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Alpha Notícias: Magneti Marelli marca presença na Auto China Pequim 2014

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Marca tem foco em tecnologias ecologicamente sustentáveis
Texto e Foto: Assessoria de Imprensa
A 13ª edição da Auto China, que ocorre a cada dois anos no Motor Show, em Pequim, abre ao público em 23 de Abril. A Magneti Marelli participa este ano com uma gama de produtos que demonstra a capacidade de fornecer para os fabricantes de automóveis em todo o mundo, com destaque para as tecnologias de ponta em todas as áreas de negócio da empresa: Iluminação, Controle de Motor (Powertrain), Sistemas Eletrônicos, Suspensões, Amortecedores, Módulos Plásticos, Sistemas de Exaustão, Motorsport e Aftermarket.
Na Auto China, a Magneti Marelli oferece seus serviços como fornecedor de soluções de tecnologias com alto valor agregado em um mercado automotivo em constante crescimento, com um volume de produção de quase 21 milhões de veículos em 2013, um aumento de 14,7% em relação a 2012 (fonte: IHS). A Magneti Marelli, neste cenário, encerrou 2013 com um volume de negócios de 358 milhões de euros, um aumento de 24,5% em comparação com 2012 (240,7 milhões em 2011, 232 milhões em 2010 e 162 milhões em 2009). Ao longo dos anos, a empresa construiu uma sólida presença nas principais áreas estratégicas do mercado automotivo chinês (Shanghai, Jiading, Guangzhou, Wuhu, Hangzhou, Changchun, Changsha, Hefei, Foshan e Xiaogan), com nove unidades industriais – próprias e com Joint Ventures. Atualmente, empregam cerca de 3 mil funcionários (incluindo as Joint Ventures), dos quais mais de 10% dedicados a pesquisa e desenvolvimento.
Mais uma vez, o tema dominante na exposição em Pequim será tecnologias “verdes” para a mobilidade sustentável, tendo em vista o quadro regulamentar da China que, em um futuro próximo, exigirá limites mais rigorosos para os veículos em termos de poluição e emissões.
Entre os vários avanços tecnológicos projetados para oferecer soluções para a questão da sustentabilidade ambiental, a propulsão híbrido-elétrica assumirá importância crescente, embora com taxas percentuais relativamente baixas em comparação com o mercado global. O crescimento médio anual para os veículos de propulsão elétrica ou híbrida é estimado em 96% em 2016 (fonte: dados IHS abril 2014), a partir de volumes de produção que em 2013 totalizaram mais de 31.500 unidades.
Nesse contexto, a Magneti Marelli exibe suas soluções de ponta que representam princípios e métodos tecnológicos “de longo prazo”, testados em competições a motor como o KERS (Sistema de Recuperação de Energia Cinética) e outras soluções elétricas para recuperação de energia, aplicadas pela primeira vez em série através do sistema híbrido HY-KERS da “LaFerrari”.
A Magneti Marelli visa, em particular, as áreas de maior taxa de crescimento em soluções híbrido-elétricas do mercado, os de média e baixa tensão. Serão expostas as soluções híbridas “média”, com 350 volts e 60 quilowatts de potência, e a “compacta”, de 48 volts, solução de baixa tensão com potência inferior a 16 kW, extremamente flexível e de fácil aplicação em motores de combustão interna, com impacto limitado sobre o sistema.
Além disso, também será exibida uma solução tecnológica que representa a síntese ideal do processo de transferência tecnológica entre “pista” e “estrada”, que combina duas inovações testadas pela Magneti Marelli em momentos diferentes nos circuitos mais importantes do mundo: a caixa de câmbio acionada por atuadores elétricos e o KERS. A Magneti Marelli desenvolveu uma solução para carros com alta demanda que conecta um motogerador elétrico ao câmbio robotizado: o motor elétrico produz torque durante a mudança de marcha e, ao mesmo tempo, ajuda a reduzir o consumo de combustível. Esse protótipo representa a tecnologia de ponta da Magneti Marelli no que diz respeito à transmissão manual automatizada (AMT) que, por quase duas décadas, tem sido uma solução eficaz para a transmissão, conjugando a facilidade de uso, a redução do consumo de combustível e das emissões, aplicabilidade a qualquer transmissão manual e custos de produção inferiores aos dos sistemas convencionais de transmissão automática. Em Pequim também será apresentada a última geração dos AMT voltada para o mercado chinês.
Ainda no âmbito da transferência de tecnologias das pistas para as estradas, o sistema de injeção direta GDI (injeção direta de gasolina) completa a gama de tecnologias de Powertrain e será apresentada na Auto China. Com a sua aplicação na Fórmula 1, abriu-se a perspectiva de aumentar ainda mais as pressões de combustível – com um limite de até 600 bar -, portanto, ainda mais eficaz na redução de material particulado, além de contribuir para o “downsizing” do motor equipado com turbo.
As tecnologias de iluminação automotiva também serão cada vez mais capazes de contribuir em termos de sustentabilidade, segurança e design. Nesse cenário, a Magneti Marelli, através da Automotive Lighting, linha de negócios dedicada ao segmento, traz para Pequim a tecnologia “E-Light”, recentemente reconhecida como “Eco-Inovação” pela União Europeia. E-Light é um módulo de farol baixo de LED que proporciona considerável economia de energia com um desempenho superior, consumindo cerca de 1/6 a menos que uma lâmpada halógena regular (11 Watts contra 68 Watts). A Comunidade Europeia reconheceu o E-Light como Eco-Inovação, garantindo às montadoras que o adotarem um crédito de 1g de CO2/km, tendo em vista as rigorosas normas de emissões europeias, que entrarão em vigor em 2020 e que irão impor às montadoras um limite de 95 g de CO2/km.
Além do E-Light, a Magneti Marelli Automotive Lighting exibe o melhor de sua liderança tecnológica em termos de iluminação automotiva. Entre os vários produtos exibidos haverá o módulo Matrix Beam, um LED com feixe de luz alta com um sistema adaptável que direciona o feixe de luz através da ativação seletiva de seis LEDs; o farol full-LED adaptativo para a nova da Mercedes-Benz Classe C e o farol full-LED do novo Peugeot 308, o “Carro do Ano 2014” europeu.
Como nas edições anteriores, haverá uma câmara escura no estande da Magneti Marelli onde, em um ambiente que replica uma situação de condução noturna, várias tecnologias de iluminação para automóveis podem ser vistas num simulador e num vídeo em 3D que demonstra as características do módulo Matrix Beam.
Completando a seara da “mobilidade sustentável”, haverá também dois simuladores com o “Horizonte Eletrônico” e o “Fuel Economy Assistant”, ambos destinados a reduzir o consumo. O “Horizonte Eletrônico” é uma tecnologia de assistência ao motorista que atua como um cruise control, com velocidades variáveis​​, otimizando continuamente da gestão do motor e da caixa de câmbio. Na verdade, o simulador exibido em Pequim ilustrará o “Horizonte Eletrônico” como um facilitador para as funções do veículo destinadas a segurança e redução do consumo. Por outro lado, o simulador do “Fuel Economy Assistant” mostra um conjunto de estratégias para a gestão do powertrain em condições reais de condução, destinadas a obter economias significativas de energia.
Passando para as outras tecnologias Magneti Marelli presentes no Auto China, o segmento de sistemas eletrônicos verá, pela primeira vez, uma gama completa de quadros de instrumentos analógicos e digitais para satisfazer, de maneira focada e personalizada, os requisitos tecnológicos para todos os modelos de automóveis, desde veículos “econômicos” até as versões premium.
No estande haverá dois totens multimídia dedicados aos sistemas de infotainment desenvolvidos pela Magneti Marelli para BMW e Peugeot, adaptáveis de acordo com as exigências dos fabricantes de automóveis. Outro totem é dedicado à telemática, com tecnologias que permitem a conexão de um carro às redes de comunicação, internet e serviços, principalmente a fim de regular e monitorar o seu uso, reduzindo os custos operacionais e as emissões e para trazer a bordo informações de valor agregado e entretenimento.
A unidade Sistemas de Suspensão leva a Pequim a sua experiência nas fibras compostas, apresentando exemplos de materiais ultraleves utilizados no fabrico de componentes de suspensão. Entre estas está a utilização de FRP híbrido (Fibre Reinforced Plastic) para a construção de bandejas de suspensão. No segmento dos amortecedores, será exposto o sistema de 35 milímetros usado no Maserati Ghibli, que proporciona maior flexibilidade na definição da correta curva de amortecimento, além da tecnologia Dual Stage Valve Piston Rod Assembly, um sistema adaptativo com válvula controlada eletronicamente para enrijecer a ação dos amortecedores de acordo com as preferências do condutor.
Para reduzir as emissões, a divisão Sistemas de Exaustão apresenta o módulo para a injeção e mistura dos gases de escape para o sistema SCR (Selective Catalytic Reducer), além de soluções de personalização de som de acordo com as necessidades do fabricante de automóveis.
Concomitante ao GP de F1 em Xangai, o compromisso da Magneti Marelli no segmento Motorsport tem a sua mais alta expressão na Fórmula 1, que representa a ponte ideal para o desenvolvimento de tecnologias para a produção em série, com inovações na área de Powertrain com os módulos K-ERS (Kinetic Energy Recovery System), ou Sistema de Recuperação de Energia Cinética, H-ERS (Heat Energy Recovery System), ou Sistema de Recuperação de Energia Térmica, módulos GDI (Gasoline Direct Injection) de alta pressão, além da gestão da comunicação entre o carro e o box graças à adoção de sistemas de telemetria via WI-FI.
Na Auto China também estão expostos os componentes utilizados no CTCC (China Touring Car Championship), fornecidos pela Magneti Marelli Motorsport, único fornecedor de sistema de coleta de dados usado por todos os carros da categoria. O kit de aquisição de dados é constituído por uma unidade de controle eletrônico (Data Logger) e de uma série de sensores instalados no motor e no chassi dos bólidos, que fazem a coleta de dados para análise e balanceamento do desempenho do carro, além de controlar a observância dos regulamentos técnicos.
Exposição de tecnologias também no âmbito da unidade de negócios Plásticos e Módulos, com pedais e componentes, além do Aftermarket que, na China, em 2013, viu o lançamento oficial da unidade de negócios Magneti Marelli Aftermarket Parts & Services e também o início da produção de baterias Magneti Marelli para o mercado local.
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