Alpha Notícias: Jaguar dá um salto na história com o F-TYPE Project 7
Modelo, com produção limitada de 250 unidades, é o primeiro lançamento da equipe de Operações Especiais da Jaguar Land Rover
Texto: Redação
Fotos: Divulgação
O Festival de Velocidade de Goodwood, antes mesmo de começar, já tem um grande destaque. A Jaguar confirmou que construirá o F-TYPE Project 7 para comemorar o 60º aniversário do Jaguar D-type, grande inspirador do modelo.
O F-TYPE Project 7 será a versão mais potente do modelo, como o Jaguar mais rápido e poderoso já feito pela montadora. A Jaguar produzirá apenas 250 unidades do F-TYPE Project 7, numa exclusiva linha de fabricação manual da nova equipe de Operações Especiais da Jaguar Land Rover e as primeiras unidades começar a ser entregues em meados de 2015, inclusive aqui no Brasil.
Um verdadeiro roadster de dois lugares, o modelo mantém-se real ao design Project 7 mostrado em 2013: o projeto é uma homenagem às sete vezes que a Jaguar foi campeã em Le Mans. Com 575 cavalos de potência e 680Nm de torque do motor 5.0 supercharged V8 gasolina, o F-TYPE Project 7 fará 0-100 km/h em 3.9-sec
Com fibras de carbono aerodinâmicas personalizadas e uma suspensão única, o F-TYPE Project 7 oferece uma verdade experiência de condução esportiva. Freios de carbono e cerâmica, vetorização de torque e assentos inspirados em carros de corrida são itens de série. Ele também terá um teto dobrável e porta-malas de 196 litros.
“Nossa unidade de Operações Especiais existe para desenvolver uma gama de produtos e serviços que permitem aos nossos clientes mais fiéis e exigentes se entregarem à sua paixão por carros. O F-TYPE Project 7 é um exemplo perfeito dessa entrega: o Jaguar mais poderoso jamais fabricado como homenagem às sete vitórias em Le Mans e em comemoração ao 60º aniversário do D-Type”, disse John Edwards, Presidente da Unidade de Operações Especiais da Jaguar Land Rover.
O Jaguar F-TYPE Project 7 não apenas é a versão mais voltada à performance da já consagrada linha F-TYPE, mas também a mais rápida e já produzida pela Jaguar.
As rodas traseiras recebem força por meio da transmissão automática de oito velocidades Quickshift e pela segunda geração do sistema de diferencial eletrônico Electronic Active Differential (EAD). O sistema de freios de cerâmica e carbono, disponível como opcional no F-TYPE Coupé R, é um item de série no F-TYPE Project 7, proporcionando ao motorista freadas potentes e consistentes para um veículo superesportivo.
Outro sistema que chega como item de série no modelo é a vetorização de torque que, em conjunto com o sistema de diferencial eletrônico EAD, proporciona uma direção incrivelmente sensível e ágil aos comandos do motorista.
O modelo também traz acessórios em fibra de carbono que melhoram consideravelmente a aerodinâmica em altas velocidades. Tal característica, combinada a um sistema de suspensão configurado para o máximo desempenho, proporciona ao motorista uma experiência única ao volante.
Ao mesmo tempo em que o modelo foi totalmente desenvolvido pela Unidade de Veículos Especiais, uma divisão de produtos e engenharia dentro da Unidade de Operações Especiais da Jaguar Land Rover – seu design se manteve fiel ao conceito original Project 7, apresentado no ano passado.
Tais elementos de design incluem uma inspiração no lendário D-Type, com uma entrada de ar acima da cabeça do motorista, assim como para-brisas mais curto e para-choque dianteiro com desenho arrojado. O modelo também traz uma aerodinâmica que favorece um maior downforce, incluindo saias no aerofólio dianteiro e nas laterais construídas em fibra de carbono, assim como o aerofólio traseiro ajustável de acordo com a velocidade.
No entanto, enquanto o conceito apresentado no ano passado era baseado em um monoposto que apenas comportava o motorista, o Project 7 foi modificado para abrigar mais um passageiro.
Sua carroceria produzida inteiramente em alumínio proporcionou ao veículo um peso final de apenas 1.585 kg, 80 quilos mais leve em comparação com o F-TYPE Coupé R. O F-TYPE Project 7 é equipado com escapamentos esportivos, com ponteiras pretas de cerâmica, cuja abertura pode ser configurada eletronicamente de forma a alterar o caminho percorrido pelos gases, para um som mais ou menos esportivo.
Como itens de série, o modelo é equipado com rodas de aro 20 na cor preta, que podem trazer como item opcional os pneus de alta performance Continental ForceContact. O sistema de freios de carbono e cerâmica – Carbon Ceramic Matrix (CCM) – traz discos dianteiros de 398 mm e traseiros de 380 mm, acompanhados de seis e quatro pistões, respectivamente.
Produzido em cerâmica e fibra de carbono, o sistema de freios (CCM) é extremamente rígido e resistente, oferecendo ao motorista total controle em alta velocidade. O sistema aplica automaticamente uma pequena pressão nos freios assim que o acelerador é liberado, para melhor controle do motorista.
O sistema Adaptive Dynamics controla os movimentos verticais do veículo por meio dos amortecedores ativos monitorando cerca de 500 vezes por segundo os comandos do motorista e as condições de piso em que o veículo trafega no momento, para disponibilizar total estabilidade. Ao equipar o F-TYPE Project 7, esse sistema foi recalibrado para proporcionar ainda mais esportividade.
O sistema Torque Vectoring by Braking (TVbB) aplica de forma automática pequenas forças de frenagem de forma individual em cada uma das rodas como forma de ajustar o traçado do carro. Tal sistema, disponibilizado com item de série no Project 7, trabalha em conjunto com o diferencial ativo eletrônico e com o controle dinâmico de estabilidade, para proporcionar a tração exata que o modelo necessita de acordo com a situação, oferecendo uma maior agilidade de direção.
“Acima de tudo, o F-TYPE Project 7 é um carro rápido. Ele se utiliza de diversas tecnologias baseadas no F-TYPE Coupé R, que oferecem respostas muito rápidas a todos os comandos do motorista. Sua natureza totalmente focada em desempenho nos permitiu desenvolver um veiculo que fosse ainda mais longe em termos de esportividade. O resultado disso é uma experiência de condução muito envolvente em todos os sentidos”, afirma Mike Cross, chefe de engenharia da Jaguar.
O Jaguar F-TYPE Project 7 traz consigo o design distinto e minimalista do conceito original, apresentado em 2013. Suas linhas são resultado de uma mescla na rica herança da Jaguar na produção de veículos de corrida com o que existe de mais novo nos superesportivos da marca, como o Jaguar F-TYPE.
“O F-TYPE Project 7 é o exemplo perfeito de como uma equipe de design consegue trabalhar em perfeita sintonia com a equipe de engenharia para transformar um carro conceito em realidade. Moderno, o modelo é a perfeita encarnação contemporânea do Jaguar D-TYPE, modelo que o inspirou”, afirma Ian Callum, diretor de design da Jaguar.
O veículo mantém a mesma essência de design do aclamado F-TYPE, modelo que venceu o prêmio de World Design of the Year e mescla suas linhas robustas com a nítida inspiração no lendário D-TYPE.
Com foco na aerodinâmica, o carro traz saias laterais, difusor traseiro e aerofólio traseiro ajustável, todos produzidos em fibra de carbono. Tais componentes geram juntos 177% mais downforce em comparação com a versão conversível do F-TYPE e o ajudam a atingir os 300 km/h de velocidade final.
As saídas de ar laterais e as capas dos retrovisores também são produzidas em fibra de carbono. O comprimento do para-brisas foi reduzido em 114 milímetros, o que diminuiu a altura total do veículo em 30.5 milímetros, de forma a favorecer a aerodinâmica.
Os bancos para o motorista e passageiro são extremamente finos e inspirados nos carros de corrida. Eles podem trazer cintos de segurança de quatro pontos, disponíveis como acessórios. O interior do veículo não poupa o uso de fibra de carbono em seu revestimento e traz volante em couro Alcântara com borboletas para troca de marchas e pedais em alumínio.
O Jaguar F-TYPE Project 7 será um veículo praticamente produzido de forma artesanal, o que proporciona absoluta exclusividade aos seus proprietários. Limitado a 250 unidades, o modelo irá ostentar uma placa numerada localizada entre os dois bancos e assinada pelo chefe de design da Jaguar, Ian Callum.
Como referência às 7 vitórias da Jaguar na tradicional 24 Horas de Le Mans, o Project 7 será disponibilizado em cinco diferentes cores de carroceria: Ultra Blue, Caldera Red, British Racing Green, Ultimate Black e Glacier White.
Especificações Técnicas
Motor e Transmissão | |
Capacidade (cc) |
5.000 |
Cilindros |
8 |
Valvulas por cilindro |
4 |
Compressão |
9.5:1 |
Transmissão |
8-velocidades ‘Quickshift’ ZF 8HP70 |
Desempenho | |
0-100km/h (seg) |
3.9 |
Velocidade maxima (km/h) |
300 (eletronicamente limitada) |
Potência (cv@rpm) |
575@6500 |
Torque (Nm@rpm) |
680@2500-5500 |
Rodas |
20-polegadas ‘Storm’ com acabamento em preto |
Pneus |
255/35/20 (dianteiros)
295/30/20 (traseiros) |
Tipos de pneus
Série:
Opcional: |
Pirelli P Zero
Continental ForceContact |
Dimensões | |
Comprimento (mm) |
4519 |
Largura (sem retrovisores) (mm) |
1923 |
Altura (mm, sem o teto) |
1277 |
Entre-eixos (mm) |
2622 |
Capacidade do tanque (litros) |
72 |
Peso (kg) |
1585 |