Alpha Notícias: Indústria do alumínio mostra suas vantagens para o setor automotivo
Workshop evidencia características da matéria-prima para fabricação de carros que atendam ao Inovar Auto
Texto: Assessoria de Imprensa
O programa do Governo Federal estabelece redução efetiva de CO2 e aumento considerável de eficiência energética para os veículos que vão compor a nova frota nacional a partir de 2017. Para o coordenador do Comitê de Mercado e Transportes da ABAL (Associação Brasileira do Alumínio), Ayrton Filleti, que apresentou, na manhã desta quinta-feira (3/4), o Estudo sobre Redução de Peso e Eficiência Energética, o alumínio é uma das principais soluções para que as montadoras atendam as exigências do programa.
Os números apresentados por Filleti são realmente animadores para a indústria do alumínio. Sendo que um dos principais fatores que auxiliam na eficiência energética é diminuir o peso do automóvel, o estudo divulgado mostra que a cada 10% de redução do peso, o consumo de combustível fica, em média, 7% menor. “Existem também hoje ligas de alumínio para peças fundidas consagradas há tempos na indústria automotiva que permitem redução de peso em até 60% quando comparadas aos modelos em aço”, afirma.
Ainda de acordo com o executivo, o próprio mercado mundial aponta para uma nova tendência de materiais aplicados na indústria automotiva. Marcas como Jaguar, Land Rover e Audi utilizam alumínio de forma massiva em seus veículos. Além disso, Estados Unidos e países da União Europeia têm há tempos regulações rígidas de eficiência energética e emissão de carbono, e tiveram de buscar soluções para se adequar. “O carro brasileiro tem em média 49 quilos de alumínio e o americano por volta de 147 quilos. A indústria terá de se adaptar e as montadoras já estão se mexendo”, finaliza.