A Ferrari apresentou o 296 GT3, modelo que representa seu futuro nas corridas de GT, competição que a marca sempre esteve mais próxima dos seus clientes e com reais possibilidades de transferência de tecnologia e soluções inovadoras para carros de produção.
Baseado no 296 GTB, o 296 GT3 é um projeto inovador, dentro e fora da pista, que a Ferrari decidiu desenvolver para continuar uma tradição de vitórias que remonta a 1949, quando o 166 MM triunfou nas 24 Horas de Le Mans.
O 296 GT3 marca o retorno às pistas de uma Ferrari com motor de seis cilindros. O motor, que sempre esteve no centro dos projetos da Ferrari, está mais à frente e mais baixo do que na versão de estrada, em benefício de um centro de gravidade mais baixo e rigidez de torção, que é cerca de 10% maior do que no 488 GT3 .
A caixa de câmbio do 296 GT3 é nova e desenvolvida especialmente para este carro. Os designers optaram por uma unidade de embreagem de disco único com seis marchas, dispostas transversalmente para melhor aerodinâmica e distribuição de peso.
O acionamento da embreagem agora é eletrônico e pode ser controlado a partir do volante, em vez de mecânico através do pedal, enquanto a mudança de marcha é acionada eletricamente.