Connect with us

Motos

Alpha Motos: Ducati e Poltrona Frau revelam a edição limitada e numerada XDiavel Nera

Published

on



São 500 unidades caracterizadas por uma elegante pintura “Black on Black” e por um assento especial personalizável feito de Pelle Frau


A parceria entre dois embaixadores da marca Made in Italy no mundo como Ducati e Poltrona Frau levou à criação de um projeto fascinante: a XDiavel Nera.

“A XDiavel Nera resume perfeitamente os valores que unem Ducati e Poltrona Frau. É uma motocicleta única com uma identidade inconfundível, uma esplêndida expressão da excelência do Made in Italy”, explica Andrea Ferraresi, Diretor do Centro Stile Ducati.


O projeto XDiavel Nera nasce dos valores partilhados pelas duas empresas: a paixão pelo design, a tradição artesanal, a utilização de tecnologias de ponta e a aptidão para a inovação. O resultado é uma motocicleta única em seu caráter e estética, que comunicam o design italiano, e será produzida uma edição numerada, limitada a 500 unidades.

Poltrona Frau é uma empresa líder em móveis de alta qualidade e embaixadora da excelência italiana em todo o mundo. A colaboração com a Ducati, introduzida com o projeto Ducati Scrambler Club Italia, beneficia da experiência adquirida ao longo dos anos pela área Interiors in Motion da Poltrona Frau. A Unidade de Negócios Interiors in Motion é especializada na criação, construção e fornecimento de interiores de couro diferenciados nos setores automotivo premium, aviação, transporte ferroviário e navegação offshore.


“É uma grande satisfação pelo trabalho realizado em conjunto com a Ducati na XDiavel Nera. Estamos orgulhosos de fazer parte deste projeto 100% italiano que nos fascinou desde o início e nos deu a oportunidade de demonstrar mais uma vez nosso know-how e nossa capacidade de projetar em projetos de co-design, combinando inovação e habilidade”, diz Giovanni Maiolo, Diretor da Unidade de Negócios Poltrona Frau Interiors in Motion.

A nova XDiavel Nera é caracterizada pela decoração “Black on Black” em que se alternam porções de preto brilhante e fosco. Essa pintura torna a XDiavel ainda mais esportiva e também se reflete num capacete jet que os proprietários do XDiavel Nera podem encomendar junto com a moto. A moto também é enriquecida por alguns detalhes de estilo que valorizam sua estética, como as pinças de freio e tampas do cabeçote na cor Ducati Red e os aros forjados aligeirados e totalmente usinados, pintados em preto brilhante.

A parte mais reconhecível do XDiavel Nera é o assento especial feito de Pelle Frau®: um couro natural macio selado à mão, resultado de anos de pesquisa da Poltrona Frau. Está disponível em 5 cores diferentes (Siam Red, Steel Blue, Cemento, India e Selva) e é personalizada com uma série de “X” gravados através de um sofisticado processo a laser, que lembram o nome da moto.

A Ducati XDiavel é uma moto com uma personalidade marcante que aposta fortemente no conceito de individualização. Neste projeto, a possibilidade de personalização é expressa através da escolha da cor preferida para o assento, ao qual se acrescenta um assento conforto mais amplo e um encosto, também em couro Pelle Frau®, adequado para viajar a dois sem sacrificar o estilo.

A XDiavel é o resultado de um cruzamento entre dois universos aparentemente diferentes e distantes. Por um lado, o ritmo relaxado em baixa velocidade típico do mundo Cruiser e, por outro, a pilotagem esportiva e o desempenho emocionante da Ducati. A expressão perfeita dessa mistura é dada pelas características do motor Testastretta DVT 1262 que, em combinação com a transmissão final por correia, garante entrega suave em baixas rotações e uma curva completa até as rotações mais altas. A Testastretta DVT 1262, claramente visível no centro da moto, na configuração Euro5, entrega uma potência máxima de 160 cv a 9.500 rpm e um torque máximo de 13,0 kgm a 5.000 rpm.

O chassis da moto, a altura reduzida do assento em relação ao solo (755 mm) e a posição avançada dos pedais foram concebidos para oferecer uma grande facilidade de condução e conforto ao viajar a baixa velocidade em total relaxamento e, ao mesmo tempo, máxima diversão em pilotagem esportiva. A combinação da estrutura tubular em treliça de aço, das suspensões dianteira e traseira e das dimensões do chassi permite agilidade e controlabilidade do eixo dianteiro, garantindo uma dirigibilidade surpreendente.

A XDiavel Nera está equipada na parte traseira com um pneu de 240 mm de largura montado em um aro com um canal de 8” que torna a moto facilmente reconhecível de qualquer ângulo, tornando-se um elemento de estilo altamente diferenciado. O perfil particular do pneu também permite um ângulo de inclinação máximo de 40°, um valor impensável para uma motocicleta desse tipo. O sistema de travagem é potente e modular e está equipado, como toda a gama Ducati, com ABS Cornering. Na dianteira, apresenta pinças monobloco M50 Brembo e dois discos de 320 mm, enquanto na traseira encontramos um único disco de 265 mm.

O sistema de iluminação é full-LED com um sistema de luz diurna DRL na frente que é facilmente reconhecível e de grande impacto visual. A XDiavel Nera está equipada com a Unidade de Medição Inercial (IMU) da Bosch que, ao medir dinamicamente os ângulos de rotação e inclinação, bem como a velocidade das variações de configuração relativas, fornece as informações ao ABS Cornering. Este sistema, juntamente com o Ducati Traction Control (DTC), Riding Modes, Cruise Control e Ducati Power Launch (DPL), fazem da XDiavel Nera uma motocicleta tecnologicamente avançada, de alto desempenho e segura. O equipamento eletrônico é completado pelo painel de dois níveis com tela TFT de animação colorida e key-on dedicado, além do sistema viva-voz, para poder usar a motocicleta com a chave no bolso ou na bolsa.

A individualização da XDiavel também inclui uma ergonomia totalmente personalizável graças às pedaleiras ajustáveis ​​em três posições, ou através da escolha de acessórios Ducati Performance que melhor se adaptam às suas necessidades, incluindo guiador de diferentes formas e pedaleiras traseiras em comparação com os padrões ou localizados centralmente.

A XDiavel Nera já pode ser encomendado com o assento na cor preferida e estará disponível nas concessionárias da rede Ducati a partir de março de 2022. Ele se encaixa na linha Ducati XDiavel ao lado do essencial XDiavel Dark e do esportivo XDiavel S.