Alpha Notícias: Renault equipa Captur com câmbio X-TRONIC CVT

Alpha Notícias: Renault equipa Captur com câmbio X-TRONIC CVT



Com motor 1.6 SCe, preço parte de R$84.900,00 

A Renault ampliou a linha Captur com a opção do câmbio X-TRONIC CVT, que proporciona ainda mais conforto aliado a economia de combustível. A transmissão está disponível no Captur 1.6 SCe nas versões Zen com preço a partir de R$84.900,00 e Intense com preço a partir de R$88.400,00. A marca acredita que as novas versões devem representar 60% das vendas do modelo.

O câmbio X-TRONIC CVT, continuamente variável e com a opção de seis marchas simuladas, garante um rodar suave e silencioso em velocidade de cruzeiro. O Renault Captur 1.6 SCe X-TRONIC CVT agrada aqueles que buscam conforto para os grandes centros urbanos e não abrem mão de economia. 

O câmbio CVT 

O CVT (Continuously Variable Transmission) oferece relações de marcha continuamente variáveis, ou seja, tem ‘marchas infinitas’. O maior diferencial em relação a um câmbio automático tradicional é a ausência de engrenagens. Como característica, este câmbio é econômico e permite aceleração contínua, sem trancos, o que dá a impressão de que o carro nunca troca de marchas.

Seu funcionamento acontece da seguinte forma: uma correia metálica liga duas polias com sulco em forma de “V” e largura variável. A primária, também conhecida como condutora, recebe o torque do motor, enquanto a secundária transmite ao diferencial. Cada polia tem dois cones que podem se afastar ou se aproximar por meio de um sistema hidráulico, diminuindo ou aumentando a largura do canal onde passa a correia. De acordo com a demanda do motorista, este afastamento ou aproximação dos cones aumenta ou reduz a velocidade do carro.

Quando os cones estão juntos, o canal fica mais estreito e o raio da polia aumenta. Em marcha reduzida, a polia primária apresenta um raio menor, enquanto a polia secundária fica com raio maior. Na medida em que o carro acelera, o movimento das polias se inverte e a relação de marcha fica maior. A distância entre as polias é fixa. Assim, o câmbio X-TRONIC CVT apresenta uma infinidade de marchas entre as menores e maiores relações.

Mais fotos


Deixe um comentário