Alpha Notícias: Parceria entre Ford e Alcoa busca um alumínio mais resistente
Empresas desenvolvem projetos de componentes de ligas mais maleáveis e leves
Texto e Fotos: Assessoria de Imprensa
A Ford Motor Company anunciou um acordo com o Grupo Alcoa para o desenvolvimento de novos componentes automotivos com ligas de alumínio de nova geração. Essa parceria está permitindo a criação de uma série de peças mais resistentes, maleáveis e leves, aprimorando o trabalho de design.
Como resultado inicial, a Ford vai usar o novo material, Micromill, em vários componentes da picape F-150 ano-modelo 2016, tornando-se a primeira fabricante a aplicar comercialmente esse avançado alumínio automotivo.
”A redução de peso permite oferecer veículos mais eficientes para os clientes.
”A redução de peso permite oferecer veículos mais eficientes para os clientes.
Hoje, a proposta da F-150 é ser a picape capaz de carregar e rebocar mais carga, acelerar e parar mais rápido que o modelo anterior, além de ser mais econômica no consumo de combustível”, diz Raj Nair, vice-presidente e diretor de Desenvolvimento do Produto Global da Ford. “A parceria com a Alcoa faz parte da nossa pesquisa contínua para a inovação nos nossos veículos.”
A tecnologia Micromill da Alcoa produz uma liga de alumínio 40% mais moldável que o alumínio automotivo usado atualmente. É o sistema de fundição e laminação de alumínio mais rápido e produtivo do mundo, combinando várias tecnologias. Enquanto um laminador tradicional leva cerca de 20 dias para transformar o metal fundido em bobina, o novo processo faz isso em apenas 20 minutos.
A maleabilidade do alumínio Micromill facilita a moldagem de formas intrincadas, como painéis internos de portas e para-choques. A maior resistência do material também permite o uso de folhas mais finas, sem comprometer a durabilidade.
“Ele é altamente diferenciado, com resistência, peso, maleabilidade e combinações de qualidade de superfície antes impossíveis”, diz Klaus Kleinfeld, presidente da Alcoa.
“Esse alumínio de alta tecnologia dá à Ford um material verdadeiramente de ponta que traz maior flexibilidade no design e melhor desempenho para os veículos, tornando os carros-conceito de amanhã uma realidade.”
A Ford pretende ampliar o uso do Micromill em vários componentes e plataformas de veículos. A expectativa é que a aplicação dessa liga nos carros da marca mais que duplique entre 2016 e 2017.
“O interior das portas é uma das partes mais difíceis na estampagem automotiva”, diz Peter Friedman, gerente global de Pesquisa e Engenharia Avançada da Ford. “A capacidade de produzir essa peça com a nova tecnologia é uma prova real de como esse processo pode beneficiar a indústria automotiva e a Ford em particular, aumentando a nossa capacidade de avançar no design e na eficiência para os clientes.”