Connect with us

Alpha Notícias: ZF quer transformar oportunidades de dados comprovadas em ofertas de produtos e serviços

Published

on



Data Venture Accelerator fornece um modelo operacional para amadurecer os negócios incubados 


Big Data está se tornando rapidamente a nova moeda dos negócios globais. Aproveitar o poder dos dados em produtos e serviços tangíveis que fornecem valor tanto para os vendedores do mercado como para os consumidores finais, junto com outras entidades, como governos, educadores e provedores de serviços, tem um enorme potencial e promete tornar a mobilidade do futuro mais eficiente, segura e conveniente para todos.

“A ZF teve grande sucesso inovando valiosas iniciativas digitais e de dados e agora queremos expandi-los como ofertas de negócios escaláveis. Com o Data Venture Accelerator, desenvolvemos um modelo operacional que permitirá que essas iniciativas se traduzam de maneira mais rápida e eficaz em ofertas de produtos que atenderão às necessidades de nossos clientes e da sociedade”, afirma Dr. Dirk Walliser, vice-presidente executivo corporativo de P&D, inovação e tecnologia.

A ZF possui negócios baseados em dados nas áreas de telemática para caminhões e reboques, além de energia eólica. Estes são dados que já estão impulsionando a mobilidade do futuro e a ZF está pronta para enfrentar os desafios do desenvolvimento e implantação de negócios de dados com seu novo Data Venture Accelerator, um hub global de empreendimentos dentro da organização de inovação e tecnologia da ZF. Ele está sendo criado para expandir produtos que mostraram valor e viabilidade tecnológica com sucesso, desde Prova de Conceitos Inovadores a Produtos de Dados Maduros. Transformar e amadurecer empreendimentos que se mostraram promissores em negócios é o objetivo do Data Venture Accelerator. 

Existem três elementos principais no Data Venture Accelerator:

Venture “Speedboats” – equipes independentes, autônomas e multidisciplinares estabelecidas exclusivamente para acelerar o negócio de dados incubados para o mercado. Os empreendimentos são administrados como start-ups e administrados com governança semelhante ao de Venture Capital. 

Centros de Excelência em Data Business (CoE) – recursos especializados para garantir a aplicação consistente de processos, métodos e ferramentas para cada uma das “Speedboats”. 

Joint Market Team – equipe composta por especialistas em mercado de dados dedicados e voltados para o produto da ZF, que trabalharão de forma colaborativa para atender às necessidades de clientes novos e existentes. 

Dr. Dirk Walliser vê o Data Venture Accelerator como um contribuidor importante para o futuro da ZF: “A ZF é capaz de gerar valor agregado e receita para seus clientes com soluções de dados digitais ponta a ponta e eles verão mais ofertas de produtos e serviços de dados de ZF resultantes do Data Venture Accelerator. À medida que desenvolvermos maior proficiência em negócios baseados em dados, a ZF terá experiência que atenderá de forma cada vez mais eficaz às necessidades de dados do cliente e do setor ”. 

Usando dados existentes de forma inteligente 

À medida que mais e mais componentes em veículos são equipados com sensores e se tornam componentes “inteligentes”, os próprios veículos se tornam uma enorme fonte de dados – pois os sensores coletam dados por design. Esses dados podem ajudar a tornar a mobilidade mais segura, eficiente e conveniente. E isso também dá origem a novos modelos de negócios. Tornar os dados economicamente viáveis para os clientes é um dos objetivos da ZF. Valor não é mais criado apenas pelo desenvolvimento, venda e fabricação de um produto, mas pode ser monetizado ao longo de seu ciclo de vida separadamente do hardware. Ao monetizar os dados, os clientes podem aumentar seus ganhos e fortalecer sua posição em um mercado cada vez mais competitivo. 

A ZF, como fornecedora de sistemas com competência em software e dados, já criou um ecossistema inovador para esse propósito – e o Data Venture Accelerator ajudará a acelerar os negócios baseados em dados.