• Login
No Result
View All Result
Alpha Autos
  • Notícias
  • Esportes
  • Motos
  • Testes
  • Pesados
  • Serviços
  • Geral
  • Outros
  • Contato
  • Notícias
  • Esportes
  • Motos
  • Testes
  • Pesados
  • Serviços
  • Geral
  • Outros
  • Contato
No Result
View All Result
Alpha Autos
No Result
View All Result
  • Notícias
  • Esportes
  • Motos
  • Testes
  • Pesados
  • Serviços
  • Geral
  • Outros
  • Contato

Alpha Testes: Como uma bússola, Jeep Compass sabe o caminho da liderança

admin by admin
25 de fevereiro de 2022
in Sem categoria
Share on FacebookShare on Twitter

SUV é oferecido em sete versões com preço a partir de R$ 165 mil


Texto: Sérgio Dias
Fotos: Divulgação e Sérgio Dias

O Jeep Compass foi líder absoluto de emplacamentos em 2021 no segmento: foram 70.923 unidades durante o ano passado de um veículo que tem a versão de entrada com preço na casa dos R$ 165 mil. Se fosse uma marca e não um modelo de veículo, seria a 9ª mais vendida do Brasil, deixando para trás marcas tradicionais como Nissan, Ford, Peugeot, Citroën, Mitsubishi e outras.

Tivemos a oportunidade de conhecer e avaliar a versão S T270, topo e mais cara da linha Jeep Compass com preço a partir de R$ 217, que por ser a mais completa do modelo não possui equipamentos opcionais e entrega muito conforto em todas as situações, no asfalto e inclusive em situações off-road.


A versão S T270 é equipada com o novo motor T270, que tem o maior torque e maior potência entre os propulsores flex produzidos no Brasil e transmissão automática de seis velocidades. Com potência máxima de 185 cavalos quando abastecido com etanol, ele leva o Compass de 0 a 100 km/h em apenas 8,8 segundos e tem nota A de consumo pelo Inmetro.

A falta de uma opção de motorização híbrida tira pontos do modelo, já que seu principal concorrente, o Toyota Corolla Cross, oferece. Por outro lado, a fabricante japonesa não tem a oferta de uma eficiente motorização turbo flex e o Jeep Compass é o único que conta com opção do diesel em seu segmento.


Embora não tenha tração 4×4, o Jeep Compass S T270 é equipado com o Traction Control +, um sistema de controle de tração que atua em condições em que o veículo tenha piso de baixa aderência com o solo em uma das rodas, como é mais comum de ocorrer em situações off-road, uma boa vantagem frente aos seus principais concorrentes.

Esse sistema aplica torque de frenagem na roda que está escorregando e transfere, pelo diferencial, o torque para outra roda que esteja em contato com o piso. Para habilitar a função, que utilizamos na subida da Pedra Grande, pico rochoso localizado na cidade de Atibaia/SP, bastou pressionar a tecla ASR OFF no painel.

A aventura acima foi facilitada pelo fato de o modelo ter ângulo de entrada de até 21,5°, possibilitando mais conforto e capacidade de vencer obstáculos cotidianos como buracos, canaletas e trechos off-road.


Outro recurso de destaque na versão é o modo Sport, que ao ser ativado é possível selecionar uma calibração diferenciada, com trocas de marchas mais rápidas que passam a ser realizadas em rotações mais altas. Isso torna a resposta do acelerador mais ágil e a direção fica mais firme, proporcionando uma experiência de condução e uso dos 185 cavalos de potência do modelo numa pegada mais esportiva.

Seu design também se destaca quando comparado aos Toyota Corolla Cross, com o abafador do escapamento muito baixo e exposto na traseira e o Volkswagen Taos, que tem sua beleza, mas se identifica como um mini-Tiguan. Seus faróis são em Full LED com assinatura em LED e os de neblina contam com a mesma tecnologia, o que garante mais segurança ao dirigir à noite, por exemplo.

Sua central multimídia tem tela de 10,1” Full HD e apresenta navegação embarcada e espelhamento para Android Auto e Apple CarPlay através de conexão sem fio, o que não é novidade nem exclusividade do modelo.

Além disso, recebeu a plataforma de serviços conectados da Jeep, a Adventure Intelligence by Jeep Connect, que traz localizador de estacionamento e de posto de combustível através da central multimídia, Send & Go para pesquisa de algum ponto de interesse, como restaurantes, estacionamentos e outros estabelecimentos, Last Mile Navigation, recurso permite ao usuário enviar do sistema de navegação para o aplicativo móvel o último endereço salvo e o remote Start, que possibilita ligar o modelo pelo celular ou por dispositivos com assistente de voz, como a Alexa.


A versão ainda é equipada com direção autônoma, controle de velocidade adaptativo (ACC), alerta de colisão com frenagem automática (FCW), alerta de mudança de faixa (LDW), Park Assist e farol alto automático (AHB).

E para ampliar a segurança, o Jeep Compass S T270 conta também com frenagem de emergência para pedestres, ciclistas ou motociclistas, detector de fadiga do motorista e rconhecimento de placas, que por meio da câmera frontal reconhece as placas de velocidade nas vias e informa o motorista através do painel de instrumentos.

Além das tradicionais bolsas de ar frontais para motorista e passageiros, a versão traz também os airbags laterais e de cortina, o que proporciona ainda mais segurança para seus ocupantes e outro adicional para os joelhos do motorista.

Uma função que é muito útil para quem está com as mãos carregadas para encher o porta-malas é aquele conhecido movimento do pé por baixo do para-choque traseiro, que através de um sensor detecta a presença e aciona o sistema.

Completam a lista de equipamentos do Jeep Compass S T270 teto solar elétrico e panorâmico Command View, forro do teto em preto, pintura das partes plásticas na cor da carroceria, som premium Beats, banco elétrico do passageiro e tomada auxiliar 127 volts.


Ele está disponível nas novas cores Cinza Sting, Branco Polar, Prata Billet, Marrom Deep, Verde Recon, Preto Carbon e Azul Jazz. No acabamento interno as cores são Preto, Marrom Arizona e Cinza Steel.

Tags: 2022Alpha TestesBlog Alpha LazerBlog Ideias e DebatesDália Comunicação EditorialJeep CompassJornal Alpha AutosJornal BLEH!Sérgio Dias
Previous Post

Alpha Notícias: Stellantis deixa motorizações da linha Fiat Toro 2022 mais eficientes

Next Post

Alpha Notícias: Porsche Macan ganha versão com precisão de ajuste e equipamentos exclusivos

admin

admin

Next Post

Alpha Notícias: Porsche Macan ganha versão com precisão de ajuste e equipamentos exclusivos

Please login to join discussion
  • Notícias
  • Esportes
  • Motos
  • Testes
  • Pesados
  • Serviços
  • Geral
  • Outros
  • Contato
Copyright © desde 2008, Alpha Autos - Conta com o apoio de Portal Hortolândia.

Copyright © desde 2008, Alpha Autos - Conta com o apoio de Portal Hortolândia.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Notícias
  • Esportes
  • Motos
  • Testes
  • Pesados
  • Serviços
  • Geral
  • Outros
  • Contato

Copyright © desde 2008, Alpha Autos - Conta com o apoio de Portal Hortolândia.