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Alpha Notícias: DAFRA apresenta nova e-bike para o mercado brasileiro

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Modelo VT tem como grande novidade a atuação do motor elétrico diretamente no pedivela

Texto e Fotos: Assessoria de Imprensa

A nova DAFRA VT é uma bicicleta elétrica totalmente inovadora no mercado nacional, pois diferentemente de outras e-bikes, a atuação do motor elétrico está concentrada no próprio pedivela e não nas rodas, como ocorre em modelos convencionais. Justamente por este diferencial tecnológico é que a nova bicicleta elétrica da DAFRA alcança altíssimo desempenho, sendo capaz de atingir autonomia de 70 quilômetros com apenas uma carga na bateria, quase o dobro em comparação com outros produtos.

Com essa característica inovadora e trazendo itens comuns aos outros modelos da marca, como quadro em alumínio, motor de 250W, rodas aro 26″, câmbio Shimano, freio dianteiro a disco e traseiro V-Brake e uma bateria de lítio de última geração, a VT passa a ser o modelo top de linha entre as e-bikes DAFRA.

“A VT é diferente de tudo o que há hoje à disposição hoje no mercado. Ser capaz de superar com mais facilidade terrenos íngremes, como o que encontramos na cidade de São Paulo, por exemplo, e percorrer até 70 quilômetros com apenas uma carga de bateria são dois dos grandes diferenciais deste produto em relação às e-bikes convencionais”, destaca Sérgio Dias, diretor comercial da DAFRA. “Essa excelente performance é possível graças a nova tecnologia de atuação do motor elétrico no pedivela. No futuro, todas as bicicletas elétricas serão como ela. Por esta perspectiva, é possível entender o quanto a VT é realmente inovadora”.

As e-bikes DAFRA utilizam o sistema Pedelec, ou seja, para funcionar, o ciclista pedala para obter toda a ajuda do motor elétrico. A VT conta com Sistema de Assistência ao Pedal (PAS) com cinco níveis, que garante gradativamente maior ou menor atuação do motor. Para acioná-lo, basta que o ciclista selecione no painel o nível de assistência que deseja e, ao iniciar as pedaladas, passa a contar com a força do motor. O principal benefício é superar terrenos mais íngremes ou ir mais longe com muito mais facilidade, já que o ciclista terá de se esforçar muito menos. 

Para carregar a bateria basta conectá-la a qualquer tomada convencional. O tempo de carga total é de 5h a 7h e o consumo de eletricidade mensal é o mesmo de um abajur ou celular.


Um dos pontos fortes do novo produto DAFRA é certamente a autonomia. Por atuar diretamente no pedivela, o desempenho do motor elétrico se traduz em menor perda e, portanto, melhoria considerável na entrega de energia para ir mais longe ou para subir ruas e avenidas com maior grau de inclinação.

“Em testes promovidos por nossa equipe de engenharia, chegamos a ultrapassar a barreira dos 70 quilômetros rodados com apenas uma carga de bateria”, afirma Victor Trisotto, diretor de engenharia da DAFRA. “Vale destacar que para obter o melhor resultado no uso da e-bike, há algumas ações simples, porém muito eficazes que podem ser tomadas por qualquer ciclista, como por exemplo planejar o percurso, evitar paradas e partidas muito frequentes e ajudar a partida da bicicleta com pedaladas. Estas práticas aumentam não só a autonomia da e-bike, mas também a vida útil da bateria”, explica.

Para uma melhor performance, é também importante prestar atenção no nível de assistência escolhido, pois níveis mais altos em percursos com obstáculos ou trânsito, que exijam o uso frequente do freio ou a interrupção das pedaladas, levam à diminuição da autonomia. Em percursos com transito é recomendável utilizar níveis baixos ou médios de assistência do motor.

Além de oferecer muito mais autonomia com apenas uma carga de bateria e mais força nas subidas, o que também são uma questão de segurança, a nova VT sai de fábrica com farol e lanterna em LED, o que melhora consideravelmente a visibilidade durante a noite, tanto para o próprio usuário quanto para demais integrantes do trânsito.

A nova VT é, ainda, equipada de série com retrovisores, buzina e pneus Levorin especialmente desenvolvidos para bicicletas elétricas. Tal cuidado é muito importante, pois devido às características do produto e ao desempenho, é fundamental que os pneus sejam muito mais resistentes.

A e-bike DAFRA possui display digital que traz itens importantes, como nível de assistência do motor e de carga da bateria, velocímetro, hodômetros total e parcial, entre outros. A velocidade máxima da e-bike é 25km/h e, ao alcançar esse nível, automaticamente o motor elétrico é desativado.

Especificações técnicas

DIMENSÕES
Comprimento
1800 mm
Largura
650 mm
Altura
1240 mm
Altura do assento
840 ~ 980 mm
Distância entre eixos
1140 mm
Medida do quadro
17,75″
CAPACIDADES
Autonomia
Econômica: 72km
Alto desempenho: 45 km
Alto consumo**: 33 km (**Não
recomendado)
Peso
25 kg
Peso máximo de carga*
90 kg (*Ciclista 90 kg)
QUADRO
Tipo
Rígido
Material
Alumínio extrudado anonizado
Cores
Branca com adesivo Verde
Branca com adesivo Vermelho
Aros das rodas
Medida: 26”
Tipo: Parede dupla, 36 furos
Material: Liga de alumínio
Freio Dianteiro
Tipo: Disco único
Freio Traseiro
Tipo: “V-brake”
Transmissão
Pedais: Em alumínio
Pedivela: Em alumínio
Coroa: Em aço / 48 dentes
Movimento central: N/A
Corrente: 1/2“ x 3/32”-102 elos KMC
Câmbio Traseiro: Shimano Nexus / 3
marchas / interno
Pneu dianteiro
Medida: 26” x 1.95
Calibragem: 35 psi (recomendado) e 50
psi (máx.)
Pneu traseiro
Medida: 26” x 1.95
Calibragem: 40 psi (recomendado) e 50
psi (máx.)
MOTOR
Tipo
Sem escovas (Brushless)
Tensão (Voltagem)
36 V
Potência contínua máxima
Potência contínua máxima:
Torque máximo
118 N.m
Redução
1:24,3
Rotação máxima
1580 rpm/65 rpm(eixo)
Velocidade máxima assistida
25 km/h (velocidade de corte do motor
elétrico)
BATERIA
Tipo
Lítio Polímero
Capacidade
10 Ah
Tensão (Voltagem)
36 V
Tempo de carga
5 ~ 7 horas
Corrente máxima de carregamento
2,0 Ah
Durabilidade
800 ciclos, quando consumido 80% da
carga nominal
1000 ciclos, quando consumido 60% da
carga nominal
Peso
4,0 kg
CARREGADOR
Fonte de alimentação
AC 100 ~ 240 V 50/60Hz 1,6A
Saída
DC 42 V 2,0A
Consumo de energia
100 W
ILUMINAÇÃO
Farol
Independente,
alimentado por pilhas, acionamento manual e
iluminação contínua
Modelo
LEDs brancos
Lanterna traseira
Independente,
alimentado por pilhas, acionamento manual e
iluminação contínua
Modelo
LEDs vermelhos
PAINEL
Funções
Indicador de carga da bateria, Nível
de assistência de energia, Hodômetro total e parcial, Velocímetro/ Indicador
de falhas, Relógio, Marcador de tempo de percurso, Ajuste de iluminação,
Configuração do tamanho da roda
ACESSÓRIOS
Itens de série
Para-lama, Cavalete lateral, Buzina,
Retrovisores e Lanterna
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