Alpha Testes: Aceleramos os 354 cavalos do Audi SQ5
A Audi comercializa no Brasil três modelos de SUV: Q3, Q5 e Q7. Tivemos a oportunidade de conhecer e avaliar a versão SQ5 com o seu motor de 354 cavalos de potência. Por motivos de segurança, aceleramos o modelo dentro dos limites estabelecidos pela legislação, sem contudo deixar o prazer da sua condução de lado.
Embora a motorização seja destaque na versão, seu conjunto impressiona também pelo conforto. Seu interior conta com tons escuros e soleiras iluminadas mostram os logos exclusivos da linha S. Seu volante e assentos esportivos são revestidos de Alcantara e couro.
Seus faróis, lanternas e pacote de luzes internas contam com a tecnologia de LEDs. Para facilitar a vida do motorista, o Audi SQ5 conta com sistemas de assistência altamente tecnológicos, como o Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) – que pode assumir a direção do veículo em congestionamentos. Conta também com sistema que mantem o carro na faixa e assistente de estacionamento.
No Brasil, o Audi SQ5 é oferecido com rodas de liga leve de 20 polegadas, sistema Audi drive select, ar-condicionado automático de três zonas, bancos revestidos de Alcantara, Audi virtual cockpit, ACC com traffic jam assist, sensor de luz e chuva, teto solar panorâmico Open Sky, head up display, Auto hold, Parking assist, câmera de ré, keyless entry, Audi lane assist e ajuste de direção elétrico.
Na parte de entretenimento, o carro conta com sistema de som 3D da Bang&Olufsen, Audi smartphone interface, rádio MMI plus com navegação, Audi connect e Bluetooth.
Motor e transmissão
O Audi SQ5 tem motor V6 de 2.995 cm3 com potência máxima de 354 cavalos. Turbo, é fabricado em liga de alumínio, entrega 500 Nm de torque entre 1.370 rpm e 4.500 rpm. A aceleração de 0 a 100 km/h é cumprida em 5,4 segundos e a velocidade máxima é de 250 km/h, controlada eletronicamente.
Sua transmissão é a Tiptronic de oito velocidades. Quando o Audi drive select está em Auto, Efficiency ou Comfort, a transmissão automaticamente alterna para o modo roda livre no momento em que o motorista tira o pé do acelerador suavemente em velocidades entre 55 km/h a 160 km/h para aumentar a eficiência.
A tração permanente quattro contribui para uma dirigibilidade esportiva. Durante a condução normal, ela distribui a potência do motor com uma ligeira predominância para o eixo traseiro. Quando necessário, a potência é enviada para o eixo que exige maior tração. O controle seletivo de torque é ativado em todo tipo de superfície. Em curvas, o software freia levemente as rodas internas, mantendo o comportamento do carro neutro por mais tempo e permitindo uma dirigibilidade estável, precisa e ágil.
O Audi SQ5 tem 4.671 mm de comprimento, 1.893 mm de largura e 1.635 mm de altura. A distância entre-eixos é de 2.824 mm. O SUV tem peso em ordem de marcha de 1.945 kg, graças a uma mistura inteligente de materiais como alumínio e aços de alta resistência à tensão.
Os para-choques esportivos na dianteira e na traseira são complementados por entradas de ar com contornos fortes específicas da linha S, além do difusor com grade tipo colmeia. Outra característica da linha esportiva é a grade dianteira com lâminas duplas de alumínio e elementos contrastantes do acabamento no tom cinza fosco. Como toques adicionais, o logotipo S é usado em vários locais para identificar a versão.
O acabamento interno tem detalhes de alumínio escovado e o carro pode receber revestimento nas cores cinza ou preta. As borboletas para trocas de marchas também recebem acabamento de alumínio. Já os pedais e o apoio de pé são de aço inoxidável.
O banco traseiro tripartido tem ajuste do ângulo de encosto. A capacidade do porta-malas é de 550 litros, volume que pode chegar a 1.550 litros com o assento rebatido.