Connect with us

/home/u170270811/domains/alphaautos.com.br/public_html/wp-content/themes/zox-news/parts/post-single.php on line 153
">
Warning: Undefined array key 0 in /home/u170270811/domains/alphaautos.com.br/public_html/wp-content/themes/zox-news/parts/post-single.php on line 153

Warning: Attempt to read property "cat_name" on null in /home/u170270811/domains/alphaautos.com.br/public_html/wp-content/themes/zox-news/parts/post-single.php on line 153

Alpha Notícias: Honda lança o quadriciclo TRX 420 Fourtrax

Published

on



Modelo chega com novo design, motor mais potente e painel de instrumentos digital 

Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

Design moderno, mais segurança, conforto e durabilidade com menor consumo de combustível. Essa é a proposta do Honda TRX 420 Fourtrax modelo 2014, que chega ao mercado com chassi mais resistente, suspensão que se adequa à carga transportada, além de uma série de melhorias. A novidade vem para consolidar a liderança do Fourtrax no mercado de quadriciclos no Brasil, graças à tradição da Honda na fabricação desse tipo de veículo, à sua facilidade de manutenção e aos preços competitivos. O novo modelo, que é produzido na fábrica de Manaus (AM), já está disponível na rede Honda credenciada para a venda de quadriciclos. 

O quadriciclo está disponível em duas opções: TM (4×2) e FM (4×4). A primeira apresenta menor peso geral e o guidão é mais leve ao esterçamento. 

Na versão FM (4×4) a capacidade de superação de obstáculos é bastante elevada devido aos pneus de grande tração. O resultado é uma pilotagem mais confortável, principalmente em curvas, com alto desempenho para ultrapassar superfícies acidentadas, evitando o atolamento das rodas. 

Um de seus principais atributos da versão FM (4×4) é o avançado sistema de seleção de tração (Trax Lok System), que alterna de forma fácil e rápida para 4×2 e assegura agilidade nas curvas. Apresenta ainda o diferencial dianteiro autoblocante dotado de sensor de torque e limitador de deslizamento, garantindo estabilidade em qualquer tipo de terreno. 

Conforto e segurança

O design do TRX 420 Fourtrax foi totalmente reformulado, com farol e carenagem completamente novos. Suas linhas valorizam a robustez do modelo com destaque para a nova grade frontal, que protege o veículo nas trilhas fechadas, e os amplos para-lamas, mais resistentes para enfrentar áreas de difícil acesso.

O visual é ressaltado pelo conjunto óptico com os faróis alongados e integrados aos pára-lamas dianteiros e lanterna traseira em LED. Os faróis contam agora com lâmpadas mais potentes de 35w, que melhoram a visibilidade e segurança.

Para mais comodidade, o assento em formato triangular tem boa densidade e favorece a utilização do veículo por longos períodos. Além disso, o exclusivo assoalho dá maior proteção ao piloto em trilhas com lama, pedras soltas e galhos. As carenagens agora são montadas por meio de subpeças para proporcionar maior rapidez na substituição de componentes, facilitando ainda mais a manutenção do modelo. 

Na versão FM (4×4), um dos destaques fica por conta do novo painel digital completo. Completo e funcional, conta com velocímetro, hodômetro total e parcial, horímetro (indica o tempo de funcionamento do veículo), relógio, temperatura do líquido de arrefecimento, marcador de combustível e indicadores de marchas, tração e serviços de manutenção, entre outros. 

O novo chassi de berço duplo desenvolvido em tubos de aço está mais forte (20% mais rígido) e robusto. Junto com as suspensões, dianteira do tipo Double Wishbone amortecedores de dupla ação e traseira monoamortecida, contribuem para a estabilidade e pilotagem em geral nas condições mais adversas.

Potência e economia

O TRX 420 Fourtrax conta com o já consagrado motor OHV monocilíndrico 420cc, 4 tempos, com arrefecimento líquido e sistema de injeção eletrônica PGM-FI. Econômico e com ótimo desempenho, incorporou alterações que permitiram um aumento da potência máxima, agora de 26,9 cv a 6.250 rpm, com torque de 3,4 kgf.m a 5.000 rpm.

A embreagem do TRX 420 Fourtrax é centrífuga e multidisco em banho de óleo. Dotado de câmbio manual de cinco marchas, mais a marcha ré, a versão com tração integral dispõe ainda de uma alavanca para a seleção da tração parcial ou total. O sistema de direção é elétrico em ambas as versões, que garantem mais equilíbrio e estabilidade na condução. Com maior potência, o novo alternador ampliou a capacidade de geração de energia em até 21%, assegurando a possibilidade de conectar mais acessórios elétricos.

Os freios dianteiros são a disco (acionamento hidráulico) e possuem capa protetora contra danos. O traseiro é do tipo tambor (acionamento mecânico) que proporciona frenagens eficientes com menor esforço no acionamento. 

O tanque de combustível agora tem maior capacidade. Leve e desenvolvido em plástico injetado de alta resistência, permite armazenar 14,4 litros, com reserva de 4,2 litros, garantindo grande autonomia. A nova posição do bocal, agora do lado direito do tanque, propicia maior facilidade no abastecimento. A precisão nas manobras fica por conta dos largos pneus Maxxis, que trabalham com baixa pressão, ampliando a capacidade de tração e reduzindo o efeito de compactação do solo. 

O TRX 420 Fourtrax é equipado com bagageiro dianteiro com capacidade de transportar volumes até o peso máximo de 30 kg. Conta ainda com bagageiro traseiro com peso limite de 60 kg e porta-objetos para pequenos volumes. O modelo pode rebocar até 385 kg.

O objetivo de vendas para o novo TRX 420 Fourtrax é comercializar seis mil unidades neste ano, por meio de um posicionamento estratégico de mercado, que deixou seu preço bem competitivo e abaixo da concorrência. 
O modelo é oferecido nas cores verde e vermelha para ambas as versões, com os preços públicos sugeridos de R$ 18.890 (TM, com tração 4×2) e R$ 20.990 (versão FM, com tração 4×4), valores com base no Estado de São Paulo e sem a inclusão das despesas com frete e seguro. A garantia é de um ano, sem limite de quilometragem. 

Atualmente, a Honda dispõe de uma rede credenciada para a venda de quadriciclos com 102 concessionárias distribuídas por todo País. 

Histórico de referência mundial

A trajetória de sucesso internacional do quadriciclo remete ao ano de 1970, quando o modelo surgiu nos Estados Unidos (inicialmente como triciclo). 

À época, o objetivo era suprir a necessidade de um produto para o lazer, que fosse pequeno e prático e superasse neve, lama e areia, tudo isso utilizando a mecânica da motocicleta.

No Brasil, a Honda foi pioneira ao iniciar a comercialização de ATVs em 2001, com a importação da primeira geração do modelo (TRX 350 Fourtrax), nacionalizado no ano seguinte. Em 2008, a evolução da linha deu-se com o lançamento da segunda geração do TRX 420 Fourtrax em substituição ao modelo anterior. 

Utilizado predominantemente para o lazer off-road, o TRX 420 Fourtrax supera cavas, atravessa riachos, lamaçais e atoleiros, ressaltando sua versatilidade e elevada capacidade de superação de obstáculos. Além disso, também tem excelente desempenho para uso profissional, como em propriedades rurais, fábricas, portos, hotéis e resorts, além de policiamento ostensivo em cidades litorâneas.

Histórico de vendas Honda TRX

2001
2002
2003
2004
2005
2006
2007
2008
2009
2010
2011
2012
2013
2014
273
464
352
244
267
739
1.059
1.988
2.101
2.658
3.141
3.323
3.893
6.000*
*Previsão
Linha do tempo

2001
Honda inicia a importação do TRX 350 Fourtrax
2002
TRX 350 Fourtrax, primeira geração, começa a
ser produzida na fábrica de Manaus (AM)
2008
Lançamento da segunda geração do TXR 420
Fourtrax com injeção eletrônica e sistema de arrefecimento líquido.
2014
Lançamento da terceira geração do modelo
Advertisement