudo – é também o melhor da história do levantamento, que é realizado pelo Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária).

Nova plataforma

O up!, que chega como parte da linha 2015, inaugura para a marca a nova plataforma PQ12. O modelo mede 3,60 metros de comprimento (ganho de 6,5 centímetros sobre o modelo europeu), 1,64 metro de largura (sem retrovisores) e 1,50 metro de altura (acréscimo de 2 centímetros).

Nessas dimensões compactas destacam-se ainda os balanços (distância entre o centro da roda e a extremidade do veículo) dianteiro e traseiro curtos (são 585 mm e 599 mm, respectivamente), o que evidencia o espírito esportivo do modelo.

Por outro lado, a distância entre-eixos é grande (2,42 metros), permitindo utilizar de forma inteligente o espaço interno disponível.

O espaço para cabeças na dianteira é de impressionantes 993 milímetros, com 948 milímetros na parte traseira. Os assentos são posicionados em boa altura na frente e atrás; para o motorista e para o passageiro da frente, o chamado ponto “H” – o vértice onde se encontram o assento e o encosto do banco – está a 306 mm de altura; na parte de trás o ponto “H” está aos 378 mm de altura.

Essa posição um pouco mais elevada para os passageiros traseiros lhes proporciona uma melhor visão sobre os ombros do condutor e do passageiro da frente.


Feito para o mercado brasileiro

Durante seu desenvolvimento, o up! rodou mais de 2,5 milhões de quilômetros em testes. Esses números se somam às mais de 10 mil horas de testes em dinamômetro e mais de mil testes de partida a frio do motor.

O up! brasileiro recebeu aprimoramentos específicos para se adequar ao consumidor do Brasil. Entre essas modificações está a tampa do porta-malas, que combina metal e vidro. Essa solução melhora as proporções do carro e colabora para reduzir o custo de reparabilidade e, dessa forma, o valor do seguro.

Outra alteração importante em relação ao up! europeu foi realizada nas janelas traseiras, cujos vidros podem ser abertos verticalmente, o que garante melhor ventilação do habitáculo. Essa característica também contribui para melhorar a sensação de amplitude no interior.

No up! brasileiro os comandos dos vidros elétricos estão posicionados nos apoios de braço, nas portas dianteiras. O recurso é oferecido de série a partir da versão high up! e opcional na take up! e move up!.

O tanque de combustível no modelo brasileiro teve sua capacidade ampliada para 50 litros (15 litros a mais que no modelo europeu), o que garante excelente autonomia quando abastecido com gasolina ou com etanol.

As suspensões dianteira e traseira tiveram calibração especialmente definida para as ruas e estradas brasileiras e foram elevadas em 20 mm em relação ao up! europeu. Associado ao conjunto de roda e pneu de maior diâmetro, isso confere maior vão livre em relação ao solo e garante maior robustez em rodagem.

O modelo conta ainda com estepe no tamanho padrão das rodas e pneus, outra melhoria em relação ao modelo europeu. Isso torna o up! mais adequado ao consumidor brasileiro.

Melhor em reparabilidade

O up! conquistou índice 11 no CAR Group 2014, ranking que avalia o custo e o tempo de reparo dos veículos vendidos no Brasil após uma colisão. Isso torna o novo Volkswagen o melhor automóvel do Brasil – entre todos os participantes do estudo – no quesito reparabilidade.

O Car Group é realizado pelo Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária). O índice CAR Group compara veículos de uma mesma categoria quanto à facilidade e ao custo de seu reparo. São realizados testes de impacto de baixa velocidade (15 km/h), com off-set de 40% na dianteira esquerda contra uma barreira rígida a um ângulo de 10°. As mesmas condições são aplicadas para o impacto da traseira direita, de acordo com a Norma Internacional do RCAR (Research Council for Automobile Repairs).

Após cada impacto, é estudada a extensão dos danos e a facilidade do reparo. É feito um cálculo que considera os custos da reparação dianteira e traseira, os tempos de substituição e a cesta básica de peças, gerando assim o índice CAR Group. O índice serve de referência para as seguradoras calcularem os preços dos seguros dos veículos.

Transmissão aperfeiçoada

A Volkswagen dedicou atenção especial à caixa de câmbio de 5 marchas, feita de alumínio, para combiná-la perfeitamente à proposta de conforto e segurança do up!. O câmbio manual, com comando a cabos, é uma nova versão da transmissão MQ200, projetada especificamente para o package deste veículo.

A transmissão foi desenhada para se adequar ao motor 1.0l e o motor de partida foi instalado em nova posição, visando permitir que a bateria do veículo ficasse em uma posição mais baixa e distante do capô, para aumento da segurança de pedestres.

O modelo também vem com o recurso que indica no instrumento combinado a marcha ideal a ser selecionada. Como em outros produtos da Volkswagen com este recurso, a unidade de comando, ECU, calcula continuamente qual marcha deve ser engatada para uma condução econômica, mas sem abrir mão de segurança, durabilidade e conforto.

Sistema de suspensão compacto e leve – ótima dirigibilidade e conforto

No eixo dianteiro o up! é equipado com suspensão do tipo McPherson, com sub-chassi de conceito crossmember e braços de controle transversais construídos com aços de composição especial – o que torna sua construção leve, compacta e muito resistente. As mangas de eixo também seguem o conceito lean (leve e compacto) e foram construídas em ferro fundido, com as guias do freio dianteiro integradas, reduzindo o peso do conjunto.

Objetivo similar foi usado para o projeto do eixo traseiro do up!, de conceito interdependente, perfil de torção tipo “ômega” e suportes de mola ligados ao perfil. Os braços longitudinais foram desenhados com secções variadas ao longo do perfil, que no conjunto permitem ao eixo ter peso reduzido, alta resistência mecânica e elevada rigidez lateral e torcional. Essas características são diretamente responsáveis pela excelente dirigibilidade do up!.

Os amortecedores dianteiros e traseiros possuem batente adicional de tração, que controlam adequadamente o movimento vertical das rodas sob ondulações e condições críticas de rodagem. Sua construção, assim como das molas de suspensão, é compacta, leve e muito resistente.

O up! possui ainda barra estabilizadora dianteira de série, intensificando o controle do veículo em curvas para proporcionar ao motorista a melhor sensação de estabilidade e segurança ao dirigir.

Com a manutenção do baixo peso e a aplicação de diversas tecnologias para reduzir consumo de combustível, o up! é exemplo de eficiência sobre rodas. O modelo é equipado com pneus “verdes”, que oferecem menor resistência ao rolamento, nas medidas 14 e 15 polegadas.

Sistema de direção “easy drive” – conforto e precisão com mais economia de combustível

O sistema de direção eletromecânica “easy drive” é item de série nas versões de topo de linha high up!, black up!, white up! e red up! e equipamento opcional para as versões take up! e move up!.

Além do excelente conforto, uma de suas principais vantagens em relação aos sistemas de assistência hidráulica é só demandar energia quando necessário – ou seja, em curvas ou manobras, por exemplo. Isso representa uma redução no consumo de combustível de até 3% quando comparado com um sistema de direção com assistência hidráulica (convencional).

O sistema de assistência eletromecânica da direção não utiliza fluido em seu funcionamento, o que é outra vantagem em relação à assistência hidráulica. Além de ser melhor para o meio ambiente, o usuário tem um item a menos com que se preocupar nas manutenções.

A assistência varia em função da velocidade do veículo – ou seja, em manobras, o motorista faz menor esforço, enquanto em altas velocidades a direção torna-se mais firme e transmite maior precisão ao motorista. Esse sistema de direção requer 2,9 voltas de batente a batente.

O diâmetro de giro do up! é de apenas 9,7 metros (quando equipado com direção assistida), um dos melhores da categoria. Esse número demonstra a praticidade do modelo em uso urbano, necessitando de pouco espaço para manobrar.

Outra vantagem é o ajuste de altura da coluna de direção, recurso oferecido em todos os modelos com assistência eletromecânica da direção, que colabora sensivelmente para a boa ergonomia e para a ótima posição de dirigir do up!.

Sistema de freio – alto desempenho

O up! traz, na dianteira, freios a disco ventilado de 256 mm de diâmetro. Em comparação com os discos de freio desse tamanho anteriormente utilizados pela empresa, os do up! têm o peso total reduzido em 1,1 kg, o que também contribui para economizar combustível. A redução da massa não-suspensa tem também efeito positivo sobre o conforto da condução. Na traseira, os freios são a tambor, com 200 mm de diâmetro.

O servofreio de 9 polegadas otimiza a força de frenagem. Um aspecto inovador do sistema é que os freios trazem dois estágios de atuação. Em frenagens suaves é priorizada a melhor modulação da desaceleração. Por outro lado, se uma maior força de frenagem é necessária, o segundo estágio é ativado, com ampliação da assistência do servofreio. Isso reduz significativamente a “força no pedal” necessária durante frenagens fortes e diminui os espaços de frenagem, melhorando a segurança. O up! também traz de série freios ABS com EBD (distribuição eletrônica das forças de frenagem).