Alpha Esportes: Bruno Baptista estreia na F4 Sudam

Alpha Esportes: Bruno Baptista estreia na F4 Sudam

Piloto corre neste final de semana no Uruguai
Texto e Foto: Assessoria de Imprensa
Depois de excelentes desempenhos no kartismo, o jovem (17 anos) paulista Bruno Baptista (Pr1me Sport Energy Gel) vai fazer sua estreia no automobilismo internacional, participando da abertura do Campeonato Sul-americano de Fórmula 4. A primeira rodada dupla será realizada neste final de semana (05 e 06/4) em Mercedes, cidade situada 278 km a oeste de Montevideo, no Uruguai, quase fronteira com a Argentina.
“Sempre foi meu sonho correr de carro, fazer ultrapassagens em alta velocidade, e agora isto está se tornando realidade. Sei que o caminho é longo e difícil, mas espero que este seja o primeiro passo para que um dia eu chegue na Fórmula 1”, planeja o bicampeão do Grande Prêmio Nacional RBC de Kart.
Bruno Baptista começou a correr de kart em 2012 e já despontou como uma grande promessa, acumulando o título de Vice-Campeão da Copa São Paulo Light de Kart e terceiro colocado nos Campeonatos Brasileiro e Paulista de Kart na categoria Sprinter. No último final de semana ele venceu a terceira etapa do Campeonato Paulista, já na categoria Graduados ‘B’.
“Minha experiência com carro está restrita ao curso de pilotagem que fiz e ao teste em El Pinar para conhecer o Fórmula 4. Por isto, tenho que aproveitar bem o treininho de 30 minutos que teremos na sexta-feira (04/4) para me acostumar com o freio e outras reações do carro, além de conhecer o circuito”, refere-se ao Autódromo “Ciudad de Mercedes”, com traçado de 2.970 metros de extensão. “E no sábado pela manhã teremos apenas 30 minutos para acertar o carro para a classificação e primeira corrida”, emendou o piloto da Pr1me Sport Energy Gel. 
A Fórmula 4 Sudam é uma categoria escola, com chancela da FIA e Codasur, que terá pilotos do Brasil, Argentina e Uruguai, e será disputada em 10 rodadas duplas nestes países. Os chassis que serão utilizados são os franceses Signatech, feitos em fibra de carbono, com câmbio Sadev sequencial de cinco marchas, impulsionados por motor Fiat 1.8 de 16 válvulas e 150 cavalos de potência. O volante é o mesmo utilizado pela GP3, com aquisição de dados e sensores de motor, força G, velocidade e freios.
“Achei muito boa a velocidade final e de contorno de curvas deste carro. A minha maior dificuldade deverá ser a falta de conhecimento do circuito e estabelecer corretamente os pontos de freada”, comentou. “O legal é que os carros são iguais para todos os concorrentes, a maioria dos pilotos é novata, e somente alguns uruguaios conhecem o circuito. Então, as corridas devem ser bem equilibradas e competitivas”, completou Bruno Baptista.

Deixe um comentário