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Alpha Serviços: Proprietários de veículos passam a receber aviso de recall pelo celular

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Funcionalidade já está disponível para mais de 30 montadoras

Uma nova funcionalidade desenvolvida pelo Serpro para o Denatran avisa os proprietários de veículos diretamente pelo celular sobre recall pelas montadoras.

“Utilizando a base de dados do Denatran, o sistema de recall identifica a localização do proprietário do veículo e possibilita que sejam realizados chamamentos, priorizando diferentes regiões do país. Há problemas com air bag, por exemplo, que ocorrem com mais frequência em lugares úmidos, como no litoral ou a Região Norte do Brasil. Com essa informação, a montadora pode aumentar seu estoque de determinada peça para essas localidades”, explica Diego Migliavacca, gerente do Departamento de Negócios Soluções de Gestão de Trânsito do Serpro.

Os avisos de recall já estão sendo enviados eletronicamente pela Carteira Digital de Trânsito (CDT), aplicativo que reúne a CNH e o CRLV digitais, e pelo Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), app que envia e permite o desconto de multas de até 40% pelo celular. Mais de 30 montadoras de veículos de todo o país já disponibilizam o serviço para o cidadão.

As notificações de recall informa sobre o defeito, as características do veículo e a situação do atendimento, além de indicar a data do registro e de comunicação do recall. Dessa forma, o proprietário do veículo pode comparecer a concessionária mais próxima para a realização do serviço, que é gratuito e garantido pelo Código de Defesa do Consumidor.

De acordo com o Denatran, existem cerca de 10 milhões de recalls registrados no Brasil e, em média, apenas 43% desses chamados são atendidos pelos proprietários dos veículos. A expectativa é de que, com o aviso do recall enviado pelos aplicativos, esse percentual diminua significativamente.

“Recebi o aviso do recall no meu próprio celular de forma muito prática e ágil. É uma tranquilidade muito grande saber que serei acionado via celular quando meu carro precisar fazer algum reparo. Isso garante maior segurança pra mim e para outros motoristas, já que deixar de atender a um recall pode ocasionar um acidente”, ressaltou Sérgio Santana de Melo, proprietário de um veículo da marca Toyota.

Para os proprietários de veículos que ainda não possuem os aplicativos CDT e SNE, serão enviados avisos de recall por e-mail e correspondência. “Como nem todos possuem a CDT e o SNE em seus dispositivos móveis, o Serpro vai enviar aviso de recall por e-mail e carta. Mas receber pelos aplicativos é muito mais prático para o cidadão”, destaca o gestor da solução no Serpro, Isidro Monteiro. 
Todos ganham 

Os motoristas não são os únicos a se beneficiar com a novidade do serviço de aviso de recall. As montadoras de veículos também ganham com a possibilidade de poder melhor gerenciar seus estoques de acordo com a necessidade de realização dos recalls.