Alpha Notícias: Porsche Cayenne ganha versão topo de linha com 680 cavalos
Turbo S E-Hybrid está disponível para encomenda no Brasil com preço a partir de R$946 mil
A Porsche apresentou a versão topo de linha do Cayenne: Turbo S E-Hybrid. O modelo híbrido plug-in tem 680 cavalos de potência com um motor V8 de quatro litros com 550 cavalos e um motor elétrico com 136 cavalos, integrado à transmissão Tiptronic S de oito velocidades – seu torque máximo do sistema é 900 Nm, disponibilizado logo acima da marcha lenta.
O modelo, que está disponível para encomenda no Brasil com preço a partir de R$946 mil, acelera de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos e atinge uma velocidade máxima de 295 km/h. O Cayenne Turbo S E-Hybrid pode rodar até 40 quilômetros sem nenhuma emissão local e o seu consumo, segundo o ciclo NEDC, é de 3,9 -3,7 l/100 km (combustível) e 19,6-18,7 kWh/100 km (eletricidade).
Velocidade de até 135 km/h usando apenas eletricidade
Como todos os Porsches híbridos plug-in, o novo modelo topo de linha da família Cayenne é também um dos veículos mais esportivos do segmento premium – não apesar de seu trem de força híbrido, mas devido a ele. No modelo Cayenne Turbo S E-Hybrid, o motor elétrico está localizado entre o motor V8 a combustão e a transmissão Tiptronic S de oito velocidades.
Os dois motores são interligados através de uma embreagem de separação dentro do módulo híbrido, batizada de Embreagem Atuadora Elétrica (Electric Clutch Actuator – ECA). No modo de condução E-Power, o motor elétrico pode, sozinho, impulsionar o veículo até uma velocidade máxima de 135 km/. Ele também pode ser usado nos outros modos, para gerar um aumento de potência adicional. Esses modos podem ser selecionados através do pacote Sport Chrono de série (Hybrid Auto, Sport e Sport Plus). A Porsche adotou essa estratégia de aumento de potência de sua experiência com o super carro esportivo 918 Spyder.
A bateria de íons de lítio é instalada sob o assoalho da área de carga e tem 14,1 kWh de capacidade. A bateria de alta voltagem pode ser totalmente carregada em 2,4 horas com o carregador de bordo de corrente alternada de série de 7,2 kW, utilizando uma tomada de 400 volts com fusível de 16 amperes. Usando uma tomada de corrente doméstica convencional, com 230 volts e 10 amperes, o processo de carga leva seis horas. O processo de carga também pode ser programado através do Porsche Communication Management (PCM – gerenciamento de comunicações) ou do aplicativo Porsche Connect (para smartfones e Apple Watch).
Sistema de estabilização de rolagem, suspensão a ar e freios de cerâmica de série
O Cayenne Turbo S E-Hybrid vêm com um amplo equipamento de série montado na fábrica. A lista inclui o sistema de estabilização de rolagem Controle Dinâmico do Chassi (Porsche Dynamic Chassis Control – PDCC), o bloqueio do diferencial traseiro com Vetoreamento de Torque (Porsche Torque Vectoring Plus – PTV Plus), sistema de freios de alto desempenho de composto de cerâmica (Porsche Ceramic Composite Brake – PCCB), rodas de liga leve de 21 polegadas com design Aero incluindo extensões dos arcos das rodas na cor da carroceria, direção assistida Power Steering Plus e o pacote Sport Chrono.
A suspensão pneumática adaptativa de três câmaras, incluindo o sistema de Gerenciamento Ativo (Porsche Active Suspension Management – PASM), assegura o amplo espectro da típica dinâmica de condução da Porsche, juntamente com uma rodagem confortável. Rodas de liga leve com até 22 polegadas e eixo traseiro esterçável também estão disponíveis, como opcionais extras.