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Coluna “Mecânica Online”: Fique esperto nas dicas com os pneus, rodas, suspensão e freios

admin by admin
11 de fevereiro de 2019
in Sem categoria
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Tarcisio Dias

A sua coluna Mecânica Online® vai abordar mais aspectos mecânicos com dicas e informações importantes sobre os pneus, rodas, suspensão e freios 

Os pneus possuem como finalidade calçar e suportar a carga do veículo, proporcionando segurança e conforto. Para cada veículo há um tipo de pneu apropriado. Isso evita má aderência e proporciona conforto e resistência ao transporte de carga e passageiros. 

Desgaste

O pneu deverá ter sulcos de, no mínimo, 1,6 milímetros de profundidade. A função dos sulcos é permitir o escoamento de água para garantir a perfeita aderência ao piso e a segurança, em caso de piso molhado; 

Deformações na carcaça

Veja se os pneus não têm bolhas ou cortes; 

Dimensões irregulares

Não use pneus de modelo ou dimensões diferentes das recomendadas pelo fabricante para não reduzir a estabilidade e desgastar os outros componentes da suspensão; 

Rodas

Um problema no rolamento lembra o barulho de uma turbina de avião e ocorre de acordo com a velocidade; 

Balanceamento das Rodas

Vibração forte no volante que aumenta de acordo com a velocidade, atinge um pico e diminui conforme o veiculo vai rodando mais rápido; 

Pneu cantando

Ocorre porque a geometria da suspensão está errada e necessita de alinhamento. Se o pneu canta facilmente em manobras curtas e curvas lentas, vai se desgastar muito cedo; 

Manutenção

• Calibre semanalmente, com os pneus frios e de acordo com a pressão indicada pelo fabricante do seu veículo; 

• Faça alinhamento e balanceamento a cada 10.000 km; 

• O rodízio de pneus também deve ser feito a cada 5.000 km; 

• Evite impacto com buracos ou guias e freado brusco: 

• Mantenha as válvulas sempre tampadas; 

• Evite excesso de carga. 

Cuidados com as rodas

Elas não devem estar tortas, amassadas, trincadas ou enferrujadas. 

Para comprar as rodas, procure lojas especializadas que ofereçam garantia e orientação técnica. 

Balanceamento

É o equilíbrio do conjunto pneu/roda, através de contrapesos. O desbalanceamento provoca vibrações no volante, desconforto ao dirigir, perda de tração e estabilidade, dificuldade em manter o veículo na trajetória, desgastes prematuros dos rolamentos, amortecedores, terminais de direção e desgastes prematuros dos pneus. 

Quando balancear? 

• A cada 10.000 km, ou quando sentir vibração no volante. 

• Ao desmontar o pneu do aro. 

Dica: calibrar os pneus semanalmente. 

Alinhamento

É a regulagem da posição das rodas, ajustadas em determinados valores para garantir conforto, segurança e estabilidade ao dirigir. 

Necessidade de realizar o alinhamento das rodas: 

• Desgastes prematuros das peças. Folgas. 

• Desgastes irregulares e prematuros dos pneus. 

• Estacionar apoiando rodas na guia. 

• Pancadas na roda causada por buracos. 

• Constantes trepidações em pavimentos irregulares. 

• Sensibilidade ao dirigir. 

Suspensão

Seu objetivo é controlar a estabilidade, trepidação e flutuação causadas pelo contato do conjunto pneus/rodas com o solo. 

Sem as peças fundamentais como amortecedores e molas não seriam possíveis amenizar o impacto das rodas com o solo, transmitindo desconfortos aos ocupantes do carro. 

Quando gastos, podem causar e perda de controle do veículo e seu capotamento, especialmente em curvas e nas frenagens. 

Dica: se o barulho for seco e constante em pisos irregulares, como terra batida e paralelepípedo, pode ser mau funcionamento de algum elemento isolante entre os materiais metálicos. Pode afetar a geometria da suspensão e provocar o desgaste excessivo dos pneus. 

Amortecedores

O amortecedor auxilia o trabalho das molas, limitando suas oscilações, reduzindo e impedindo as trepidações. 

Problemas causados por amortecedores em mau estado: 

• Saltos descontrolados das rodas; 

• Desgastes irregulares dos pneus; 

• Desgastes prematuros das peças da suspensão; 

• Perigo ao frear; 

Molas – A mola é o componente da suspensão que sustenta todo o peso do veículo. 

Problemas: 

• Danos ao amortecedor e demais peças da suspensão; 

• Desgastes prematuros dos pneus; 

• Falta de estabilidade do veículo; 

• Menor segurança. 

Obs.: As molas são trocadas aos pares. 

Freios – É um sistema que tem por finalidade controlar a moderação da velocidade, a parada e a imobilização do veículo quando estacionado. O sistema de freios é uma das partes vitais do veículo. Devidamente conservado e ajustado, garante uma frenagem segura sob as mais diversas condições de tráfego. 

Nos veículos com sistema ABS (central eletrônica que recebe sinais provenientes das rodas e gerencia a pressão no cilindro e no comando dos freios, evitando o bloqueio das rodas) verifique no painel, a luz indicativa de problemas no funcionamento. 

Os principais componentes do sistema de freios são: sistema hidráulico, fluido, discos e pastilhas ou lonas, dependendo do tipo de veículo. 

Veja as principais razões de perda de eficiência e como inspecionar: 

• Nível de fluído baixo: é só observar o nível do reservatório; 

• Vazamento de fluído: observe a existência de manchas no piso, sob o veículo; 

• Disco e pastilhas gastos: Verifique com um profissional habilitado; 

• Lonas gastas: Verifique com um profissional habilitado; 

Cuidados e manutenção – Verifique regularmente o nível do fluído de freio no reservatório/Pastilhas de freio. Lembre-se o tempo de troca, é uma vez ao ano. 

DICA – Um ruído bem agudo indica pastilhas de má qualidade. Um ruído de baixa frequência indica fim das pastilhas. Quando os elementos de atrito estão no fim, sua troca é necessária para evitar danos nos discos.
Tags: Coluna “Mecânica Online”Dália Comunicação EditorialFreiosJornal Alpha AutospneusRodasSérgio DiasSuspensão
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