Alpha Serviços: Manutenção preventiva do veículo é primordial para quem viaja nestas férias

Alpha Serviços: Manutenção preventiva do veículo é primordial para quem viaja nestas férias

A escolha da oficina é essencial para assegurar as boas condições do veículo 


Texto: Assessoria de Imprensa

Antes de partir para aquela tão sonhada viagem de férias com a família ou amigos é preciso estar atento às condições do veículo e realizar a manutenção preventiva, que visa a maior segurança nas estradas. Pensando nisso, a Bosch, através da rede Bosch Service, preparou orientações para que os motoristas tenham apenas boas recordações do passeio. 

“Para assegurar uma viagem tranquila e sem riscos, é importante checar itens, como: alinhamento da direção, balanceamento das rodas, freios, faróis, palhetas, sistema de injeção e ignição e bateria”, d estaca Daniel Lovizaro, Gerente de Assistência, Serviços e Treinamentos Técnico da divisão Automotive Aftermarket da Robert Bosch para a América Latina.

Segundo ele, também é essencial que a manutenção do carro seja feita em oficinas que possuam equipamentos de teste e de diagnose para uma análise completa e assertiva. 

Palhetas 
– A Bosch recomenda que a substituição das palhetas seja realizada pelo menos uma vez por ano ou ao serem observadas as seguintes condições no para-brisa: formação de faixas e riscos, ruído ou trepidação, formação de névoa e falhas na limpeza; e nas palhetas: lâmina quebradiça, torta ou rasgada. 

– Ao substituir as palhetas é importante verificar a condição do motor e braço do limpador e se o esguichador está desobstruído e corretamente posicionado. 

– Para manter as palhetas em boas condições de uso, a Bosch orienta que no momento da lavagem do carro a limpeza das lâminas de borracha seja realizada somente com um pano u medecido em água, nunca com querosene ou outros produtos químicos. 

Filtros 

– Quando em bom estado de conservação, os filtros de óleo, ar e combustível ajudam a reduzir o consumo de combustível e o nível de emissão de poluentes. Já os filtros de cabine purificam o ar que circula internamente no veículo, reduzindo a concentração de partículas de pó e contaminantes do ar do ar aspirado da atmosfera. 

– Realizar a manutenção preventiva e, sempre que necessário, efetuar a troca dos filtros evita danos à injeção eletrônica, assim como nos demais sistemas e peças do motor. A recomendação da Bosch é que a troca destes componentes seja feita sempre em intervalos sugeridos no manual do fabricante do veículo. 

Velas 

– Abasteça em postos de combustível de confiança. Combustíveis adulterados ou de procedência duvidosa encurtam a vida útil destes componentes e podem provocar, entre outros problemas, superaquecimento das peças e carbonização dos eletrodos. 

– Troque as velas de ignição periodicamente, conforme a recomendação do fabricante. Velas gastas ou danificadas podem prejudicar o desempenho do carro. Na troca das velas, o mecânico deve consultar o manual do veículo ou a tabela de aplicação disponível em autopeças e oficinas mecânicas, para verificar qual é o modelo correto para o motor daquele veículo. 

Cabos 

– Ao levar o carro no mecânico para a verificação do estado das velas, a Bosch recomenda que sejam observadas também as condições dos cabos de ignição, que são os responsáveis por conduzir a corrente elétrica de alta tensão produzida na bobina de ignição às velas do motor. 

– Um cabo de ignição danificado pode gerar problemas de interferências eletromagnéticas e/ou fuga de corrente, causando falhas no motor, consumo excessivo de combustível e problemas no catalisador. 

-gnição devem restados revisados a cada 15 mil quilômetros, evitando assim problemas com o sistema de ignição . 

Sonda Lambda 

– Componente do sistema de injeção eletrônica, a sonda lambda tem a função de medir a quantidade de oxigênio dos gases que saem do escapamento. Em perfeitas condições, emite sinais eletrônicos para que a unidade de comando determine o volume exato de injeção de combustível, podendo gerar uma economia de até 15%, além de proporcionar maior potência ao motor; proteção ao meio ambiente e maior vida útil do catalisador. 

– A durabilidade deste componente é grande quando o veículo apresenta condições de manutenção favoráveis e quando é abastecido com combustível de qualidade. Mas, para garantir seu bom funcionamento, é necessária uma revisão a cada 30 mil km. Já que uma sonda lambda defeituosa não informa os dados corretamente e todo o sistema de injeção eletrônica perde a eficiência. 

Freios 

– A recomendação da Bosch é verificar o sistema de freios a cada cinco mil quilômetros, quando serão inspecionados visualmente todos os com ponentes do sistema de freio. Esta verificação indicará a necessidade de substituição dos componentes, o que garante maior segurança e um menor custo na manutenção do sistema. 

– Na hora de substituir o fluido de freio é importante levar em consideração a especificação correta para cada tipo de veículo. Por isso, a orientação é sempre seguir as especificações do manual do proprietário do veículo. A aplicação de um fluido não adequado pode reduzir a eficiência da frenagem ou mesmo danificar o sistema, colocando em risco a segurança. 

– Em caso de viagem, a Bosch recomenda que a revisão do sistema de freios seja feita com no mínimo duas semanas de antecedência, tendo em vista o período de assentamento do material de atrito e acomodação do sistema, evitando, neste período, freadas bruscas e em altas velocidades. 

Correias sincronizadoras 

– A principal função desta peça, também conhecida como correia dentada, é proporcionar o sincronismo de movimento entre o virabrequim e o comando de válvulas, que são os principais eixos do motor. 

– Quando a correia quebra há interrupção neste sincronismo, o que provoca parada total do veículo, e pode gerar sérios danos ao motor. Na maioria das vezes, os custos para este reparo são superiores do que o valor de uma substituição de correia realizada preventivamente. Desta forma, a Bosch aconselha realizar uma avaliação visual a cada 10 mil quilômetros. É recomendável realizar a troca da correia ao encontrar sinais de desgastes como trincas, ressecamento, contaminação com óleo e dentes rachados. É importante ainda verificar o estado das polias e dos tensionadores, com objetivo de garantir a eficiência da correia e evitar o desgaste precoce da mesma. 

Rede Bosch Service 

A Bosch é a única no mercado a oferecer soluções integradas do “para-choque a para-choque”, dentro do conceito “Parts, Bytes & Service” (Peças, Equipamentos e Serviços). Dessa forma, os clientes têm à d isposição a Rede Bosch Service com mais de 1600 oficinas credenciadas em todo território nacional, considerada a maior rede autorizada do País. São oficinas multimarcas que oferecem, em um único lugar, uma ampla gama de serviços de manutenção, com qualidade e garantia Bosch. 

Para garantir um atendimento de qualidade em toda rede, a Bosch oferece aos profissionais treinamentos sobre as novas tecnologias e atualização das modernas técnicas de reparação. Os credenciados recebem ainda cursos de atendimento ao cliente, gestão de pessoas, processos de oficina e gestão financeira e todo o suporte técnico. 

Mais informações sobre a Rede Bosch Service e a localização das oficinas em todo o País podem ser obtidas no sitewww.boschservice.com.br

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