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Alpha Testes: O confortável Honda City EX

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Avaliamos o modelo que tem preço a partir de R$67.700,00

Texto e Fotos: Sérgio Dias

Em setembro de 2014 a Honda apresentou o City renovado, sua segunda geração no Brasil que apresentou mudanças no design, espaço interno e conjunto mecânico. O modelo ficou mais sofisticado e com um toque de esportividade. 

Disponível em quatro versões e preço a partir de R$53.900,00, tivemos a oportunidade de conhecer e avaliar a versão intermediária EX, que tem preço a partir de R$67.700. Entre os destaques estão as inovações tecnológicas, como o ar-condicionado digital com comandos touch screen e o acabamento, com detalhes cromados e em black piano no painel.

A versão é equipada com o motor 1.5 i-VTEC 16V FlexOne, que dispensa o tanque auxiliar de gasolina para partida a frio, pois aquece o combustível no próprio bico injetor, quando necessário. Esse propulsor de quatro cilindros e 16 válvulas gera 116 cavalos de potência quando abastecido com etanol e 115 cavalos de potência com gasolina. Também vem com a transmissão CVT com sete velocidades e paddle shift.

Seguindo a identidade visual da Honda, o City EX traz o conceito “Solid Wing Face”, evidenciado pelo conjunto frontal, com grade, faróis e para-choque integrados, proporcionando um perfil elegante e ao mesmo tempo esportivo. 

O capô recebeu dois vincos acentuados, assim como toda a lateral, o que confere mais robustez ao modelo. Na traseira, as lanternas foram alongadas e envolvem as laterais do carro. Um friso cromado no centro da tampa do porta-malas oferece um acabamento refinado ao conjunto e transmite um status premium ao novo sedã.

Baseado no conceito “Máximo para o Homem, Mínimo para a Máquina”, o City EX está ainda mais espaçoso e confortável em relação ao modelo anterior, possui acabamento sofisticado e alta tecnologia embarcada. 

Com a distância entre-eixos ampliada em 50 mm (2.600 mm) e o comprimento total em 55 mm (4.455 mm), o City EX passou a ter espaço interno equivalente aos sedãs de categoria superior.

Para o motorista e passageiro do banco dianteiro, a distância entre os ombros foi aumentada em 40 mm e o espaço da cabeça ao teto está 10 mm maior. Os passageiros do banco traseiro também contam com mais espaço para as pernas, com o aumento de 60 mm na distância para os bancos da frente e mais 70 mm no espaço para os joelhos. As bagagens e objetos podem ser facilmente acomodados no porta-malas, que teve o acesso ampliado em 20 mm e possui capacidade para 536 litros (incluindo o espaço inferior).

Para aperfeiçoar a ergonomia e evidenciar o alto padrão de sofisticação do City EX, o painel traz um novo design com detalhes cromados e em blackpiano. Os instrumentos, com fundo preto e iluminação azul, indicam velocidade, rotação do motor, posição de marcha, consumo médio, consumo instantâneo e autonomia.

Como destaque, o modelo traz ar-condicionado digital com comandos touch screen, inédito em um modelo fabricado no Brasil. Além dessa inovação, o sedã possui central multimídia com monitor de 5”, câmera de ré com três níveis (visão normal, com campo ampliado e de cima para baixo), oito alto-falantes, controle de áudio no volante, Bluetooth e entradas auxiliar, para USB e iPod/iPhone. 

Para acompanhar a evolução de todo o conjunto mecânico e aprimorar a dirigibilidade, o conforto e a segurança, a suspensão e os freios também passaram por alterações. Na dianteira, o sistema do tipo MacPherson tem nova geometria, recebeu componentes mais leves e agora conta com um batente hidráulico para reduzir o efeito “rebound” (ricochete) – evita o impacto da suspensão no final do curso ao sair de uma lombada, por exemplo. Na traseira, as principais mudanças foram a adoção de buchas hidráulicas e de um eixo de torção mais rígido.

Disponível nas cores Marrom Júpiter Metálico (inédito e exclusivo do modelo), Cinza Barium Metálico, Cinza Iridium Metálico, Prata Global Metálico, Branco Taffetá e Preto Cristal Perolizado, o City EX oferece três anos de garantia, sem limite de quilometragem.

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