Alpha Notícias: Peugeot apresenta o global e brasileiro 2008 por R$67.190,00

Alpha Notícias: Peugeot apresenta o global e brasileiro 2008 por R$67.190,00



Agora fábricas na França, China e Brasil produzem o modelo que tem a versão topo de linha por R$79.590,00

Texto: Sérgio Dias
Fotos: Divulgação

Com destaques para o motor THP com 173 cavalos de potência, acabamento impecável e equipamentos de segurança e conforto desde o modelo de entrada, a Peugeot apresentou o 2008 brasileiro. Seus preços se iniciam em R$67.190,00 na versão Allure com câmbio manual e R$70.890,00 com câmbio automático; R$71.290,00 na versão Griffe com câmbio manual e R$74.990,00 com câmbio automático e R$79.590,00 na versão Griffe THP.

Assim a fabricante de origem francesa dá mais um importante passo dentro de sua estratégia de reposicionamento da marca no país. Depois do hatchback 208, o novo crossover é o segundo modelo global a ser fabricado no Centro de Produção de Porto Real, estado do Rio de Janeiro. 

O Peugeot 2008 foi o primeiro veículo da marca a ter equipes de diferentes partes do mundo envolvidas na concepção do projeto: Brasil, França com a produção em Mulhouse e China, onde também é fabricado, na planta de Wuhan. 

Contemplando a “subida de gama” de seus produtos, voltada a consumidores cada vez mais exigentes, o crossover compacto é, antes de tudo, a concretização da renovação da linha Peugeot no país, que desde 2010 contou com a chegada do 3008, RCZ, 408, 308 e 208, modelos com conteúdos tecnológicos fortemente inovadores. 

O 2008 reinventa os padrões estabelecidos no segmento dos utilitários compactos ao aliar diferentes universos. Ele seduz pelo seu design sofisticado e contemporâneo; alia com equilíbrio a esportividade e a dirigibilidade dos hatchbacks, e se apropria da imagem de robustez e segurança dos SUVs ao unir força, vigor (motor turbo THP Flex) e estabilidade (ESP com Grip Control). Isso faz com que a utilização do veículo se dê com tranquilidade nos grandes centros urbanos, atendendo igualmente ao uso fora da cidade – que comprovamos pro longos trechos de areia, cascalho, barro etc.

Sua dianteira possui elementos ajustados com exatidão, livres de qualquer excesso. Esculpido, o capô expressa a proteção e a robustez do Peugeot 2008. A “grade flutuante” parece entalhada na carroceria e se mostra de maneira refinada. 

Os faróis são projetados levando em conta as funções técnicas. Afilados, eles remetem à pupila de um felino, conferindo um caráter ainda mais expressivo, tecnológico e singular. Os faróis possuem refletores com lente semielíticas e luzes diurnas em LED, que além de melhorarem a segurança, trazem uma assinatura luminosa marcante e com muita personalidade. 

O novo crossover compacto apresenta um estilo robusto e elegante nas laterais. A sofisticação de sua silhueta é destacada por suas proporções harmônicas, com as rodas bem posicionadas nas extremidades da carroceria, no movimento dinâmico do teto, que surge na altura dos assentos traseiros prolongando-se até o aerofólio, e no seu acabamento refinado de cromo nos retrovisores e na moldura dos vidros. O Peugeot 2008 conta com uma enorme superfície envidraçada, incluindo o teto panorâmico de 0,60 m², proporcionando um interior agradável com uma forte sensação de amplitude e conforto. 

A robustez da carroceria é reforçada com o uso de pneus de uso misto, as rodas de 16 polegadas de liga-leve com acabamento diamantado e os protetores pretos na parte inferior da carroceria, que se estendem do para-choque dianteiro ao traseiro. 

O visual traseiro transmite robustez e versatilidade. O para-choque traseiro saliente à carroceria, com a parte inferior em preto fosco, reforça a proteção. Ainda na parte inferior, encontram-se as funções de luz de neblina e de ré perfeitamente integradas, conferindo muita elegância ao conjunto. 

A tampa do porta-malas está emoldurada pelo teto com ondulação dinâmica, pelas lanternas traseiras solidamente fixadas na carroceria, que trazem flutuando em seu interior uma identidade visual (que remete às “garras” do leão) iluminadas por LEDS, e pelo piso baixo do porta-malas, que facilita o seu carregamento. 

Um posto de condução intuitivo e de acabamento refinado 

Confortavelmente sustentado pelo banco regulável em altura, profundidade e inclinação, o condutor se integra perfeitamente ao veículo. Intuitivamente, ele tem acesso a todos os elementos. Em suas mãos, o volante multifunções de tamanho reduzido e revestido com couro, regulável em profundidade e em altura, aumenta a precisão da direção, que tem assistência progressiva elétrica. 

Sem tirar os olhos da estrada, o painel de instrumentos elevado fornece ao motorista as informações necessárias à condução dentro de seu campo de visão para melhor leitura, eficácia e segurança. 

De série desde a versão de entrada, a central multimídia apresenta uma grande tela colorida sensível ao toque de sete polegadas com gráficos de desenho cuidadoso e que comanda todas as funções de conectividade: 

• O menu “Navegação” permite controlar a função GPS. Além dos comandos básicos para entrar endereço e calcular rota, é possível visualizar o mapa em perspectiva 3D, configurar pontos de interesse, definir critérios de cálculo de rota, por exemplo, em uma interface elegante e prática de usar; 

• A tecla “Multimídia” possibilita controlar o rádio, ler arquivos de música via conexão USB ou visualizar fotografias. Pode-se também acionar os dispositivos conectados à entrada auxiliar, como um aparelho de iPod; 

• O menu “Comunicação” controla a conexão Bluetooth para celular e para streaming de áudio; 

• A tecla “Parâmetros” permite configurar inúmeras configurações do carro, como a data, as unidades de medida de consumo, a função “follow me home”, que mantém os faróis acesos por um tempo determinado depois que o motor é desligado, entre outros. 

• Outra novidade será o MyPeugeot. Com o aplicativo, disponível a partir do dia 15 de maio para IOS e Android, o usuário receberá via Bluetooth informações da central multimídia e poderá acessá-las diretamente na tela do smartphone. Será possível, por exemplo, acompanhar a autonomia, o consumo, distância e tempo dos trajetos realizados, seguir um itinerário previamente indicado no sistema de navegação e ainda determinar o ponto da última localização do modelo. O aplicativo também informará quanto tempo falta para a próxima revisão do carro. 

Surgindo na continuidade do painel de instrumentos, o console central disponibiliza o freio de mão do tipo aviação, que libera espaço no posto do condutor graças ao seu formato elegante e robusto. Ainda no console, o comando elétrico da cortina que protege o teto de vidro panorâmico encontrase ao lado do seletor do Grip Control. 

Os materiais utilizados nos acabamentos são nobres, como os detalhes cromados ao redor das saídas do ar-condicionado, nas portas e na moldura da central multimídia, que também conta com acabamento em black piano, presente ainda no painel de instrumentos e no comando do arcondicionado Bi-Zone. 

Os bancos das versões Griffe são revestidos em couro e tecido, aliando qualidade e esportividade, em perfeita harmonia com outros elementos do interior, que têm acabamento em tom marrom. O volante é revestido em couro e dispõe de um acabamento cromo fosco com a inscrição Peugeot

A iluminação branca dos equipamentos e mostradores combina com as cores claras das peças de acabamento da parte superior da cabine, criando um ambiente elegante e sofisticado. O interior do Peugeot 2008 oferece um bom número de porta-objetos, como os espaços nas portas laterais, o profundo compartimento situado em frente ao câmbio e o porta-luvas refrigerado. 

Peugeot 2008 oferece um teto de vidro panorâmico de 0,60 m2 de área útil, que proporciona aos ocupantes ótima luminosidade interna e uma ampla dimensão de espaço. É possível regular a entrada de luz no interior do veículo graças ao fechamento/abertura da cortina do teto, por meio de um comando elétrico no console central. 

Peugeot 2008 é dotado de um comportamento dinâmico de referência. A começar pela motorização. Em sua versão topo de gama, o crossover ganha o motor turbo THP Flex de 173cv e passa a ser o mais potente SUV do segmento, além de se tornar o primeiro modelo a vir equipado com um propulsor bicombustível de injeção direta com turbocompressor. No desenvolvimento desse motor, que tem classificação “A” no programa de etiquetagem do INMETRO, buscou-se um compromisso equilibrado entre desempenho e economia de combustível. 

Entre as alterações necessárias para a transformação do THP à gasolina – amplamente utilizado na gama Peugeot – em bicombustível está o remapeamento do calculador (central de gerenciamento eletrônico do motor). A nova calibração foi desenvolvida especialmente para atender às condições brasileiras e a preferência dos consumidores por motores que ofereçam boas retomadas de velocidade. 

A injeção direta e a utilização de uma bomba de alta pressão de 200 bar possibilitaram dispensar sistemas adicionais de aquecimento de combustível para a partida a frio. A taxa de compressão foi alterada de 10,5:1 para 10,2:1, atendendo plenamente aos novos parâmetros de funcionamento do motor. 

A presença de um novo sensor, de etanol, assegura a perfeita leitura do combustível utilizado para que o sistema desenvolva a estratégia adaptada às condições de rodagem. Outro destaque é a utilização de uma bomba de combustível pilotada, que se adapta às condições de utilização do motor, melhorando o desempenho e consumo. 

O resultado de toda essa tecnologia embarcada no motor é uma potência máxima de 173 cavalos de potência a 6.000 rpm quando abastecido com etanol. O torque máximo, de 24,5 kgfm, já aparece a 1.400 rpm, permanecendo constante até 4.000 rpm. Esta característica garante grande prazer ao dirigir, com retomadas ágeis e potentes, principalmente pelo fato de 16 kgfm já estarem disponíveis logo a 1.000 rpm. 

Associado ao motor THP, a caixa mecânica de 6 velocidades permite um equilíbrio perfeito entre esportividade, com as primeiras marchas mais curtas favorecendo as acelerações, e economia de combustível, com uma sexta marcha mais longa fazendo com que o motor trabalhe em uma rotação mais baixa em velocidades mais elevadas. 

Peugeot 2008 é também equipado com motor 1.6l 16V FlexStart, que dispõe do sistema que elimina o reservatório de gasolina para realizar a partida a frio. O propulsor, também classificação “A” no programa de etiquetagem do INMETRO, desenvolve 122 cavalos de potência a 5.800 rpm quando abastecido com etanol, e torque máximo de 16,4 kgfm a 4.000 rpm. Ao utilizar gasolina, a potência é de 115 cv a 6.000 rpm e 15,5 kgfm de torque. 

Nessa motorização, o crossover oferece duas opções de câmbio: uma caixa manual de cinco velocidades à frente e uma transmissão automática sequencial, a mais acessível do segmento, que possibilita a troca de marchas na própria alavanca do câmbio ou por meio de “paddle shift” na coluna de direção, ambas adaptadas a um estilo próprio de condução. 

Na versão equipada com câmbio automático, o condutor dispõe ainda do comando “eco”, que altera a lei de passagem de marcha para diminuir o consumo de combustível. Já as versões equipadas com as caixas manuais são equipadas com o GSI (Gear Shift Indicator), que indica eletronicamente no painel o melhor momento para troca de marcha, sempre tendo como objetivo a economia de combustível. 

Para obter uma síntese de alto nível entre conforto, estabilidade e dinamismo, o Peugeot 2008 passou por outras alterações considerando especificamente o modelo a ser comercializado no Brasil. Diferentemente do veículo europeu, o crossover produzido localmente possui um maior ângulo de entrada, de 22,2 graus. Os pneus têm medida igualmente maior (205 x 60 R16) e a suspensão, também ajustada, é 10 mm mais alta. 

Na dianteira, a suspensão é pseudo-McPherson e, na traseira, travessa deformável com molas e amortecedores especialmente regulados, assim como a direção eletronicamente assistida. Dessa forma, o condutor pode sentir o prazer de uma condução reativa ao mesmo tempo em que oferece todo o conforto aos seus passageiros. 

Patenteado pelo Grupo PSA Peugeot Citroën e proposto na motorização turbo THP Flex, o sistema Grip Control otimiza a tração do 2008 em condições de baixa aderência. Ele associa à altura livre do solo, de 20 cm, um sistema anti-derrapagem evoluído e pneus de uso misto (com tecnologia Fuel Saving, que proporcionam performance e economia de combustível). 

Polivalente e flexível, o Grip Control se adapta ao terreno agindo sobre as rodas dianteiras. O condutor pode, a qualquer momento, escolher entre os cincos modos de utilização disponíveis no seletor posicionado no console central: 

• O modo “Normal” é apropriado para condições de rodagem com um baixo índice de derrapagem, como no asfalto seco das ruas e estradas; 

• O modo “Neve” adapta instantaneamente a derrapagem de cada uma das rodas motrizes às condições de aderência. Assim que a velocidade do veículo atinge 50 km/h, o sistema entra em modo “Normal”; 

• O modo “Barro” permite circular com tranquilidade em solos escorregadios, como lama e grama molhada. Ele garante a partida do veículo nessas condições específicas transferindo o máximo de torque possível para a roda aderente. Agindo como um diferencial de deslizamento limitado (DGL), ele se adapta particularmente aos caminhos não pavimentados e fica ativo até 80 km/h; 

• O modo “Areia” mantém a derrapagem simultaneamente nas duas rodas motrizes para possibilitar a progressão em solo arenoso e limitar o risco de encalhar o veículo. Este modo funciona até 120 km/h e, em seguida, o sistema entra automaticamente em modo “Normal”; 

• O modo ESP Off oferece ao condutor a possibilidade de desligar totalmente o ESP e o Grip Control, até a velocidade de 50 km/h, administrando a tração com total autonomia. 

O Grip Control permite ampliar a esfera de utilização do Peugeot 2008 graças a uma motricidade reforçada em diferentes tipos de solo, sem acréscimo de peso. Na verdade, essas prestações normalmente requerem sistemas mecânicos e o Grip Control tem a vantagem de funcionar com o auxílio dos elementos eletrônicos que já equipam o veículo. 

A condução reativa e a facilidade de utilização vêm acompanhadas de um elevado nível de segurança. Assim, o motorista pode contar com o regulador / limitador de velocidade de série em todas as versões, além de inúmeros outros equipamentos. 

Todas as versões do Peugeot 2008 estão equipadas de série com sistemas de retenção eficazes: 

• Cinco cintos de segurança com três pontos de fixação: alerta sonoro e visual de afivelamento do cinto do condutor; na frente, os cintos têm pré-tensionadores e bloqueio de folga e atrás os cintos laterais e central têm bloqueio de folga; 

• Os dois airbags frontais protegem, em caso de choque frontal violento, o condutor e o passageiro dianteiro, a fim de limitar os riscos de traumatismo na cabeça e tórax. Para o motorista, ele está integrado no centro do volante; para o passageiro dianteiro, ele está dentro do painel de bordo acima do porta-luvas; 

• Os dois airbags laterais, em caso de forte choque lateral, são ativados com o objetivo de limitar os riscos de traumatismo entre a bacia e o ombro. Cada um deles está localizado dentro da armação do banco, voltado para a porta. 

• Freios a disco nas quatro rodas com ABS. 

E, para as versões Griffe e Griffe THP, ainda há os dois airbags de cortina (totalizando 6 airbags), que em caso de forte choque lateral, limitam o risco de traumatismo na lateral da cabeça do motorista e passageiros. Cada um deles está localizado entre a coluna A e a parte superior do habitáculo. 

• Associado ao Grip Control, o programa de estabilidade eletrônica (ESP) integra as seguintes funções: 

1. Anti-bloqueio de rodas (ABS): impede que as rodas travem, regulando a pressão exercida nos freios para se obter máxima eficiência na frenagem; 

2. Repartidor eletrônico de frenagem (REF): distribui a pressão de frenagem entre a dianteira e traseira; 

3. Assistência à frenagem de urgência (AFU): diminui o esforço necessário no pedal ao mesmo tempo em que aumenta a pressão nos freios; 

4. Anti-derrapagem de rodas (ASR): otimiza a tração para evitar que uma roda patine em um desnível ou em uma forte aceleração; 

5. Controle dinâmico de estabilidade (CDS): se for detectada uma perda de estabilidade na trajetória, o sistema age em uma ou mais rodas, freando-as ou acelerando o veículo para corrigir a estabilidade; 

6. Função Hill Assist: em aclives, mantém o veículo freado por dois segundos mesmo que o motorista não esteja pisando no pedal de freio para que ele saia com segurança. 

As funções ASR e CDS podem ser desconectadas pelo botão ou controle do Grip Control (ESP “off”). Elas se reconectam automaticamente quando a velocidade ultrapassa 50 km/h. 

Os faróis de neblina vêm equipados com a função “cornering”, ou seja, para aumentar a visibilidade noturna do motorista, eles acendem automaticamente na direção da curva em função do ângulo do volante. 

Com uma distância entre-eixos de 2,54m, o Peugeot 2008 oferece prestações internas de alto nível. Os passageiros traseiros dispõem de ótima habitabilidade tanto para as pernas quanto para a cabeça. O acesso ao porta-malas também é simples, com uma grande abertura retangular e altura de carga baixa em relação ao solo (apenas 60 cm). O banco modular 1/3-2/3 permite uma variação de volume de 355 a 1172 litros. Basta pressionar o comando situado na parte superior do encosto traseiro para rebater o encosto e o assento é automaticamente escamoteado. 

Em todos os lugares o passageiro dispõe de vários porta-objetos facilmente localizáveis com a ajuda das luzes de teto dianteiras: bolsa porta-objetos nas portas dianteiras, porta-luvas, espaço de arrumação e porta-latinha próximos à alavanca de câmbio, espaço de arrumação com tampa no console e bolsas nos encostos dos bancos dianteiros. No total, o volume dos porta-objetos atinge 24 litros. 

Peugeot 2008 será oferecido em três versões de acabamento: Allure e Griffe, ambas equipadas com o motor 1.6 l 16V Flex e transmissões manual e automática, Griffe THP, atrelada à caixa manual de seis velocidades. Além dos itens já citados, as configurações do modelo apresentam, entre outros equipamentos, os seguintes destaques: 


Allure 

Acabamento 

• Painel de instrumentos com moldura preto brilhante; • Moldura dos aeradores em cromo acetinado; • Maçanetas em cromo acetinado; • Freio de mão aviação injetado com lateral em cromo acetinado; 

Equipamentos 

• Sistema de alarme ultrassom; • Sensor de obstáculo traseiro; 
• Regulador de velocidade; • Farois de neblina; • Ajuste elétrico dos retrovisores; • Vidros elétricos dianteiros e traseiros. 

Griffe 

Acabamento 

• Painel de instrumentos com moldura cromo acetinado; • Moldura dos aeradores em cromo acetinado; • Maçanetas em cromo acetinado; 

Equipamentos 

• Revestimentos dos bancos em couro e tecido; • Sensor de obstáculo dianteiro; • Acendimento automático do farol e do limpador do para-brisa; • Rodas de 16 polegadas diamantadas; • Arcos cromados nos vidros. 

Griffe THP 

Acabamento 

• Manopla de câmbio em cromo acetinado com laterais preto brilhante; • Console central com fundo preto brilhante; • Pedaleiras e repouso do pé em alumínio; • Soleira de entrada das portas em inox. 

Equipamentos 

• ESP; • Hill Assist; • Grip Control; • Embelezadores do pára-choque cromados; • Retrovisores externos com capa cromados. 

Peugeot disponibiliza ainda uma grande gama de cores ao consumidor brasileiro, seis no total: branco banquise, branco nacré (perolizado), cinza aluminium, marrom dark carmin, preto perla nera e vermelho rubi. 

Com ações de Pós-Venda continuamente aprimoradas, a Peugeot propõe, para a chegada do 2008 ao mercado brasileiro, serviços de qualidade e com custos de manutenção bastante competitivos. Assim, o crossover apresenta benefícios como: 

• Três anos de garantia total; 

• Três anos de Peugeot Assistance: serviço de assistência exclusivo da marca, disponível gratuitamente em todo o país 24 horas por dia; 

• Pacotes de peças e serviços com preços fixados e mão de obra inclusa: o cliente irá pagar exatamente o mesmo valor pelo serviço em qualquer concessionária do país; 

• Revisões com preços fixos: os Peugeot 2008 equipados com motor 1.6 16V Flex apresentam o custo de R$ 372,00 para a revisão dos 10 mil km, R$ 600,00 para os 20 mil km, R$ 372,00 para os 30 mil, R$ 916,00 para os 40 mil, R$ 616,00 para os 50 mil e R$ 600,00 para a revisão de 60 mil km. 

Já a manutenção do v 2008 equipado com o motor THP Flex fica em R$ 426,00 para a revisão dos 10 mil km, R$ 704,00 para os 20 mil km, R$ 426,00 para os 30 mil, R$ 992,00 para os 40 mil, R$ 426,00 para os 50 mil e R$ 704,00 para a revisão de 60 mil km. 

Além de vir equipado com uma ampla lista de equipamentos de série em todas as versões, o Peugeot 2008 chega ao mercado com uma lista de acessórios completa e na medida para cada perfil de consumidor. Haverá, por exemplo, a opção de personalização interna, como as pedaleiras e soleiras de porta em alumínio, e externa, com os adesivos esportivos ou o revestimento cromado dos retrovisores. O cliente também poderá adquirir um módulo isotérmico com capacidade de 16 litros, que se posiciona sobre o banco do passageiro dianteiro ou no banco traseiro. Fixado com o cinto de segurança, o módulo permite conservar bebidas e alimentos quentes ou frios. 

Os acessórios também poderão ser adquiridos em três kit’s principais: 

• Kit Multimídia: totalmente integrado à central multimídia e comandos no volante que já equipam de série todas as versões do Peugeot 2008, o kit, o mais avançado do mercado, permite a conexão via wifi. Vem habilitado com GPS e traz adicionalmente câmera de ré, TV digital e espelhamento de celulares Miracast (Android) e AirPlay (iOS). Vem ainda com saídas para telas traseiras, estendendo a possibilidade de entretenimento para todos os passageiros; 

• Kit Mobilidade: possibilita o transporte de bicicletas no teto do Peugeot 2008 com rack’s especialmente desenvolvidos para o veículo. E conta também com a comodidade de instalação de engate de reboque com ponteira removível, para facilitar o transporte de bicicletas com suporte específico para engate; 

• Kit Automatização: desenvolvido para aumentar a comodidade, vem com o sistema de levantamento de vidros e fechamento da cortina do teto com função “um toque”, e fechamento automático total quando o veículo é trancado. 

Os acessórios estarão à disposição a partir de maio, mês de início de comercialização do Peugeot 2008, nas concessionárias da marca.

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