Connect with us

Alpha Notícias: ZF ultrapassa produção de 200 milhões de unidades do freio de estacionamento elétrico

Published

on



Tecnologia iniciou a tendência de eletrificação dos sistemas de frenagem e é precursora dos sistemas completos de freio a fio


A ZF produziu sua unidade EPB – Electric Park Brake ou Freio de Estacionamento Elétrico de número 200 milhões e foi a primeira empresa no mundo a atingir esse marco.

“O EPB é uma grande história de sucesso e hoje reconhecemos os engenheiros, projetistas e funcionários que produzem essa tecnologia em todo o mundo, incluindo Europa, Américas e Ásia. O EPB é um testemunho da busca incansável pela inovação. A ZF já era líder global no mercado de freios de fundação no início dos anos 2000, mas procurou transformar uma função de freio de serviço puramente mecânico em muito mais. Hoje, a tecnologia é apresentada em muitos dos veículos mais populares do mundo, desde carros de passeio até picapes e veículos utilitários esportivos”, comentou Manfred Meyer, vice-presidente sênior de Segurança Ativa da ZF.


A invenção do freio motor on-caliper EPB ocorreu há mais de 20 anos e hoje está em sua sexta geração e se traduz na verdadeira personificação de um sistema mecânico inteligente. O Grupo também produziu mais de 500 milhões de suas primeiras unidades de freio de estacionamento integrado (IPB) do mercado. O IPB incorpora um mecanismo de freio de estacionamento totalmente integrado na pinça traseira e preparou o terreno para a introdução do EPB.

O EPB é notável em sua capacidade de oferecer benefícios como maior economia de combustível devido à redução de peso no sistema de freios. É um excelente exemplo da eletrificação de sistemas mecânicos, permitindo a integração e funções avançadas quando combinado com outros sistemas de veículos, além de ter sido o primeiro passo importante para a eletrificação dos sistemas de frenagem. A tecnologia também ajuda a aumentar a segurança do motorista, permitindo paradas de emergência antibloqueio de duas rodas com total e conveniência e conforto ao motorista, pois o sistema é ativado pelo toque de um botão.

Além de fornecer a funcionalidade do freio de estacionamento, o EPB é uma parte totalmente integrada do sistema de freio com recursos como atuação dinâmica, detecção de desgaste das pastilhas de freio e oferece degradação reduzida associada a sistemas mecânicos.

A ZF oferece uma variedade de soluções de freio de estacionamento, incluindo o freio de estacionamento integrado até sistemas EPB completos, incluindo EPB padrão, EPBi, que elimina a necessidade de uma Unidade de Controle Eletrônico – ECU separada, pois está integrada ao sistema de controle eletrônico de estabilidade e EPB para eixos dianteiros, que é mais adequado para segmentos de veículos menores.

“À medida que avançamos para níveis cada vez mais altos de segurança avançada, direção automatizada e eletrificação de veículos, os sistemas de frenagem desempenharão um papel fundamental para ajudar a cumprir os regulamentos, habilitar novas funções e fornecer recuperação regenerativa de energia de frenagem. Isso requer níveis mais altos de integração com outros sistemas de bordo e maior grau de controle do veículo. Sistemas como o freio de estacionamento elétrico e os sistemas de controle de freio integrado da ZF terão maior aplicabilidade do que nunca”, concluiu Meyer.