Alpha Notícias: Porsche amplia opções de modelo no Brasil com o Macan

Alpha Notícias: Porsche amplia opções de modelo no Brasil com o Macan



Novo SUV é versátil, compacto e esportivo

O Macan chega ao Brasil abrindo novas perspectivas para a Porsche. O mais recente modelo da marca alemã estabelece novos parâmetros de esportividade, tecnologia, desempenho e prazer ao dirigir no segmento dos SUV Premium compactos, entregando ao seu comprador tudo o que se espera de um legítimo Porsche. 

Ao longo de 2014, o modelo será vendido no Brasil em duas versões: Macan S, pelo preço inicial de R$ 399.000,00, e Macan Turbo, a partir de R$ 499.000,00. A pré-venda foi aberta pela Stuttgart Sportcar, importadora oficial da Porsche, em maio. A entrega das primeiras unidades a seus compradores está prevista para julho.

Tanto nas estradas pavimentadas quanto em pisos irregulares, o Macan combina as características que identificam a Porsche: aceleração máxima, alto poder de frenagem, ampla potência de motor, extremas agilidade e precisão de direção. Todas essas características são combinadas com altos níveis de conforto e praticidade no uso diário. O DNA esportivo do Macan, como em todos os veículos da Porsche, pode ser imediatamente reconhecido. O capô envolvente e a linha levemente inclinada do teto acentuam a elegância esportiva, dinâmica e poderosa. Muitos elementos de design foram reproduzidos de outros carros da Porsche e aprimorados para o Macan. 

“Made in Germany”, o novo Macan é produzido em Leipzig. A Porsche investiu € 500 milhões na fábrica e iniciou no local uma linha de produção configurada para produzir cerca de 50.000 veículos por ano – todos fabricados de acordo com a mais elevada precisão e com o nível de qualidade mais avançado, o que é de se esperar da Porsche. Nessa planta, também são produzidos o Cayenne, o Panamera e o superesportivo 918 Spyder.

Duas versões no Brasil: Macan S e Macan Turbo

O Macan S é equipado com motor V6 biturbo de 3,0 litros, com 340 cv de potência, contando também com tração ativa nas quatro rodas controlada eletronicamente e com embreagem multidiscos de mapa controlado. A tração nas quatro rodas é uma característica comum a todas as versões do Macan. Uma transmissão de dupla embreagem com sete marchas transfere a potência conforme necessário e quase sem interrupções, permitindo que o Macan S acelere de 0 a 100 km em 5,4 segundos (ou 5,2 segundos quando equipado com o pacote opcional Sport Chrono). A velocidade máxima é 254 km/h e os valores de consumo de combustível (de acordo com o NCDE, Novo Ciclo de Direção Europeu), ficam entre 11,1 e 11,5 km/l. O nível de emissões de CO2 fica entre 212 e 204 g/km.

Já a versão topo de linha Macan Turbo é equipada com motor V6 biturbo, configuração que está sendo usada pela primeira vez em um modelo Porsche. Com 3,6 litros, ele gera 400 cv de potência e catapulta o veículo de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos. Quando equipado com o pacote Sport Chrono, é possível alcançar essa velocidade em 4,6 segundos. A velocidade máxima é de 266 km/h e os valores de consumo de combustível do Macan Turbo (NCDE) ficam entre 10,8 e 11,2 km/l, com emissões de CO2 entre 216 e 208 g/km.

Macan significa tigre no idioma indonésio, e o veículo realmente age de acordo com seu nome. Potente e pronto para atacar a todo o momento, mas ágil e tenaz em terrenos off-road. O mais recente estágio de evolução da tração nas quatro rodas, o PTM (Porsche Traction Management , ou gerenciamento de tração Porsche), gerou um dos sistemas de direção mais avançados do mundo. 

Outras características inconfundíveis do Macan incluem suas proporções, o design e os pneus de uso misto nas rodas grandes. Os motores, sistemas de acionamento e o Porsche Doppelkupplung (PDK) de sete marchas fazem com que suas características se traduzam de modo dinâmico e eficiente tanto nas estradas como em terrenos off-road, fazendo com que ele seja uma verdadeira experiência de direção Porsche. Os bancos do motorista e do passageiro estão colocados em uma posição baixa, típica dos carros esportivos.

A lista de equipamentos de fábrica no Macan é abrangente e inclui tração nas quatro rodas, PDK, volante esportivo multifuncional com alavancas de troca de marcha, rodas de grande diâmetro, sistema de áudio de alto desempenho e tampa do porta-malas acionada eletricamente. Entre os equipamentos opcionais está o sistema de suspensão a ar, que o Macan ostenta exclusivamente em seu segmento. Outro sistema é o PTV Plus (Porsche Torque Vectoring Plus, vetoramento do torque), especialmente adaptado para o Macan. O PTV distribui diversos níveis de torque às rodas traseiras e trabalha em conjunto com um bloqueio de diferencial no eixo traseiro, controlado eletronicamente. Todas as unidades vendidas no Brasil terão de série o farol alto dinâmico, que faz parte do sistema de iluminação Porsche Dynamic Light System Plus (PDLS Plus) e que ajusta de maneira contínua o nível dos faróis de acordo com o tráfego à frente e em direção contrária.


Design: legado de carros esportivos da Porsche

A herança dos carros esportivos no Macan fica evidente em muitos detalhes de seu estilo. Os projetistas utilizaram todos os recursos disponíveis para fazer com que as dimensões e as linhas do modelo confirmem esta definição. O resultado pode ser resumido em duas palavras tradicionais para um carro esportivo: amplo e baixo. O design incorpora esportividade, dinamismo e precisão à elegância e construção de baixo peso. Linhas arredondadas são combinadas com bordas de precisão estrategicamente posicionadas. Com suas proporções harmoniosas, a aparência do Macan é compacta, potente e rente ao chão.

Mesmo quando está parado, detalhes de design tomados dos carros esportivos Porsche destacam o que o Macan tem a oferecer em termos de desempenho. Por exemplo, o formato de janela lateral e a linha descendente do teto na traseira do carro, conhecida como a linha de extensão da Porsche, são uma indicação clara do 911. As asas traseiras também têm o perfil suave do 911.

O 918 Spyder é considerado o veículo que evoluiu ainda mais o DNA do design Porsche. O Macan adota esta mesma característica, e o formato básico de seus faróis principais se baseia no do 918 Spyder, enquanto as lâminas na parte inferior das portas dianteiras e traseiras relembram as junções rebaixadas das portas do supercarro esportivo híbrido. Por dentro, o Macan vem equipado de fábrica com um volante esportivo multifuncional, cujo desenho é completamente novo e se baseia no 918 Spyder.

O visual lateral, com sua linha de teto esportiva rebaixada, cria um perfil agudo e enfatiza a natureza dinâmica do veículo, enquanto as linhas de design que vão em direção à parte traseira do veículo acentuam as asas amplas e esculpidas. Com os chamados Window Graphics – as bordas de todas as superfícies de vidro laterais – e o formato do pilar D, estas linhas de design são uma indicação do design do 911.

Outro destaque no design da lateral do carro, e outro meio de personalizar o veículo, são as lâminas na parte inferior das portas dianteiras e traseiras, elementos de inserção formados dinamicamente, colocadas à disposição em diferentes materiais. O desenho destas lâminas laterais lembra as junções rebaixadas das portas do 918 Spyder, bem como o protetor de entrada da porta dianteira. Combinado com as maçanetas sofisticadas, isto faz com que as portas pareçam ser mais estreitas e significativamente mais esportivas e dinâmicas.

No Macan S, as lâminas laterais são pintadas pela fábrica na cor preta, ou Lava Black. No Macan Turbo, as lâminas laterais vêm pintadas na mesma cor externa do carro (detalhe opcional para o Macan S), o que acrescenta elegância clássica ao seu visual. Lâminas laterais em carbono verdadeiro, disponíveis como opcional para todas as versões, dão mais ênfase ao caráter esportivo do Macan.

Outro detalhe atraente no design do Macan é a soleira lateral contínua. Junto ao spoiler de teto longo na cor preta, este elemento enfatiza o design fluido do veículo. Os pneus mistos têm 265 mm de largura no eixo dianteiro e 295 mm de largura no eixo traseiro. Com as rodas de até 21 polegadas, os pneus também realçam as intenções esportivas do Macan.

Com suas linhas sutis e curvas harmoniosas, a traseira do carro é uma união entre a esportividade e a elegância. Foi propositadamente projetada para ser uma área ampla e sem muitas interferências, para dar ao veículo um visual maior. Para manter este visual ininterrupto, a alavanca de abertura do porta-malas foi escondida embaixo do limpador do para-brisa, e a placa está na parte inferior traseira.

As lanternas traseiras do Macan são outra característica atraente, ostentando um design tridimensional extremamente compacto e tecnologia LED, outra referência ao 918 Spyder. O difusor traseiro, em todas as versões, é acompanhado em ambos os lados por escapamentos duplos – redondos no Macan S e quadrados no Turbo. Todas as versões têm escapamento esportivo feito de aço inoxidável cromado como opcional.


Interior esportivo e de alta qualidade

O enfoque no aspecto ágil e amplo continua no interior do Porsche Macan. Linhas sofisticadas, transições precisas e trabalho manual de alta qualidade criam uma fusão harmoniosa entre esportividade, qualidade e elegância.

Desde os bancos dianteiros rebaixados, o console central em declive e o conceito de mostrador e operação até a ampla gama de opções de personalização, o interior oferece tanto um senso de familiaridade como novas características atraentes, como por exemplo o novo volante esportivo multifuncional.

A cabine conta com todas as características tradicionais de um carro esportivo. O olhar é imediatamente atraído para o volante esportivo multifuncional que vem de fábrica, cujo desenho é completamente novo e baseado no 918 Spyder. Outros botões multifuncionais de fábrica são para o telefone, rádio e computador de bordo. Ao lado das alavancas de troca de marcha ergonomicamente posicionadas, estes botões garantem que as mãos do motorista estejam sempre liberadas para permanecer no volante, fazendo com que sua concentração permaneça na estrada.

Três mostradores redondos, com um conta-giros situado na posição central, formam o painel de instrumentos. O tubo no lado direito abriga uma tela colorida de 4,8 polegadas de alta resolução. Como seria de se esperar, a chave de ignição está situada no lado esquerdo do volante, o que é tradicional nos carros da Porsche. O console central em declive com o seletor de marchas em posição elevada, comumente encontrado nos carros de corrida, integra ainda mais o motorista aos comandos da cabine. Os botões das funções mais importantes estão reunidos em grupos lógicos no console central, permitindo uma operação simples e intuitiva das funções individuais.

Porsche Doppelkupplung (PDK) de fábrica

Pela primeira vez em um novo modelo da Porsche, todas as versões do Macan saem de fábrica com o Porsche Doppelkupplung (PDK) de sete marchas de alto desempenho. As vantagens desta configuração de transmissão incluem um excelente desempenho, trocas de marchas extremamente rápidas sem qualquer interrupção na tração, tempos de reação curtos, baixo consumo de combustível e um conforto excepcional durante a troca das marchas. Da mesma forma que em praticamente todos os veículos da Porsche que incluem o PDK, existem duas formas de trocar as marchas: por meio da tradicional alavanca no console (que, quando posicionada para o lado esquerdo, pode ser acionada manualmente) ou com as borboletas de troca de marcha no volante, também equipamento de série.

Tração ativa nas quatro rodas e Porsche Traction Management (PTM)

A tração ativa nas quatro rodas faz parte do sistema de gerenciamento de tração Porsche (Porsche Traction Management, PTM) e vem de fábrica em todas as versões do Macan. Junto aos outros elementos do sistema, como a embreagem multidiscos de mapa controlado, o diferencial de freio automático (Automatic Brake Differential, ABD) e o ajuste antiderrrapagem (Anti-Slip Regulation, ASR), a tração nas quatro rodas cuida da transmissão de potência para as rodas e, também, da segurança.

O sistema de tração nas quatro rodas possui tempo de resposta dos mais rápidos no mercado e realça as características esportivas do Macan. O eixo dianteiro recebe seu torque do eixo traseiro. E o torque depende da razão de travamento da embreagem multidiscos controlada eletronicamente.


Modo off-road com o apertar de um botão

O modo off-road vem de fábrica no Macan. Sua função é acionada ao apertar um botão no console central, nas velocidades de zero a 80 km/h. Esta função troca todos os sistemas relevantes para um programa off-road orientado pela tração. Por exemplo, as rotações de troca e as marchas são direcionadas para oferecer um nível mais acentuado de tração e a embreagem é pré-tensionada a um grau mais elevado para poder oferecer mais rapidamente o torque de direção adequado ao eixo dianteiro. A divisão padrão do torque entre os eixos dianteiro e traseiro, bem como a resposta do pedal do acelerador, também são adaptadas às condições off-road. Além disso, a distância em relação ao solo pode ser facilmente aumentada em 40 milímetros acima do seu nível normal, graças ao chassi com suspensão a ar opcional, tornando possível uma distância máxima até o solo de 230 milímetros.

Opção: Porsche Torque Vectoring Plus (PTV Plus)

O sistema de vetoramento (direcionamento) do torque, denominado Porsche Torque Vectoring Plus (PTV Plus), foi especialmente adaptado para o Macan com o objetivo de melhorar a dinâmica e a estabilidade de direção. O PTV Plus usa uma divisão variável do torque padrão nas rodas traseiras, combinada com um bloqueio de diferencial no eixo traseiro controlado eletronicamente. Em resposta ao ângulo e à velocidade de esterçamento, à posição do pedal do acelerador, à proporção de guinada e à velocidade do veículo, o PTV Plus melhora o comportamento do esterçamento e a precisão do esterçamento através de intervenções direcionadas no freio na parte interna das rodas traseiras para melhorar a agilidade. Isso faz com que a parte externa das rodas traseiras receba uma maior força de propulsão, permitindo assim um maior impulso de manobra no volante. O resultado é um esterçamento direto e dinâmico nas curvas. O PTV Plus também exerce um impacto positivo quando o Macan enfrenta terrenos off-road: o giro da roda traseira em terreno macio é reduzido através de intervenções direcionadas de travamento e frenagem.

Botão Sport de série

Todas as versões do Macan saem de fábrica com o botão Sport. Ele fica no console central, à esquerda do seletor de marchas. Quando o botão Sport é pressionado, o sistema de gestão eletrônica do motor faz com que a resposta do motor seja ainda mais rápida: um toque no pedal do acelerador resulta em uma resposta notavelmente mais direta pelo motor, o limitador de rotações é configurado para ter um nível mais específico e a dinâmica do motor assume uma configuação esportiva.

O PDK permite que os pontos de troca de marcha ocorram em uma faixa de velocidade mais elevada, acrescentando um toque ainda mais esportivo. Os tempos de resposta são mais curtos e as trocas de marcha mais definidas e instantâneas, particularmente durante as reduções das marchas com a embreagem dupla. O som do motor também foi adaptado para ficar ainda mais robusto. E, quando no modo Sport, o PASM (Porsche Active Suspension Management), equipamento de série no Macan Turbo, está configurado para proporcionar uma sensação mais esportiva à suspensão e ao esterçamento direto, oferecendo ainda mais agilidade.

Pacote Sport Chrono

O pacote Sport Chrono (no Brasil, de série no Macan Turbo e opcional no Macan S) oferece um melhor desempenho com o apertar de um botão. O Sport Chrono permite que o chassi, o motor e a transmissão sejam sintonizados a um nível ainda mais esportivo, com um som ainda mais emocionante. O Sport Chrono é caracterizado por um cronômetro analógico e digital no painel de instrumentos e pelo botão Sport Plus localizado no console central. Outro elemento do Sport Chrono é o mostrador do desempenho no sistema opcional de gestão de comunicação da Porsche (Porsche Communication Management, PCM), que oferece informações sobre o tempo total de direção, a distância percorrida na volta atual ou o tempo que leva para completar cada volta, por exemplo. 

A função “Launch Control” também está incluída: ela permite obter um nível de aceleração similar ao necessário para dar a largada em uma corrida. Esta vantagem melhorou em 0,2 segundos o tempo de aceleração padrão necessário para ir de zero a 100 km/h em todas os modelos. O “Launch Control” permite obter melhores tempos de volta e uma melhor distribuição entre conforto e esportividade, garantindo ainda mais prazer ao dirigir.

Suspensão a ar com PASM

Todos os Porsche Macan vendidos no Brasil possuem uma configuração de suspensão exclusiva neste segmento de veículos: suspensão a ar opcional com sistema de nivelamento, ajuste de altura e o PASM. Esta variante também atende aos níveis mais exigentes de conforto, esportividade e desempenho, e coloca o veículo na pole position quando comparado a todos os outros desenhos de chassi. O PASM regula de maneira ativa e contínua a força de amortecimento nos eixos dianteiro e traseiro e foi projetado para intervir e reduzir o movimento da carroceria. 

Quando comparado à configuração com molas de aço, o Macan com suspensão a ar fica 15 milímetros abaixo do nível Normal e, devido ao centro de gravidade mais baixo, oferece tanto uma melhor dinâmica de direção como mais conforto. A suspensão a ar mantém automaticamente uma posição consistente do veículo, independente da distribuição da carga. A altura até o solo pode ser ajustada em três níveis diferentes, conforme necessário: “High Level”, “Normal Level” e “Low Level”. No nível “High Level I”, o veículo fica 40 milímetros acima do “Normal Level”, com uma distância máxima até o solo de 230 milímetros. Esta opção é acionada pelo botão off-road e pode ser usada em velocidades entre zero e 80 km/h.

Freios potentes, à altura do desempenho do carro

Os freios do Porsche Macan fazem jus ao nível de desempenho excepcional do veículo. Atendendo aos padrões normalmente elevados estabelecidos pela marca, o Macan se destaca com o sistema de frenagem mais potente de seu segmento de mercado. O Macan utiliza freios dianteiros com pinças monobloco de alumínio fixas, cada uma com seis pistões. As pinças de freio do Macan S pressionam discos de freio com 350 milímetros de diâmetro, enquanto os do Turbo têm 360 milímetros de diâmetro. Em todas as versões, a ação de frenagem na parte traseira é proporcionada por pinças de freio flutuantes, com freio de mão elétrico integrado. Os discos de freio traseiros do Macan S têm 330 milímetros de diâmetro e os discos de freio traseiros do Turbo, 365 milímetros de diâmetro. O freio de mão elétrico oferece mais conforto e segurança ao estacionar o veículo, sendo liberado automaticamente quando o veículo sai do lugar. 

Pneus mistos: benefícios funcionais e visuais

A utilização dos pneus no Macan é tradicional de carros esportivos: o veículo é projetado para usar pneus mistos com dimensões diferentes nos eixos dianteiro e traseiro. Os pneus mistos enfatizam o visual do Porsche Macan e oferecem algumas vantagens funcionais. Combinados com o sistema de tração nas quatro rodas projetado para veículos com traseira pesada, os pneus largos no eixo traseiro aumentam a tração e melhoram a estabilidade de direção. Os pneus dianteiros mais estreitos permitem que sejam realizadas manobras de esterçamento esportivas, porém precisas, o que também contribui com a agilidade do veículo. Os pneus mistos desempenham uma função essencial na excelente dirigibilidade do Macan. Os Macan S vendidos no Brasil são equipados com pneus 235/60 R 20 (dianteira) e 255/55 R 20 (traseira), enquanto o Macan Turbo conta com pneus 235/55 R 21 (dianteira) e 255/50 R 21 (traseira).

As rodas disponíveis para o Porsche Macan representam perfeitamente esta característica. Existe uma ampla gama de rodas com designs atraentes à escolha e até 21 polegadas, que estão disponíveis para todas as versões.


Sistema de direção eletromecânica

O sistema de direção eletromecânica – pela primeira vez utilizado em um SUV da Porsche – permite que o Macan seja dirigido de modo preciso e direto, com a agilidade de resposta tradicional da marca Porsche, em todas as situações, e oferece diversos benefícios relacionados ao consumo de combustível. Em comparação com os sistemas de direção hidráulica convencionais, o sistema de direção eletromecânica economiza até 0,1 litro de combustível a cada 100 quilômetros, já que o sistema exige energia somente ao esterçar. Um efeito importante é o fato de que o Macan pode ser equipado com aviso de desvio da faixa, que trabalha em conjunto com o sistema de direção eletromecânica e controla as intervenções de esterçamento ativas quando elas são necessárias.

Carroceria esportiva dentro do segmento de SUV compacto

Uma consideração essencial no desenvolvimento da carroceria do Macan foi a meta de criar um veículo que mostrasse imediatamente ser um Porsche quando comparado a outros SUV compactos. Ou, em outras palavras, criar um carro esportivo para este segmento de mercado. Esta meta certamente foi alcançada, como demonstrado por diversas características do veículo. Por exemplo, o capô cobre os arcos das rodas e embute os faróis principais, fazendo com que a dianteira do carro tenha um visual amplo e robusto. As linhas de design nítidas e avançadas no capô enfatizam ainda mais a largura do veículo. A carroceria é totalmente fabricada em alumínio, o que reduz o peso e, portanto, contribui para uma maior eficiência e dinamismo.

Interior e equipamentos: excepcionais, de alta qualidade

O habitáculo do Porsche Macan inclui a tendência atual do design dos carros esportivos da Porsche. Entre os equipamentos oferecidos está o sistema de som surround Burmester de alto desempenho, disponível pela primeira vez em um veículo desta categoria. Outras opções de equipamento incluem o sistema que avisa quando o carro está prestes a sair da faixa e o sistema que ajuda o motorista na troca de faixas. Funções como o piloto automático adaptável (Adaptive Cruise Control, ACC) com o sistema Porsche Active Safe (PAS) oferecem ainda mais conforto e segurança.

A ergonomia respalda a direção esportiva. O console central em declive e a posição do banco do motorista garantem uma distância muito curta entre o volante e o seletor de marchas, fazendo com que o motorista fique ainda mais integrado ao interior, graças ao fato de que o seletor de marchas está montado em uma posição elevada, tradicionalmente encontrada nos carros de corrida. Os controles de todas as funções e ajustes principais estão reunidos em grupos lógicos no console central, sendo que os botões podem ser facilmente alcançados para garantir uma operação rápida e intuitiva. Assim como em todos os modelos da Porsche, a chave da ignição está posicionada à esquerda do volante.

O painel de instrumentos também é típico da Porsche, oferecendo três mostradores circulares tradicionais com um conta-giros localizado na posição central. Um indicador da marcha dentro do conta-giros diz ao motorista qual marcha foi engatada pelo Porsche Doppelkupplungsgetriebe (PDK). Uma tela colorida de 4,8 polegadas de alta resolução está no mostrador direito. Além de mostrar as funções mais importantes do computador de bordo, ela também apresenta os mapas do sistema opcional de gestão da comunicação da Porsche (Porsche Communication Management, PCM) com módulo de navegação.


Visão e sinalização perfeitas: sistemas de iluminação no Macan

Os sistemas de iluminação e o design do Porsche Macan proporcionam uma funcionalidade excepcional. As características distintivas na dianteira do Macan incluem os módulos dos faróis principais, as luzes diurnas e a disposição das luzes de neblina. As lanternas traseiras, com design elegante, reforçam o caráter esportivo do Macan, tornando-o inconfundível até mesmo no escuro.

Faróis principais de halogênio com feixe de projeção vêm de fábrica no Porsche Macan. Faróis principais bi-xenôn também estão disponíveis como item opcional (são de série no Macan Turbo). Contando também com tecnologia de projeção, o sistema inclui faróis de curva estáticos e dinâmicos (sistema de iluminação dinâmica Porsche [Porsche Dynamic Light System, PDLS]).

O Macan S conta com luzes diurnas e o Macan Turbo é equipado com tecnologia de luzes LED de quatro pontos. Faróis de neblina também vêm de fábrica em todas as versões do Macan para garantir a segurança nas estradas, mesmo em condições climáticas ruins. O Macan S tem luzes halógenas de neblina arredondadas, integradas na parte dianteira; já esses faróis no Macan Turbo usam tecnologia LED. 

As lanternas traseiras incluem integralmente tecnologia LED e têm um design similar às do Porsche 918 Spyder. Elas dão um aspecto altamente sofisticado e amplo, reforçando ainda mais as características esportivas do Macan. O design tridimensional é particularmente atraente e faz com que o Macan seja inconfundível, tanto de dia como de noite: as luzes de freio circulares enfatizam os detalhes elegantes da lanterna traseira horizontal, o que simultaneamente realça a direção do efeito de iluminação tridimensional, tão impressionante de dia como de noite, e garante que o veículo seja facilmente reconhecido.

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