Alpha Notícias: Com investimentos de R$100 milhões, GM inaugura centro de abastecimento em São Caetano do Sul

Alpha Notícias: Com investimentos de R$100 milhões, GM inaugura centro de abastecimento em São Caetano do Sul



Batizada de MASC, obra impactará positivamente operações do complexo industrial que produz hoje cinco dos onze modelos nacionais Chevrolet 

Texto e Fotos: Assessoria de Imprensa

No dia que comemorou os 90 anos de operação no Brasil, a General Motors o MASC, Centro Logístico de Recebimento e Sequenciamento de Materiais Produtivos. 

A estrutura, localizada dentro do complexo industrial da empresa em São Caetano do Sul, utiliza-se de um método de gerenciamento inovador para os padrões da indústria automobilística e tem como objetivo elevar a produtividade.

O novo prédio ocupa uma área de 30.000 m² e tem cerca de 11 metros de altura. Movimentará diariamente cerca de 1,4 milhão de componentes, entre peças de acabamento, de tapeçaria e mecânicas destinadas ao abastecimento da linha de montagem local, que produz cinco dos onze modelos nacionais da marca, entre eles o Cruze, o Cobalt e o Spin. 

O novo centro de armazenagem e abastecimento de componentes tem o dobro da capacidade de estocagem em relação ao anterior –para estocagem de 4.000 tipos de componentes – e possui ainda um sistema gerenciador de endereçamento de matérias muito mais eficiente. 

Essa combinação de fatores faz do M ASC de São Caetano do Sul o mais moderno do gênero na GM e servirá de molde para as futuras unidades da companhia no mundo. Foram investidos R$ 100 milhões na obra.

“Gerenciar o inventário de peças e suprir de maneira ininterrupta a linha é um dos processos-chaves na fabricação de um automóvel e refletem diretamente nos seus custos”, diz Santiago Chamorro, presidente da General Motors do Brasil.

“Um carro possui milhares de itens e cada um deles apresenta um fluxo de estoque distinto devido a mais diversas especificidades, como local de origem, periodicidade de reposição e até mesmo o tamanho do componente”, conta o executivo.

As obras duraram cerca de dois anos e foram realizadas sem que houvessem interrupções da produção na unidade durante o período. 

O mais antigo complexo industrial da GM no Brasil já passou por diversas ampliações. Atualmente a capacidade produtiva é de aproximadamente um carro por minuto, mas começou a operar por volta dos anos 1930 montando alguns poucos furgões por semana e de forma quase artesanal, devido a tecnologia disponível à época.

Sustentabilidade

Tanto a demolição do antigo prédio como a construção do novo Centro Logístico de Recebimento e Sequenciamento de Materiais Produtivos da GM foi pautado pela sustentabilidade.

O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), que é vinculado a à Secret aria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, deu todo o suporte à fase de desconstrução, possibilitando que entulho fosse reciclado e aproveitado na nova própria obra, reduzindo o impacto ambiental.

Além de possibilitar um fluxo de recebimento de mercadorias 40% mais rápido, o MASC chega com um layout bastante dinâmico. Isso resultará em uma melhor organização do fluxo das entregas e a tendência é que o trânsito de caminhões de fornecedores seja otimizado na região em 20%.

Outro ponto interessante a ser destacado é a previsão de redução no consumo de energia do novo prédio: 60%. Esta queda deve-se a utilização de tecnologias, como a de paredes translúcidas térmicas, que deixam a luz natural entrar sem deixa r que haja um aumento da temperatura interna.

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