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Alpha Notícias: BMW Group apresenta crescimento no primeiro trimestre de 2014

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Receitas do grupo atingiram € 18,24 bilhões nos três primeiros meses do ano 

Texto: Assessoria de Imprensa

O BMW Group anunciou os resultados financeiros do grupo no primeiro trimestre de 2014. O volume de vendas, os rendimentos e ganhos do período aumentaram em comparação com o mesmo trimestre do ano anterior, mantendo a posição do BMW Group como a empresa automotiva líder no segmento de veículos premium.

Os rendimentos do grupo aumentaram 3,9%, para € 18,235 bilhões no trimestre inicial do ano (2013: € 17,546 bilhões), como resultado do ótimos números relacionados ao volume de vendas. Apesar do alto nível de investimento em novas tecnologias, dos custos superiores com pessoal e da concorrência acirrada, o lucro antes do resultado financeiro (EBIT) aumentou em 2,6%, para € 2,090 bilhões (2013: € 2,038 bilhões). O lucro antes dos impostos (EBT) aumentou 8,1%, para € 2,166 bilhões (2013: € 2,003 bilhões), resultando em um retorno sobre vendas pré-impostos de 11,9%. O lucro líquido do grupo cresceu 11,4%, para € 1,462 bilhão (2013: € 1,312 bilhão).

O número total de veículos BMW, MINI e Rolls-Royce entregues a clientes no mundo todo aumentou 8,7%, o que representa um novo recorde de primeiro trimestre, com 487.024 unidades (2013: 448.200).

“O BMW Group teve um forte início para o exercício financeiro atual, com um novo recorde de primeiro trimestre para volume de vendas e lucro antes dos impostos. A margem EBIT de 9,5% registrada pelo segmento automotivo nos mantém firmemente dentro da faixa elevada de 8 a 10% que desejamos alcançar”, afirmou Norbert Reithofer, presidente do Conselho Administrativo da BMW AG.

Segmento de automóveis: lucro antes dos impostos aumenta para € 1,64 bilhão

A alta demanda por veículos do BMW Group teve um impacto positivo no rendimento e nos ganhos do segmento de automóveis nos três primeiros meses do ano. O rendimento do primeiro trimestre aumentou 4,1%, para € 16,559 bilhões (2013: € 15,907 bilhões). 

Em razão de despesas significativas em novas tecnologias, da concorrência acirrada e do aumento nos custos com pessoal, conforme mencionado acima, o EBIT ficou exatamente igual ao ano anterior (€ 1,580 bilhão) e resultou em uma margem de EBIT de 9,5%. O lucro antes dos impostos do segmento aumentou 8,4%, para € 1,643 bilhão (2013: € 1,516 bilhão), correspondendo a um retorno sobre vendas de 9,9%.

A marca BMW manteve sua posição como empresa premium líder durante o período registrado e, pela primeira vez na história, vendeu mais de 400.000 veículos no primeiro trimestre de um exercício financeiro. As vendas mundiais aumentaram 12,3%, com 428.259 unidades comercializadas (2013: 381.404 unidades). Os veículos BMW Série 3, 5 e 6 e o X5 lideraram o mercado nos seus respectivos segmentos.

Os diversos modelos da família BMW X foram motivadores significativos de crescimento nos primeiros três meses do ano. As vendas do BMW X1 aumentaram 14,8%, para 43.262 unidades (2013: 37.680 unidades), enquanto o BMW X3 alcançou um aumento de 10,9%, para 40.125 unidades (2013: 36.189 unidades). O novo BMW X5 continua a vender muito bem, com um crescimento no volume de vendas no primeiro trimestre de 13,8%, para 31.025 unidades (2013: 27.274 unidades).

O BMW Série 3 também passou por mais um trimestre bem sucedido com um aumento de vendas para 116.671 unidades (2013: 109.309 unidades; +6,7%). Igualmente bem sucedido foi o desempenho do BMW Série 5, que registrou um volume de vendas de 91.600 unidades (2013: 85.731 unidades; +6,8%). Um alto crescimento também foi registrado para o BMW Série 6, com aumento de vendas de 33,2%, para 8.223 unidades (2013: 6.174 unidades). O BMW Série 7 obteve um aumento de vendas de 2,3%, para 12.670 unidades (2013: 12.390 unidades).

A demanda pelo BMW i3 continua alta. 2.022 unidades desse veículo elétrico inovador foram vendidas no mundo todo no primeiro trimestre e é previsto que os números de vendas continuem a subir nos próximos meses, na medida em que mais veículos serão disponibilizados ao mercado. Apenas as vendas de março foram de aproximadamente 1.000 unidades. A aceleração da produção para o i3 continuou alinhada ao cronograma nas semanas recentes e atualmente cerca de 100 veículos estão sendo fabricados por dia. O lançamento inicial do i3 na Europa foi acompanhado em abril por sua introdução nos EUA, que promete ser o maior mercado do veículo.

Conforme as expectativas, as vendas do primeiro trimestre dos veículos MINI diminuíram para 57.868 unidades (2013: 66.154 unidades; -12,5%), em razão da mudança do modelo principal da marca – o novo MINI Hatch –, que começou a ser entregue em março. O MINI Countryman registrou um crescimento no volume de vendas de 6,6%, para 25.108 unidades (2013: 23.559 unidades), enquanto o MINI Paceman aumentou para 4.075 unidades (2013: 729 unidades). O interesse no novo MINI Hatch é extremamente alto e espera-se ter um impacto positivo nos valores de vendas da marca MINI a partir do meio do ano.

A Rolls-Royce permanece sendo a fabricante líder do mundo no segmento de ultraluxo. Após quatro anos de recorde em sucessão, a tendência continuou no primeiro trimestre de 2014, com um total de 897 veículos Rolls-Royce entregues para clientes do mundo todo (2013: 642 unidades; +39,7%). A demanda continua a ser alta para os diversos modelos das famílias Phantom e Ghost. De modo semelhante, os números de pedidos para o novo Rolls-Royce Wraith também estão em um nível bem favorável.

O BMW Group obteve crescimento no primeiro trimestre em diversos mercados, com ganhos de volume de vendas registrados todas as principais regiões. 

Apesar de algumas condições desafiadoras ainda a serem enfrentadas em alguns mercados, as vendas do primeiro trimestre na Europa aumentaram 3,4%, para 214.210 unidades (2013: 207.243 unidades).

Na Ásia, o número de carros vendidos subiu 21,8%, para 158.582 unidades (2013: 130,219 unidades). A China obteve um aumento de 25,4% em entregas, para 108.143 unidades (2013: 86.224).

As vendas do primeiro trimestre na região das Américas aumentaram 3,5%, para 99.840 unidades (2013: 96.488 unidades), incluindo 81.248 unidades vendidas nos Estados Unidos (2013: 79.117 unidades; +2,7%).

Volume de vendas, rendimento e ganhos mais altos para o segmento de motocicletas 

O segmento de motocicletas beneficiou-se muito com o inverno leve da Europa, que antecipou efetivamente a temporada para a pilotagem de motos. O rendimento do primeiro trimestre aumentou 8,3%, para € 472 milhões (2013: € 436 milhões). O EBIT cresceu 25,5%, para € 64 milhões (2013: € 51 milhões), e o lucro antes dos impostos cresceu 26,0%, para € 63 milhões (2013: € 50 milhões). Em ambos os níveis, esses valores representaram o melhor desempenho trimestral da história no segmento de motos.

Um novo recorde de volume de vendas também foi estabelecido para o período de três meses de janeiro a março, com 28.719 unidades vendidas (2013: 24.732 unidades; +16,1%). Os novos modelos exclusivos R nineT, S 1000 R, R 1200 RT e K 1600 GTL, apresentados no outono anterior, foram lançados em tempo do início da temporada em março. A scooter elétrica Evolution C fará sua aparição nos showrooms dos concessionários em alguns países a partir de maio. 

BMW Serviços Financeiros permanece no caminho certo

O segmento de Serviços Financeiros continuou a ter um bom desempenho durante todo o primeiro trimestre de 2014. O rendimento teve uma elevação de 1,2%, para € 4,890 bilhões (2013: € 4,830 bilhões). O lucro antes dos impostos aumentou 2,4%, para € 460 milhões (2013: € 449 milhões).

O número de novos contratos de financiamento assinados no período de janeiro a março aumentou 2,3% em todo o mundo, para 348.072 contratos (2013: 340.328 contratos). O portifólio de contratos de financiamento com os concessionários e clientes em 31 de março de 2014 aumentou 6,8%, para um total de 4.170.318 contratos (2013: 3.905.891 contratos).

Força de trabalho ampliada

O número de colaboradores em 31 de março de 2014 foi 4,6% superior em comparação ao ano passado. De um modo geral, o BMW Group tem uma força de trabalho mundial de 111.378 colaboradores (31 de março de 2013: 106.470 colaboradores). O aumento foi atribuido à necessidade crescente de engenheiros e pessoalde produção qualificados para manter o ritmo com a alta demanda e desenvolvimento de inovações e novas tecnologias.

BMW Group reafirma os objetivos para todo o ano de 2014

Com base no seu sólido desempenho no primeiro trimestre, o BMW Group reafirma sua previsão para 2014. Em um ambiente de mercado desafiador, espera-se que o volume de vendas (2013: 1.963.798 unidades) e o lucro antes dos impostos (2013: € 7,913 bilhões) aumentem para níveis recorde.

“Estamos a caminho de alcançar um crescimento significativo no volume de vendas no ano atual, levando ao resultado inédito de mais de 2 milhões de veículos comercializados,” confirmou Reithofer.

O crescimento planejado no volume de vendas também pode ser refletido no lucro antes dos impostos: “Buscamos um novo recorde no lucro antes dos impostos, que será significativamente superior em comparação com o ano anterior”, explicou Reithofer. O ritmo com que os ganhos aumentam será influenciado, entretanto, por altos níveis de investimento com novas tecnologias, concorrência acirrada e gastos crescentes com pessoal. 

O segmento de automóveis prevê um aumento significativo no rendimento em 2014 com base na alta demanda esperada para veículos BMW, MINI e Rolls-Royce. A escala do aumento poderia, entretanto, ser retida por fatores monetários. Uma margem EBIT entre 8 e 10% (2013: 9,4%) permanece sendo a meta para o setor de automóveis. Ao mesmo tempo, o BMW Group continuará a investir significativamente em novas tecnologias, a fim de ampliar sua liderança no campo da inovação e no segmento premium.

Também é provável que haja o lançamento de 16 novos modelos, incluindo novas versões, que o BMW Group planeja trazer ao mercado ainda neste ano, como o Série 4 Gran Coupé e o veículo esportivo híbrido BMW i8 em junho, e o BMW X4 em julho. O Active Tourer Série 2 será comercializado no quarto trimestre.

Espera-se que o segmento de motos também continue a ter bom desempenho durante o ano. Apesar das difíceis condições dos mercados internacionais de motocicletas, há previsão de que as vendas sejam levemente superiores em relação ao ano anterior (2013: 115.215 unidades).

O segmento de Serviços Financeiros também deve permanecer crescendo em 2014. Como consequência dos investimentos relacionados, é provável que o retorno sobre o patrimônio seja levemente reduzido (2013: 20,2%), mas ainda está estabelecido para ultrapassar o nível mínimo exigido do BMW Group, de 18%.

As previsões do grupo para o ano atual são baseadas na suposição de que as condições políticas e econômicas globais permanecerão estáveis em 2014.
1° trimestre de
2014
1° trimestre de 2013*
Mudança em %
Volume de vendas
Setor automotivo
unidades
487.024
448.200
8,7
   
BMW
unidades
428.259
381.404
12,3
MINI
      unidades
57.868
66.154
12,5
Rolls-Royce
unidades
897
642
39,7
Motos
unidades
28.719
24.732
16,1
Força de trabalho
111,378
106.470
4,6
Fluxo
de caixa operacional
Segmento automotivo

milhões
2.132
1.971
8,2
Rendimento

milhões
18.235
17.546
3,9
Setor automotivo

milhões
16.559
15.907
4,1
Motos

milhões
472
436
8,3
Serviços Financeiros

milhões
4.890
4.830
1,2
Outras divisões

milhões
2
1
Eliminações

milhões
3.688
3.628
1,7
Lucros
antes dos resultados financeiros (EBIT)

milhões
2.090
2.038
2,6
Setor automotivo

milhões
1.580
1.580
Motos

milhões
64
51
25,5
Serviços Financeiros

milhões
465
450
3,3
Outras divisões

milhões
10
17
41,2
Eliminações

milhões
29
60
51,7
Lucros antes dos
impostos

milhões
2.166
2.003
8,1
Setor automotivo

milhões
1.643
1.516
8,4
Motos

milhões
63
50
26,0
Serviços Financeiros

milhões
460
449
2,4
Outras divisões

milhões
57
67
14,9
Eliminações

milhões
57
79
27,8
Imposto de renda

milhões
-704
-691
1,9
Lucro líquido

milhões
1.462
1.312
11,4
Ganhos por ação1
2,22/2,22
1,99/1,99
11,6


* Valores do ano anterior ajustados parcialmente conforme aplicação de IFRS 10, IFRS 11 e IFRS 12.

1 Ganhos por ação ordinária/preferencial

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