Alpha Notícias: Citroën C4 Lounge ganha nova versão

Alpha Notícias: Citroën C4 Lounge ganha nova versão



“Tendance THP” tem motor com 165 cavalos de potência e câmbio Auto6


Texto: Redação
Fotos: Divulgação

A Citroën está lançando uma nova versão do C4 Lounge. A Tendance THP é a mais nova versão do modelo que vem fazendo sucesso desde seu lançamento no Brasil, em outubro de 2013, com mais de 8 mil unidades já comercializadas.

A nova versão alia motor turbo THP de 165 cavalos de potência câmbio Auto6, automático de seis marchas, a preço acessível de R$76.690,00.

O prazer pleno de dirigir um sedã médio moderno e confortável está mais próximo. A Citroën está lançando o C4 Lounge Tendance THP, a mais nova versão do modelo que vem fazendo sucesso desde seu lançamento no Brasil, em outubro de 2013, com mais de 8 mil unidades já comercializadas. 

Moderno, ágil e sedutor, o novo C4 Lounge Tendance THP oferece de série um pacote extremamente atraente: motor turbo com 165 cv de potência, câmbio Auto6 automático de seis marchas e acabamento de luxo, com revestimento dos bancos e volante em couro, sistema multimídia com GPS, ar condicionado automático bi-zone e uma longa lista de equipamentos de conforto e conveniência. 

“Desenvolvemos a nova versão para ser uma das mais competitivas do segmento de sedãs médios, facilitando o acesso de nossos clientes ao universo do motor turbo”, afirma Francesco Abbruzzesi, diretor geral da Citroën. 

Moderno e referência de dirigibilidade em seu segmento, o Citroën C4 Lounge foi concebido para oferecer máximo conforto e bem-estar, tanto em uso urbano quanto em viagens. Submetido a uma condução dinâmica, oferece reações previsíveis, mas nem por isso menos emocionantes. Foi pensando nesses fatores que a Citroën decidiu ampliar a gama com o motor Turbo THP. 

Projetado para oferecer máxima eficiência, o motor Turbo THP 165 (Turbo High Pressure) 16V é fruto da parceria entre a PSA Peugeot Citroën e o BMW Group. Trata-se de um motor com alta tecnologia, estando em pleno acordo com a proposta esportiva do C4 Lounge. Entre outros atributos, o motor THP possui injeção direta sequencial, turbocompressor do tipo Twin-scroll, cabeçote de 16 válvulas com duplo comando de válvulas, bomba eletrônica de alta pressão, bomba de óleo com gestão de vazão e cárter duplo. 

Todas essas tecnologias permitem uma potência máxima de 165 cv a 6.000 rpm e um torque máximo de 240 Nm (24,5 kgfm). O torque máximo já aparece a 1.400 rpm, permanecendo constante até 4.000 rpm. Esta característica garante grande prazer ao dirigir, com retomadas ágeis e potentes, principalmente pelo fato de 156 Nm já estarem disponíveis logo a 1.000 rpm. O conjunto permite ao C4 Lounge acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 8,2 segundos, com velocidade máxima de 214 km/h. 

Com o lançamento da versão Tendance THP, a Citroën espera ampliar ainda mais o horizonte de compradores para esse tipo de motor. “A previsão é que o THP passe a responder por cerca de 70% das vendas do C4 Lounge, um aumento de 5 pontos porcentuais em relação ao verificado nos primeiros meses de venda do modelo”, explica Gustavo Rotta, gerente de Produto da marca. 

O Citroën C4 Lounge Tendance THP é equipado com a caixa de câmbio Auto6 automática de seis marchas, desenvolvida pela empresa japonesa AISIN AW (líder mundial em caixas de câmbio). Dotada de um sistema de controle hidráulico de alta precisão, ela permite passagens de marcha suaves, sem solavancos ou perda de potência. O escalonamento foi trabalhado para que a primeira marcha fique limitada a uma velocidade muito baixa, a fim de poder sair sistematicamente das lombadas em segunda marcha. 

Configurada para oferecer máximo conforto, ela oferece uma mudança marcante de dirigibilidade no modo Sport, a fim de permitir outras sensações com passagens de marchas mais longas e com acesso a um ruído diferente no motor. 

Referência também de bem estar a bordo, o Citroën C4 Lounge agrega tecnologia de última geração e equipamentos de conforto, conveniência e segurança incomuns para um carro de sua categoria. 

Entre os principais, podemos destacar: 

• Motor THP 165 (Turbo de 165 cv); 

• ABS com REF (Repartidor Eletrônico de Frenagem) e AFU (Auxílio à Frenagem de 

Urgência); 

• Câmbio automático sequencial de 6 marchas Auto6; 

• Roda de Liga Leve 17″ Arena; 

• 2 air bags: frontal condutor e passageiro; 

• Alarme periférico, volumétrico e anti-levantamento; 

• Faróis com acendimento automático; 

• Limitador/Regulador de velocidade; 

• Limpador do para-brisa automático com detector de chuva; 

• Luzes de posição em LEDs; 

• Retrovisor interno eletrocrômico; 

• Ar condicionado automático digital bi-zone; 

• Detectores de obstáculos traseiros; 

• Central multimídia com CD, MP3, espacialização do som e comandos no volante; 

• Sistema multimídia com GPS e tela colorida de 7″; 

• Revestimento dos bancos e volante em couro; 

• Dupla ponteira de escapamento integrada ao para-choque. 

Lounge significa “sala de estar, ambiente agradável, aconchegante e refinado”. E é exatamente isso o que oferece o modelo. Com medidas generosas (4,62 m de comprimento, 1,78 m de largura e 1,50 m de altura), apresenta visual insinuante e sedutor, além de muito conforto interno. 

O C4 Lounge atende plenamente aos anseios de um consumidor cada vez mais exigente, traduzindo todos os valores da Citroën. Valores que lhe conferem seu estilo imponente e moderno, seu bem-estar a bordo e uma qualidade percebida de segmentos superiores, além de inúmeras tecnologias embarcadas. Garantia de conforto, segurança e desempenho. 

“O C4 Lounge sintetiza todo o nosso know-how no desenvolvimento e na oferta de produtos inovadores e exclusivos. Um veículo que é prova de nossa Créative Technologie, e que demonstra onde a marca Citroën pode chegar”, complementa Rotta. 

O Citroën C4 Lounge foi concebido para que os ocupantes desfrutem com prazer o tempo passado dentro do veículo. Desde o início do desenvolvimento do projeto, conhecido como “B73”, a Engenharia da marca teve como meta atingir o mesmo patamar dos modelos top DS4 e DS5 em termos de comportamento dinâmico e qualidade de acabamento. E o objetivo foi plenamente atingido. 

O modelo oferece sensação de bem-estar sem precedentes no segmento, com acomodação generosa nos lugares dianteiros e traseiros. Além da distância entre-eixos longa (2,71 m), todos os assentos são envolventes e os encostos traseiros têm reclinação de 29 graus. Os ocupantes contam com vários porta-objetos, aumentando a comodidade. O resultado de tudo isso é o maior espaço interno da categoria. O porta-malas também é amplo e versátil, com capacidade para 450 litros. 

Sofisticado por dentro, elegante por fora. Graças a elementos visuais, o sedã apresenta design marcante, na linhagem dos códigos da marca: formas esculpidas, ampla grade, vidro traseiro côncavo – inspirado nos modelos C5 e C6 –, além de faróis e lanternas com estilo marcante. 

O modelo chega com luzes diurnas e de posição em LED, elementos que traduzem a modernidade do projeto e reafirmam a posição de vanguarda tecnológica da marca. Estas guias criam uma identidade visual única dentro do segmento, tanto de dia quanto de noite. 

A grade, com o Chevron em destaque, se estende até os faróis, transmitindo a impressão de que o carro é mais largo. O para-choque recebeu entradas de ar ampliadas, por conta do clima mais quente no Brasil, e um ângulo de ataque adequado às condições de rodagem brasileiras. Os apliques em acabamento cromado confirmam sua vocação de sofisticação e elegância. 

A lateral é fluida e se caracteriza pela ausência de frisos, deixando o visual mais limpo. Porém, a ousadia da marca se expressa pela presença de vincos acentuados e superfícies esculpidas. De lado, ressaltam-se ainda as rodas de liga leve de 17 polegadas, com faces espelhadas e braços direcionais que remetem à esportividade e ao movimento. A carroceria exibe uma sutil musculatura, trazendo para o segmento soluções estilísticas exploradas em modelos de categoria superior. O objetivo visual foi alcançar um aspecto que combinasse elementos familiares e esportivos no mesmo veículo. A coluna C é alongada e, graças à curvatura do vidro traseiro, a tampa traseira pode abrir mais, melhorando o acesso ao porta-malas. 

Visto de traseira, o sedã exibe forte caráter, com balanço traseiro integrado e compacto, inspirado nos míticos SM, CX e XM, verdadeira tradição da marca, assegurando um visual dinâmico e proporcional ao modelo. “O equilíbrio de volumes e formas foi nosso ponto de partida. Buscamos, desde o início, desenvolver um design com personalidade própria, mas que se caracterizasse pela harmonia de suas linhas,” explica Thierry Hospitel, diretor de Estilo da América Latina. 

O para-choque, com um volumoso difusor preto e a saída dupla de escape, reforça a tendência esportiva, enquanto as lanternas afiladas, unidas por uma moldura cromada, transmitem solidez. 

Os detalhes cromados esculpidos em formas depuradas e as rodas de liga leve engrandecem sua silhueta top de linha. Todos esses itens valorizam e afirmam a personalidade do modelo: elegante e apurado, digno dos sedãs do segmento superior e com um interior do mais alto nível. 

O estilo do C4 Lounge foi desenvolvido conjuntamente por equipes de design da França, China e América Latina. Um sedã de concepção europeia moderna, com desenvolvimento específico ao gosto de cada região de produção e comercialização. O desenvolvimento contou com a participação direta de cerca de 15 profissionais da área de Design do PSA Latin America Tech Center. 

As qualidades se manifestam antes de o motorista assumir o volante. A posição de dirigir é privilegiada, e o motorista tem acesso aos principais comandos sem tirar as mãos do volante. Ergonômico, o C4 Lounge propicia conforto de condução, inspirando confiança ao motorista e tranquilidade aos passageiros. A alavanca de câmbio está posicionada de modo a funcionar como uma extensão do braço do condutor. 

A escolha dos materiais internos também seguiu critérios rigorosos, para atender às mais altas expectativas da Qualidade Percebida: as superfícies devem agradar aos olhos e ao toque. 

No C4 Lounge, há um balanceamento perfeito entre materiais quentes e nobres (de conotação sofisticada) e elementos concretos e frios, que acrescentam tom levemente esportivo. 

O silêncio também foi um tema levado muito a sério pela Citroën. A equipe de Engenharia da marca realizou exaustivos testes que buscaram isolar todas as fontes possíveis de ruídos (vento, ar-condicionado, motor, transmissão, suspensão, pneus etc.). O resultado de tudo isso é um carro muito silencioso, criando um clima de calma e serenidade. 

Uma das peculiaridades do C4 Lounge nesse campo é o para-brisa acústico. A peça é formada por um “sanduíche” de vidro e uma película plástica no centro, que tem a função de filtrar os ruídos. As portas também ganharam soluções inovadoras de vedação, que contribuíram para criar uma barreira contra o som exterior, mesmo em altas velocidades. 

Assim como as demais versões, o Citroën C4 Lounge Tendance THP será oferecido em seis opções de cores externas: Gris Aluminium (cinza metálico), Noir Perla Nera (preto metálico), Blanc Banquise (branco sólido), Gris Moondust (cinza metálico), Blanc Nacré (branco perolizado) e Bleu Bourrasque (azul metálico). 

Tradição nos veículos da Citroën, as suspensões foram calibradas para garantir conforto aos ocupantes, mas sem abrir mão da estabilidade. O modelo recebeu leis de amortecimento específicas e novos elementos elásticos no conjunto de suspensão traseiro. 

A suspensão dianteira utiliza rodas independentes, eixo Pseudo MacPherson com braços inferiores triangulares, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos telescópicos e barra anti-inclinação. Na traseira, o modelo conta com travessa deformável, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos telescópicos e barra anti-inclinação. 

Todo o conjunto de suspensões foi desenvolvido para proporcionar grande estabilidade e filtragem de ruídos, mas sem deixar de lado o conforto, elemento fundamental da marca. 

No C4 Lounge, não se notam as imperfeições da estrada. E, além do conforto, o sedã transmite segurança ao volante. A direção eletro-hidráulica é precisa, e as oscilações transversais foram totalmente controladas. O resultado é um veículo que inspira confiança imediata no condutor e nos passageiros. 

Outra vantagem é a facilidade para a realização de manobras de estacionamento, graças ao diâmetro de giro de apenas 11,1 metros. Isso, aliado ao sistema de assistência, bem leve em baixas velocidades, facilita o uso urbano. Em altas velocidades a direção é firme e direta. 

Por não fazer nenhuma concessão à segurança de seus passageiros, o Citroën C4 Lounge possui um sistema de frenagem particularmente seguro. O ABS, o Repartidor Eletrônico de Frenagem (REF) e a Ajuda à Frenagem de Urgência (AFU) constituem, de série, um leque de equipamentos de ajuda à frenagem ultra-completo. Equipamentos que ajudarão o motorista nas mais delicadas situações. A segurança passiva é também de melhor nível com dois air bags, cintos de três pontos de ancoragem ou, ainda, fivelas Isofix nos assentos laterais traseiros. 

O Citroën C4 Lounge possui 3 anos de garantia contratual e é beneficiado pelo plano de manutenção com Preços Fixos, um programa de pós-venda para as revisões em intervalos regulares de 10.000 km. Por meio dele, além do preço fixo e da precisão na verificação dos itens indicados no plano de manutenção periódica, os proprietários do C4 Lounge terão a possibilidade do parcelamento dos custos em quatro pagamentos mensais. 

“Estamos oferecendo um pacote bastante atraente aos clientes do modelo, público que exige mão de obra treinada e capacitada, ferramental adequado e a utilização de peças de reposição originais”, explica Eduardo Grassiotto, diretor de Pós-venda da Citroën. 

Acertada previamente com a ABRACIT (Associação Brasileira dos Concessionários Citroën), a Revisão com Preços Fixos terá sempre seus preços afixados em local visível nos showrooms e oficinas das concessionárias, para amplo conhecimento público.

Deixe um comentário