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Alpha Notícias: PDC do Brasil melhora continuamente seus serviços de Inspeção e Auditoria

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Empresa já soma mais de 100 milhões de peças automotivas inspecionadas


A PDC do Brasil vem superando metas relacionadas à melhoria contínua dos serviços prestados aos seus clientes, agregando maior valor às atividades de Inspeção e Auditoria. Com a Smart-Tech, em operação desde janeiro de 2019, a empresa disponibilizar uma plataforma on-line de gestão da qualidade que já somam mais de 100 milhões de peças automotivas inspecionadas.

A plataforma interliga toda a operação da empresa. Exemplificando, começa na alocação de um colaborador para tarefas desempenhadas nas instalações de um cliente, integrando as competências necessárias e o treinamento.

Na execução de tarefas, o colaborador inclui no sistema os dados da sua atividade operacional. As informações ficam disponíveis em tempo real para o cliente da PDC, 24 horas por dia, sete dias por semana, com gráficos, indicadores e ampla possibilidade de filtros para a melhor tomada de decisão.

O sistema ainda computa as horas trabalhadas e dow time (tempo de inatividade), facilitando a apuração de custos com a mão-de-obra. Com tudo integrado, peças ou produtos inspecionados são identificados prontamente com rastreabilidade do lote, turno, equipe e outros parâmetros, para providências imediatas. Assim, a produtividade aumenta, os gastos são contidos, e o resultado cresce, superando atividades similares monitoradas de forma analógica.

Segundo Fernando Silveira, Diretor Geral da PDC – Process Development Corporation do Brasil, durante mais de uma década a empresa procurou alternativas para a digitalização dos seus serviços. “No período, nos deparamos com incontáveis alternativas que, infelizmente, não atendiam o desafio de agregar maior valor às nossas atividades de Inspeção. Foi em 2018, durante uma das nossas incursões pelo mercado, que identificamos uma empresa brasileira de tecnologia que nos ofereceu o desenvolvimento da ferramenta digital com as características técnicas que tanto procurávamos. Após um período de testes e ajustes técnicos, firmamos uma parceria comercial e incorporamos a plataforma digital às nossas operações. Fomos bem-sucedidos e agora celebramos a marca representativa de 100 milhões de peças automotivas inspecionadas com a chancela Smart-Tech®, ferramenta que proporciona aos nossos clientes exatidão e segurança na gestão do Controle de Qualidade, acompanhada em tempo real via web por computador, tablet ou celular”, afirma Silveira.

Comandando a Plataforma a Smart-Tech® a partir do seu Centro Operacional, instalado no Grande ABC (SP), a PDC monitora os serviços prestados por seus colaboradores em escritórios, oficinas e fábricas de clientes, instalados em cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. São montadoras e empresas integrantes das suas cadeias de fornecedores de matéria prima e componentes, assim como sistemistas, que produzem conjuntos automotivos mais complexos como motores, painéis de instrumento, sistemas de direção, ar-condicionado, bancos e componentes eletrônicos, entre outros.

Assim como a maioria dos seus clientes, 90% do segmento automotivo, em abril de 2020 o comitê executivo da PDC foi desafiado a tomar decisões radicais, em curto prazo, visando a preservação estrutural e operacional da empresa, diante das inesperadas adversidades provocadas pela pandemia e suas consequências.

“E se não fosse a pandemia, qual o número de peças automotivas inspecionadas nos últimos três anos estaríamos celebrando agora? 300 milhões? Talvez mais? A certeza é que diante das dificuldades, agimos rápido, assertivamente. Orientamos nossa força de trabalho em relação aos cuidados pessoais extremos com a saúde, ao mesmo tempo em que motivamos e incentivamos o time, que agora está mais unido e consciente da nossa capacidade em superar desafios. Muito importante destacar que com a aplicação da Plataforma Smart-Tech, a nossa operação, além de entregar mais eficiência, eficácia, controle e segurança, contribui de forma destacada não só para a satisfação e entusiasmo dos nossos clientes, mas também com objetivos comuns relacionados a metas estabelecidas pelo ESG – Environmental, Social, Corporate Governance como, por exemplo, a preservação ambiental com a eliminação total do uso de papel”, destaca Felipe Rovera, VP América do Sul da PDC do Brasil.

A digitalização e conectividade são parte integrante das operações e dia a dia da empresa. A competência em software é fator chave diante dos objetivos e compromissos do Grupo PDC do Brasil, empresa líder em tecnologia no segmento de prestação de serviços industriais.

“O investimento na Plataforma Smart-Tech® agregou um valor inestimável ao nosso trabalho. Porém, é muito importante destacar que essa tecnologia não substitui a mão de obra presencial. Além de ser fundamental no aprimoramento de procedimentos e métodos de trabalho, rigorosamente em linha com os nossos compromissos relacionados à melhoria contínua, a Smart-Tech® gera maior segurança no cumprimento das tarefas desempenhadas pelos nossos colaboradores. Com isso, nossa força de trabalho, além de maior conforto e segurança no desempenho de suas funções, também é incentivada indiretamente a adquirir mais conhecimento sobre a evolução da tecnologia aplicada aos processos industriais”, afirma Michelle Silva, Diretora Adjunta e ESG da PDC do Brasil.