Connect with us

Alpha Notícias: Branco é a cor automotiva favorita pelo oitavo ano consecutivo

Published

on



Em segundo lugar está a cor preta com 18% e, na terceira posição, prata e cinza empatam com 12% 

A Axalta divulgou o 66º Relatório Global de Popularidade de Cores Automotivas que mostrou o branco na preferência dos consumidores em 2018, com 38%. Em segundo lugar está a cor preta com 18% e, na terceira posição, prata e cinza empatam com 12%.

“Nós observamos um aumento em relação às cores mais quentes, junto a combinações de cores com preto para desafiar a posição que o branco ocupa. Embora os neutros estejam liderando, há uma indicação de que as cores estejam retornando ao cenário automotivo. Azul é a cor mais popular fora dos neutros e corresponde a 7% do mercado. Laranja e bronze também estão ganhando interesse”, disse Nancy Lockhart, Gerente Global de Marketing de Cores da Axalta. 

Regionalmente, preto e cinza aumentaram significativamente. Na China, o preto saltou para 5%, Ásia (3%), Coreia do Sul e África (2%). Cinza vem ganhando território na África (3%) e na Europa (2%). 

Outros destaques do relatório: 

* Globalmente: a preferência pelo preto aumentou, especialmente na China (aumento de 5%). Regionalmente, o branco se destaca na Ásia (48%), África (43%) e América do Sul (42%). 

* América do Sul: o branco é favorito, com 42% – maior do que a média global. A predileção pelo vermelho caiu um ponto, ficando em 8%: trata-se da segunda região que mais aprecia a cor, depois da América do Norte (9%). 

* Ásia: mesmo com uma queda de 1% em relação ao relatório de 2017, amarelo/dourado é mais popular na Índia e na China, que também lidera com o número de veículos brancos – 58%. No Japão, o azul é visto como um tom ecologicamente correto e o favorito para carros esportivos. Mas os tons neutros ainda dominam o mercado japonês com 74% (35% brancos, 22% pretos, 12% pratas e 5% cinzas). Na Coreia, a preferência pelo preto aumentou em 2%. 

* Europa: a preferência pelo cinza subiu 2%. E 27% dos carros compactos/esportivos são brancos (25% sólidos e 2% perolados). 

* América do Norte: marrom/bege apresentou um crescimento de 2% ano após ano, o maior ganho para qualquer região. Já o branco corresponde a 23% dos veículos esportivos/compactos. Esse número vai para 33% em SUVs. 

* Rússia: A região onde marrom/bege é mais popular, com 9%. Na China, corresponde a 7%. 

* África do Sul: a popularidade do laranja subiu desde 2017, e 3.6% de todos os veículos estão na categoria “Outros”. 

Publicado desde 1953, o relatório da Axalta é o mais antigo e abrangente da indústria automotiva ao abordar as cores. Ele é compilado e projetado pelos especialistas em cores da Axalta do mundo todo e proporciona à indústria insights sobre a preferência dos consumidores.