Ford introduziu em suas fábricas essa lavagem nos veículos de sua frota
Texto e Fotos: Assessoria de Imprensa
A Ford tem metas agressivas de redução do consumo de água no Brasil e no mundo. Ela destaca uma de suas principais ações nesse sentido: introduziu em suas fábricas a lavagem a seco dos veículos de sua frota, realizada com produtos ecologicamente corretos, como cera e panos de microfibras, que são depois reciclados.
Esse método proporciona uma economia de aproximadamente 95% de água. É feito com materiais biodegradáveis que podem ser facilmente encontrados em lojas especializadas. Na parte externa, são utilizados cera e silicone, este aplicado nos plásticos, como a capa de retrovisor, por exemplo. Para caixas de roda e pneus, é recomendado o uso de ecodiesel e limpa-pneu, respectivamente.
Lavagem a seco
Esta é uma iniciativa que também pode ser feita em casa. Após aplicar os produtos no exterior do veículo, deve-se passar suavemente um pano de microfibra seco para espalhar o líquido e fazer a limpeza inicial, retirando o excesso com outro pano. Para o acabamento final, com o aspecto de encerado, deve-se utilizar um terceiro pano.
A sujeira dos pneus e caixas de roda pode ser removida por meio de escovação, para posterior aplicação de ecodiesel e limpa-pneu. Para a limpeza interna do veículo, como vidros e painel, um pano umedecido é suficiente. Caso o veículo esteja com muito barro, terra ou areia, a lavagem a seco não é recomendada, já que a pintura pode ser danificada.
É recomendado ainda deixar o automóvel aberto após a limpeza, evitando a umidade e a proliferação de fungos.
