Alpha Notícias: Busca por veículos na internet cresce 33,2% em 2014

Alpha Notícias: Busca por veículos na internet cresce 33,2% em 2014

Dados sinalizam que somente no segmento de usados, procura teve aumento de 55%

Texto: Assessoria de Imprensa

Consumidores estão cada vez mais conectados até mesmo na hora de comprar um veículo. Mesmo com o mercado de zero quilômetro em baixa, com retração de 6,7%, segundo números da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), as buscas online tiveram aumento de 33,2%, em 2014.

O levantamento é do WebMotors, maior portal brasileiro especializado no setor automotivo, líder no segmento e referência em classificados de veículos online. A busca por veículos novos subiu 26,4%, enquanto no segmento de usados o crescimento é ainda mais expressivo, de 55% em relação a 2013.

Esta tendência de mudança de comportamento dos consumidores também se reflete na análise do estoque do WebMotors. Comparado a 2013, a quantidade de ofertas no site teve crescimento de 11,6%, o que indica que o consumidor tem optado mais pelo meio eletrônico para a compra e venda de automóveis.

“A praticidade e a segurança do anúncio online têm feito com que compradores e vendedores de automóveis prefiram a internet. Com isso, o crescimento de anúncios e buscas por carros no meio online em 2014 foi expressivo, apesar da queda do mercado”, avalia Fernanda Gasciarino Lagroteria, responsável pelas áreas de Produtos, User Experience e Marketing do WebMotors.

O aumento de usuários mobile tem contribuído de forma significativa para esta expansão. “O consumidor já consegue anunciar e vender o seu veículo apenas utilizando o smartphone, de forma rápida e confiável. Além disso, o interessado em comprar um carro consegue ter acesso a mais de 200 mil ofertas do estoque WebMotors na palma da mão, por meio do celular”, conta.

Recente levantamento realizado pela Fenabrave reforça a importância da internet no mercado. O estudo revelou que 96% das pessoas que compram um automóvel fazem pesquisas online antes da aquisição. “O comprador chega à concessionária sabendo mais que o vendedor, e a tomada de decisão passa por uma pesquisa na internet, seja para entender mais sobre o produto que pretende comprar, seja para ter ideia dos preços praticados pelo mercado”, afirma Fernanda.

Por isso, a executiva explica que o objetivo do WebMotors é estar presente em todas as etapas da negociação. “Além dos classificados, o portal oferece a Tabela Fipe e WebMotors para comparativo de preços; programas de manutenção preventiva veicular e sistema de busca de oficinas certificadas; cotação e contratação de seguro automotivo; e simulação de financiamento. Somado a estas informações, testes comparativos, guia de compra, lançamento de veículos e segredos”.

Para 2015, a expectativa do WebMotors é crescer ainda mais. “Com a presença em todos os tipos de plataformas e em sistemas operacionais como Android e IOS, o número de usuários sem dúvidas vai aumentar. Atualmente, 38% da nossa audiência estão nas plataformas mobile.”

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