Alpha Notícias: Thomas Schmall deixa o comando da Volkswagen do Brasil
Executivo assume o lugar de Werner Neubauer como novo membro do Conselho de Administração da marca Volkswagen
Mudanças na Volkswagen. Thomas Schmall, atualmente presidente e CEO da Volkswagen do Brasil, foi nomeado membro do Conselho de Administração da marca Volkswagen, responsável por Componentes. Schmall sucederá o Prof. Dr. Werner Neubauer, que está se aposentando e que continuará atuando no Grupo a título consultivo.
O novo presidente e CEO da Volkswagen do Brasil é David Powels, atualmente Diretor Geral da Volkswagen da África do Sul. Ele será sucedido por Thomas Schäfer, atualmente responsável pela Produção do Grupo Volkswagen no Exterior, em Wolfsburg. Todas essas mudanças passam a vigorar a partir de 01 de janeiro de 2015.
O presidente da Volkswagen Aktiengesellschaft, Prof. Dr. Martin Winterkorn, destacou as realizações de Neubauer para o Grupo Volkswagen: “É graças ao empenho excepcional de Werner Neubauer que a área de Componentes é hoje uma fornecedora versátil, inovadora e competitiva das principais peças, dando assim uma contribuição sustentada para o sucesso econômico da Volkswagen. Nossa empresa e sua região são muito especiais para ele. Essa afinidade foi a sua inspiração para avançar e assegurar o futuro, explorando novas tecnologias e fortalecendo a parceria com a ciência no interesse da Volkswagen e as pessoas da região”.
Thomas Schmall é graduado em Business Studies e ingressou no Grupo Volkswagen em 1991. Após assumir algumas posições na engenharia industrial em Wolfsburg, foi transferido para a Volkswagen do Brasil em 1999, tornando-se gerente da fábrica de São José dos Pinhais (PR) em 2000. Ingressou na Volkswagen Eslováquia como membro da Diretoria de Engenharia em 2003, tornando-se presidente da Volkswagen Eslováquia em 2005.
O executivo assumiu a presidência da Volkswagen do Brasil em 2007 e promoveu durante a sua gestão a maior renovação do portfolio de produtos da história da marca no País. Nesse período, a empresa introduziu as novas gerações do Gol, o modelo mais vendido no mercado brasileiro, e promoveu a renovação da linha Fox, uma das mais bem-sucedidas no mercado.
A Volkswagen iniciou também a fase da globalização tecnológica, reforçando a sinergia entre a Alemanha e o Brasil para a utilização de plataformas mundiais e novos motores do Grupo Volkswagen, oferecendo assim as mais avançadas tecnologias da Volkswagen no mercado nacional.
Neste ano, a empresa deu início à produção no Brasil do up! em sua fábrica de Taubaté, estabelecendo novos patamares de qualidade, desempenho e segurança no segmento de carros de entrada no País. Ainda durante a gestão de Schmall, destacam-se a produção, em São Carlos, da nova família de motores EA 211, a mais moderna fabricada pela Volkswagen no Brasil, com maior eficiência energética e menor consumo de combustível.
Para dar continuidade ao plano de crescimento da empresa no País, Schmall anunciou no início deste ano um plano de investimentos de R$ 10 bilhões até 2018 para o desenvolvimento de novos produtos e uma produção ainda mais sustentável em suas fábricas.
Para o próximo ano, a empresa planeja o início de produção do Novo Golf na fábrica de São José dos Pinhais (PR), e também do Novo Jetta, na unidade de São Bernardo do Campo (SP). Com isso, a Volkswagen do Brasil terá um produto global da marca em cada uma de suas fábricas instaladas no País.
Thomas Schmall também é presidente da Câmara Brasil-Alemanha desde 2013. A Alemanha, tradicionalmente, é o mais importante parceiro comercial do Brasil na Europa e um dos mais importantes no mundo. Na América Latina, o Brasil é o maior parceiro da Alemanha, tanto em termos de comércio quanto de investimentos.
Dr. Werner Neubauer é um qualificado profissional de ferramentaria e também tem doutorado em engenharia. Ingressou no Grupo Volkswagen em 1965, assumindo responsabilidades de gestão da produção a partir de 1972. Entre seus cargos estão o de Chefe de Produção no exterior para a região da África, Chefe do Departamento Central de Produção no exterior, chefe de logística para a marca Volkswagen, membro do órgão de gestão da Volkswagen Veículos Comerciais responsável pela manufatura de produtos a partir de 1996, gerente da fábrica de Wolfsburg a partir de 1999, representante geral responsável pela produção do Grupo a partir de 2004. Em 2006, foi nomeado representante geral para a área de Componentes do Grupo, também assumindo como membro do Conselho de Gestão da marca Volkswagen responsável por Componentes a partir de 2007.
David Powels obteve qualificação profissional do British Institute of Cost and Management Accountants. Em 1989, ele começou sua carreira na Volkswagen da África do Sul como responsável pela contabilidade de impostos na divisão de finanças. Depois de assumir responsabilidades em finanças do Grupo e controladoria de finanças na Audi na Alemanha, tornou-se Diretor Financeiro da Volkswagen da África do Sul, em 1998. Passou a atuar na Volkswagen do Brasil como Vice-Presidente de Finanças e Estratégia Corporativa em 2002. Ele foi nomeado Diretor Geral da Volkswagen da África do Sul em 2007.
Thomas Schäfer é formado em engenharia e ingressou no Grupo Volkswagen em 2012. Ele começou sua carreira em 1991 na Daimler AG. Ele ocupou vários cargos na produção e garantia de qualidade, a partir de 1998, inicialmente na África do Sul, tornando-se, posteriormente, Vice-Presidente de Produção de Fábricas na Malásia em 2002, e assumindo a responsabilidade pelas operações de produção e de planejamento no exterior, em 2005, antes de se transferir para o Grupo Volkswagen para assumir o comando do Group Overseas Manufacturing.