Iveco

Alpha Serviços: Pane elétrica tem deixado o brasileiro na mão



Levantamento mostra que bateria descarregada é responsável por 20% dos chamados de socorro

Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

Com o final de ano e o período de férias escolares chegando, milhares de pessoas se preparam para carregar os porta-malas de seus carros e partir em viagem. Entretanto, não são todos que fazem um check-up veicular antes de pegar a estrada. 

Segundo dados da Mondial Assistance, líder em assistência 24 horas, o número de chamados de assistência técnica em dezembro aumenta em média 10% em comparação aos demais meses. Já a principal causa das ocorrências apontada pela empresa está relacionada a problemas com a bateria do carro. 

A pane elétrica representa 20,1% do número de sinistros registrados pela empresa, um total de 279.742 casos em um universo de 1.976.424 veículos atendidos de janeiro a novembro deste ano. Em segundo e terceiro lugares estão problemas relacionados ao motor não pegar (carro não liga) e ao motor “morrer” (carro está funcionando e para de repente), de acordo com o levantamento da empresa, representando respectivamente 13% e 4% dos chamados. 

“Em geral, a maioria dos sinistros que atendemos poderia ser evitado com alguns cuidados básicos. O mau uso de alguns equipamentos além da falta de manutenção e realização de um check-up veicular antes de longas viagens, são os fatores que mais levam aos chamados da assistência 24 horas”, afirma Jedey Miranda, diretor de Operações e TI da Mondial Assistance. 

Principais ocorrências
Descrição Causa
Soma de Qtd Assistências
%
BATERIA
279.742
20,18%
MOTOR NAO PEGA
182.096
13,14%
MOTOR MORREU
58.167
4,20%
MOTOR FALHANDO
44.514
3,21%
CAMBIO / MARCHAS
41.787
3,02%
Confira cinco dicas para não ficar sem bateria

A bateria automotiva tem vida útil de dois a três anos, mas pode durar menos caso alguns cuidados não sejam tomados. Para evitar transtornos em sua viagem e problemas com a bateria do seu carro, veja abaixo algumas dicas preparadas pela Mondial Assistance:

– Não deixe acessórios eletrônicos como rádio, alarme, carregadores de celular, rastreadores e outros componentes elétricos ligados ou em stand by quando o carro não estiver em movimento.

– Desligue o cabo do terminal positivo, caso o veículo não seja utilizado por 20 dias ou mais, a fim de evitar a redução da vida útil da bateria.

– Lembre-se de desligar os faróis ou luzes ao sair do veículo

– Use somente peças eletrônicas originais

– Aparelho de som de alta potência exige mais da bateria, podendo ser preciso optar por uma bateria que tenha maior capacidade