Alpha Notícias: Jeep Renegade conta com 60 recursos de segurança
Modelo conta com o monitoramento de pontos cegos, inédito entre SUVs compactos
Texto: Sérgio Dias
Foto: Marcos Camargo / Divulgação
Entre equipamentos de série e opcionais, o Jeep Renegade conta com 60 recursos de segurança. A segurança, aliás, foi prioridade no desenvolvimento do modelo.
O modelo conta com controles eletrônicos de tração e estabilidade (ESC) de série em todas as versões, englobando controles anticapotamento e de estabilidade de trailer.
O pacote básico de segurança inclui ainda faróis de neblina, sensores de estacionamento traseiro e assistência em frenagens de emergência.
Há a opção de até sete air bags, incluindo os laterais, de cortina e para os joelhos do motorista. Outro importante item extra é o sistema de monitoramento da pressão dos pneus.
Além disso, os engenheiros incorporaram recursos ativos e passivos de segurança adicionais, incluindo o detector de pontos cegos, câmera de estacionamento traseiro ParkView com linhas dinâmicas e até sete air bags.
Os recursos de segurança de série e opcionais do novo Jeep Renegade 2016 incluem:
1. Sinais de seta ativos: O sinal de seta pisca três vezes quando a haste é pressionada por um segundo para indicar uma mudança de faixa.
2. Air bags frontais de múltiplos estágios: Inflam com uma força adequada de acordo com a gravidade do impacto.
3. Air bags de cortina em todos os assentos: Amplia a proteção a todos os passageiros dos assentos traseiros e dianteiros. Sensores de impacto acionam autonomamente o air bag no lado em que ocorre um impacto. Essas bolsas estão alojadas acima das janelas laterais.
4. Controle de tração: Parte do sistema padrão de freios antibloqueio (ABS), ajuda a prevenir o patinamento das rodas motrizes seja numa arrancada ou a qualquer velocidade.
5. Freios antibloqueio (ABS): Detecta e previne o travamento das rodas, oferecendo um melhor controle da direção em condições de frenagem extrema e/ou escorregadias.
6. Freios antibloqueio (ABS) off-road: O sistema de freios antibloqueio é capaz de detectar se o veículo está sendo dirigido em uma estrada irregular pelas oscilações dos sinais de velocidade das rodas. Condições de estradas irregulares são detectadas em superfícies off-road ou trilhas e o ABS aciona um controle de pressão diferentes em que suportará a pressão dos freios por pulsos mais longos.
7. Espelho retrovisor interno com regulagem automática antiofuscamento
8. Faróis automáticos: Os faróis ligam e desligam automaticamente, dependendo dos níveis de iluminação exterior e da ativação e desativação dos limpadores de para-brisas.
9. Teto solar My Sky com retorno automático: Quando equipado com o teto solar My Sky com deslizamento elétrico, o sistema é automaticamente revertido ao detectar um obstáculo durante o fechamento.
10. Janelas com retorno automático: O vidro retorna ao detectar um obstáculo durante o fechamento.
11. Alerta de cinto de segurança (BeltAlert): Ativa um sinal sonoro e/ou acende um ícone no quadro de instrumentos para lembrar o motorista e passageiro da frente do uso do cinto de segurança caso o veículo esteja em movimento com passageiros dos assentos dianteiros sem o cinto de segurança.
12. Monitoramento de pontos cegos (BSM): Utiliza sensores duplos de radar de banda ultralarga para ajudar o motorista na mudança de faixas ou na ultrapassagem de veículos fora do campo de visão. O sistema notifica o motorista em seu ponto cego por meio de ícones iluminados no espelho retrovisor lateral e com um sinal sonoro selecionado pelo motorista.
13. Assistência de frenagem de emergência: Em uma situação de frenagem de emergência, o sistema aplica a máxima força de frenagem, minimizando a distância de parada.
14. Sistema diferencial de travamento de freios (BLDS): Permite que o veículo mantenha o movimento para a frente caso uma ou duas rodas percam a tração, ao aplicar os freios às rodas em movimento de forma seletiva e agressiva.
15. Controle de acionamento acidental do acelerador: Permite ao motorista parar o veículo mesmo se o acelerador e o freio forem acionados simultaneamente por acidente. O controle do acelerador eletrônico reduz a potência de saída do motor até a parada do veículo ou a parada dos controles do pedal.
16. Proteção do engate da posição “P”: Nos câmbios automáticos, previne a mudança da alavanca para “P” (Park – Estacionar), a menos que o pedal de freio seja pressionado.
17. Sistema de controle de tração de freio (BTCS): Ajuda a prevenir o deslizamento das rodas motrizes durante a aceleração a partir de uma parada ou durante velocidades lentas ao aplicar o freio à(s) roda(s) sem aderência.
18. Bocal do tanque de combustível sem tampa: Simplifica o abastecimento e elimina derramamento de combustível.
19. Travas infantis das portas traseiras para proteção de crianças
20. Sistema Isofix de ancoragem de assentos para crianças: Recurso para facilitar e tornar mais segura a fixação de assentos infantis.
21. Mecanismos retratores de atrito constante (CFR): Regulam o atrito exercido sobre o passageiro pelo cinto de segurança e, em seguida, liberam gradualmente as correias do cinto de segurança de forma controlada.
22. Lanternas diurnas (DRL): Luzes que acendem automaticamente a qualquer momento, aumentando a visibilidade do veículo para outros motoristas durante o dia.
23. Air bag de joelho para o motorista: Localizado abaixo do quadro de instrumentos, o air bag de joelho é acionado quando a bolsa do motorista é acionada e é projetado para posicionar corretamente o passageiro durante o impacto e oferecer proteção adicional para a parte inferior das pernas.
24. Buzina elétrica de dois tons: Produz dois tons diferentes ao mesmo tempo, para se destacar no ruído ambiente.
25. Sistema de resposta reforçada em caso de acidentes (EARS): Acende a iluminação interior, ativa as luzes indicadoras de perigo e destrava as portas do Renegade após o acionamento do air bag, facilitando a localização e acesso aos passageiros pela equipe de emergência em caso de acidentes. Também desativa o fluxo de combustível para o motor.
26. Freio de estacionamento elétrico (EPB): Utiliza o interruptor do freio de estacionamento instalado no console central, um motor de pinça (MOC) em cada roda traseira e um módulo de controle eletrônico. Quatro modos de operação: aplicação e desengate estáticos, aplicação dinâmica, desengate de distância e retenção segura.
27. Distribuição eletrônica da força de frenagem: Auxilia o motorista a reduzir as distâncias de parada e de controle em todas as condições de carga do veículo ao regular a pressão da frenagem entre os eixos.
28. Controle eletrônico anticapotamento (ERM): Uma extensão do controle eletrônico de estabilidade (ESC). Utiliza as informações dos sensores do ESC para prever se o veículo corre o risco de sofrer uma possível situação de rolagem e aplica os freios individualmente e modula a posição do acelerador, conforme necessário.
29. Controle eletrônico de estabilidade (ESC): Melhora o controle do motorista e ajuda a manter a estabilidade direcional em todas as condições. Oferece benefícios em situações críticas de condução como manobras e é útil ao dirigir em condições de superfícies mistas, como terra, gelo ou cascalho. Se houver uma diferença perceptível entre o controle do motorista por meio do volante e o trajeto do veículo, o ESC aplica a frenagem seletiva e o controle do acelerador para orientar o veículo de volta ao trajeto pretendido pelo motorista.
30. Central Eletrônica de Informações do Veículo (EVIC): Fornece ao motorista o monitoramento da viagem, da temperatura e da pressão dos pneus, além de muitas outras informações sobre o veículo na tela do quadro de instrumentos do Renegade.
31. Coluna de direção com absorção de energia: A coluna de direção com ajuste manual utiliza dois tubos coaxiais hidroformados que podem se mover em relação um ao outro para permitir que a coluna se mova para a frente para uma melhor absorção de energia durante um acidente. A coluna de direção com ajuste de energia emprega um elemento direcional calibrado que é deformado durante o movimento da coluna para o gerenciamento ideal de energia.
32. Sistema de gerenciamento de energia: Três trajetos de carga frontais desenvolvidos com aço de alta resistência gerenciam acidentes com o veículo e minimizam a intrusão da cabine, absorvendo, distribuindo e minimizando a força do impacto.
33. Janelas um-toque: As janelas das portas dianteiras podem ser abertas ou fechadas com apenas um toque nos respectivos botões.
34. Zonas de deformação dianteiras e traseiras: Elementos estruturais especificamente formados absorvem energia em uma colisão, ajudando a proteger a cabine.
35. Pré-tensionadores adaptativos/ativos dos cintos de segurança dianteiros: Projetados para otimizar o carregamento do peito em um evento de impacto.
36. Pré-tensores dos cintos de segurança dianteiros: Durante uma colisão, os sensores de impacto ativam os pré-tensores dos cintos de segurança dianteiros para remover folgas no sistema de cintos de segurança, reduzindo, assim, o movimento da cabeça e tronco do passageiro.
37. Air bags laterais instalados nos assentos dianteiros: Fornecem mais proteção para o motorista e passageiro da frente em determinados impactos. Cada bolsa contém seu próprio sensor de impacto. Os air bags laterais padrão estão alojados na lateral externa de cada assento dianteiro.
38. Sensor de posicionamento global (GPS): Utilizado para a orientação de navegação e rastreamento eletrônico do veículo.
39. Cintos de segurança dianteiros com altura regulável: Os cintos de segurança laterais têm ajuste de altura, que permitem seu posicionamento na posição ideal para qualquer motorista.
40. Controle de partida em subida (Hill Start Assist): Ajuda os motoristas nas subidas com o veículo parado, ao manter o nível de pressão dos freios aplicado por um curto período de tempo depois que o motorista remover o pé do pedal do freio.
41. Controle de descida (Hill Descent Control): Esse recurso permite que o Renegade faça descidas muito íngremes em baixíssima velocidade com toda a segurança, sem que o motorista pise no freio.
42. Keyless Enter-N-Go: Quando um indivíduo entra no veículo, os sensores eletrônicos detectam se a chave presencial do veículo está presente. O veículo permitirá que o indivíduo apenas pressione um botão para dar a partida no veículo.
43. Controlador de Restrição de Passageiros: Detecta um impacto e determina se um acidente é grave o suficiente para o acionamento do air bag e se a inflação de estágio primário ou secundário é suficiente. Além disso, o controlador detecta impactos nas laterais e determina se é necessário acionar os air bags de cortina e laterais (proteção do tórax). O acionamento dos pré-tensores dos cintos de segurança dianteiros também é gerenciado por meio do controlador.
44. Sensores de estacionamento traseiro ParkSense: O sistema utiliza sensores ultrassônicos em baixas velocidades e em marcha à ré para detectar objetos estacionários. Se for determinado que uma colisão é iminente, o sistema fornecerá uma aplicação de freio momentâneo e autônoma e, em seguida, o liberará. Em velocidades abaixo de 7 km/h, o sistema para o veículo totalmente.
45. Câmera de ré ParkView: Fornece uma visão ampla da área imediatamente atrás do veículo, oferecendo ao motorista uma maior tranquilidade antes de dar ré. Contém linhas de grade dinâmica para auxiliar o motorista nas manobras em espaços de estacionamento ou áreas estreitas. Também auxilia no alinhamento de um reboque ao engate de reboque do veículo, quando equipado com esse recurso. A imagem é exibida na tela multimídia central.
46. Ready Alert Braking (RAB): Antecipa situações em que o motorista pode iniciar uma parada do freio de emergência e usa a bomba do ESC para aproximar as pastilhas de freio dos discos para diminuir o tempo necessário para a aplicação do freio completo.
47. Entrada remota sem chave: Trava e destrava as portas, acende as luzes interiores e também ativa e desativa o alarme.
48. Estrutura de carroceria com gaiola de segurança: Protege os passageiros, ao gerenciar e controlar a energia em caso de um impacto.
49. Alarme de segurança
50. Imobilizador do motor com chave sentinela: Utiliza uma chave de motor que tem um transponder incorporado com um código de segurança pré-programado que previne o roubo do veículo. Quando a chave é inserida na ignição, o controlador envia um número aleatório para o transponder e a partida do motor é autorizada. Se for usada uma chave incorreta, o motor é desligado após alguns segundos.
51. Vigas de proteção nas portas: Vigas de reforço no interior das portas que aumentam a proteção dos passageiros em caso de colisão lateral.
52. Repetidores de direção nos retrovisores
53. Tela do quadro de instrumentos em transistor de película fina (TFT): Oferece aos motoristas uma ampla variedade de opções de personalização, que vão desde uma leitura básica analógica até uma tela digital completa que comunica com clareza informações sobre o veículo com ícones de fácil assimilação.
54. Cintos de segurança de três pontos: Todos os cinco lugares contêm cintos que passam pelos ombros e quadris.
55. Coluna de direção ajustável em altura e profundidade: Permite que a coluna de direção seja inclinada e se aproxime ou se distancie do motorista para uma distância segura e confortável do air bag, em caso de ativação.
56. Sistema de monitoramento da pressão dos pneus (TPMS): Informa o motorista quando a pressão dos pneus está muito baixa. Os módulos do sensor de pressão dentro das hastes de válvula das quatro rodas enviam sinais de radiofrequência contínuos para um receptor e para o sistema. O sistema de monitoramento da pressão dos pneus detecta a posição dos pneus após a rotação ou se os pneus se moveram para outro local.
57. Controle de oscilação do trailer (TSC): Reduz a oscilação do reboque e melhora a dirigibilidade em condições adversas. O sistema monitora o movimento do veículo em relação ao trajeto pretendido pelo motorista e, em seguida, aplica a pressão alternada dos freios para desacelerar o veículo e aumenta a pressão em uma das rodas dianteiras, a fim de neutralizar a oscilação induzida pelo reboque.
58. Comando de voz do UConnect: Um sistema de comunicação no veículo ativado por voz que permite que os motoristas usem um telefone com Bluetooth compatível com as mãos no volante e os olhos na estrada. Quando o telefone com Bluetooth é inicialmente conectado, a lista de contatos pode ser automaticamente transferida, sincronizando até 1.000 entradas, selecionáveis por voz. Ele também permite que os motoristas alternem entre modos de rádio, e sintonizem a rádio AM/FM. A opção de viva-voz promove segurança, liberdade, valor e flexibilidade.
59. Faróis de duplo xenônio: Com refletores de xenônio para os fachos alto e baixo e módulo polielíptico.
60. Sistema de direção com torque ativo (Driving Steering Torque): Numa curva feita no limite da aderência, o sistema exerce uma força na direção contrária à que o motorista precisa girar, tornando o volante mais pesado nesse lado, para induzir o motorista a optar pela trajetória correta.