Alpha Notícias: Porsche apresenta a versão de “entrada” do Taycan
Modelo tem autonomia de até 463 quilômetros e está previsto para chegar em 2020 no Brasil
A Porsche apresentou a terceira versão Taycan: a 4S. Ela estará disponível com dois tamanhos de baterias e entrega até 530 cavalos com a bateria Performance ou, com a bateria Performance Plus, até 571 cavalos.
Assim, após o Taycan Turbo S e o Taycan Turbo, o Taycan 4S passa a ser o novo modelo de entrada na série. A bateria Performance com um só nível e capacidade total de 79,2 kWh é equipamento de série. A bateria Performance Plus com dois níveis, já conhecida do Taycan Turbo S e do Taycan Turbo, é oferecida como opcional. A capacidade dela é de 93,4 kWh.
O Taycan 4S acelera da imobilidade até 100 km/h em quatro segundos. A velocidade máxima também é de 250 km/h. A autonomia é de até 407 quilômetros com a bateria Performance e de até 463 quilômetros com a bateria Performance Plus (nos dois casos, de acordo com o WLTP) – o valor mais alto da atual linha Taycan. A capacidade máxima de carga (pico) é de 225 kW (bateria Performance) ou 270 kW (bateria Performance Plus).
Máquinas inovadoras e desempenho dinâmico
Aceleração de tirar o fôlego, força de tração típica de carros esporte e uma impressionante potência disponível continuamente – o novo modelo 4S também apresenta essas fortes características do Taycan. O motor síncrono permanentemente ativado do eixo traseiro tem um comprimento ativo de 130 milímetros e, assim, é exatamente 80 milímetros mais curto do que o componente de impulsão correspondente presente no Taycan Turbo S e no Taycan Turbo. O inversor com pulso controlado usado no eixo dianteiro no Taycan 4S opera com até 300 amperes e o inversor do eixo traseiro, com até 600 amperes.
Com dois motores síncronos permanentemente ativados nos eixos dianteiro e traseiro – em outras palavras, tração nas quatro rodas – além de uma transmissão de duas velocidades no eixo traseiro, a arquitetura de propulsão compreende os mesmos diferenciais técnicos principais de seus modelos-irmãos. O mesmo ocorre com o gerenciamento inteligente de carga e a exemplar aerodinâmica. Com um Cd de 0,22, a aerodinâmica faz uma importante contribuição ao baixo consumo de energia e, assim, à grande autonomia. O design exterior claro e purista com DNA da Porsche DNA também é exclusivo do Taycan, assim como o design interno único, com uma larga faixa de display no painel.
Design exterior purista, com DNA da Porsche
Com seu design claro e purista, o Taycan indica o começo de uma nova era. Ao mesmo tempo, ele mantém o inconfundível DNA de design da Porsche. Visto de frente, ele parece especialmente largo e baixo, com para-lamas fortemente destacados. A silhueta é dominada pela linha de teto esportiva que desce na direção da traseira. As seções laterais altamente esculturadas também são características. A cabine esguia, a coluna C deslocada para dentro e os ombros proeminentes dos para-lamas resultam numa traseira fortemente realçada, típica da marca. Também há elementos inovadores, como o logotipo da Porsche com efeito vítreo, que foi integrado à barra luminosa na traseira.
Os elementos diferenciados do Taycan 4S em comparação com o Turbo e o Turbo S incluem as rodas Taycan S Aero de 19 polegadas otimizadas aerodinamicamente e as pinças de freios pintadas de vermelho. O avental dianteiro com nova geometria, saias laterais e o difusor traseiro em preto garantem uma diferenciação visual ainda maior. Faróis em LED, incluindo o Porsche Dynamic Light System Plus (PDLS Plus – sistema de iluminação dinâmica) são equipamento de série.
Design interno único, com larga faixa de display
O cockpit também sinaliza o início de uma nova era, com sua estrutura objetiva e uma arquitetura completamente nova. O conjunto de instrumentos curvo e destacado é o ponto alto do painel. Ele mostra um claro foco no eixo de visão do motorista. Um display central de informação e entretenimento com 10,9 polegadas e um mostrador opcional para o passageiro são combinados para formar uma faixa de vidro integral com aparência de um painel negro.
O Taycan 4S vem de série com um interior parcialmente em couro, assim como bancos dianteiros conforto com ajustes elétricos de oito posições.
Com o Taycan, a Porsche oferece pela primeira vez um interior totalmente sem utilização de couro. Os interiores feitos de materiais reciclados inovadores reforçam o conceito sustentável do carro-esporte elétrico.
Sistemas de chassis com interconexão centralizada
A Porsche utiliza um sistema de controle central interconectado para o chassi do Taycan. O Controle de Chassis Porsche 4D integrado analisa e sincroniza o comportamento de todos os sistemas do chassi em tempo real. O Taycan 4S traz de série a suspensão pneumática adaptativa com tecnologia de três câmaras, que inclui o controle eletrônico dos amortecedores PASM (Porsche Active Suspension Management – gerenciamento ativo da suspensão).
O Taycan 4S tem pinças de freios fixas com seis pistões no eixo dianteiro com discos de freios de ferro fundido ventilados internamente. O diâmetro dos discos de freios é de 360 milímetros no eixo dianteiro e 358 milímetros no eixo de trás. No eixo traseiro, são usadas pinças de freios com quatro pistões. As pinças do sistema de frenagem são pintadas de vermelho.

You must be logged in to post a comment Login