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Alpha Notícias: Há 30 anos a picape Toyota Hilux desembarcava no Brasil

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Modelo inicialmente era importado do Japão


Em 1992 a Toyota apresentou para o mercado brasileiro a picape Hilux, que logo conquistou o público com suas características já conhecidas, como qualidade, robustez e versatilidade.

Proveniente da combinação das palavras em inglês “high” (alto) e “luxury” (luxo), a picape prontamente atendeu aos mais variados perfis de consumidores ao oferecer a motorização 2.4L, com 83 cavalos, e a 2.8L, com 88 cavalos, nas opções de tração 4×2 e 4×4 também nas versões cabines simples e dupla.


A picape que chegou por aqui pela primeira vez era a 5ª geração e teve 372 unidades vendidas em sua chegada, subindo para 919 veículos comercializados no ano seguinte e um total de 6.152 até 1996, todas importadas do Japão. A partir de 1997 a Hilux passa a ser importada da Argentina, após a instalação da planta de Zárate naquele País.

Desde então, as vendas seguiram em forte crescimento, alcançando volumes de 4.148 e 7.283 nos anos de 1997 e 1998 respectivamente. E atendendo as demandas dos consumidores, na linha 2002, a picape passa por um novo facelift e recebe um novo motor turbodiesel com 2.0L e 116 cavalos, além de contar, pela primeira vez, com um propulsor quatro cilindros 2.7L 16V a gasolina com 142 cavalos, tornando o veículo ainda mais competitivo em seu segmento.


Já em 2005, a Toyota apresentou ao mercado a 7ª geração da Hilux com o slogan “A Revolução Total”, alavancando a vendas graças ao salto tecnológico com a introdução da transmissão automática, muito requisitada pelos consumidores, e o refinamento de vários itens de conforto e conveniência, sem perder a qualidade de construção e robustez que só a Toyota oferece. A partir daí, foram feitas mudanças e a inclusão de outros equipamentos nos anos posteriores como ar-condicionado digital, computador de bordo, recalibração da suspensão, e a introdução da tecnologia flexfluel em sua motorização.

Na 8ª geração, lançada em 2015 como linha 2016, a Hilux consolidou a imagem e o sucesso da versão anterior com uma plataforma totalmente nova e mais reforçada. Motorização diesel revista, com um 2.8L 16V, quatro cilindros, com 177 cavalos, e a inclusão de três airbags (dois frontais e um de joelho para o motorista), nas versões cabine simples e dupla, e sete airbags (dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um de joelho – para o motorista), na versão SRX cabine dupla, fez com que a picape alcançasse as cinco estrelas nos testes de colisão do Latin NCAP.

Em 2019 a Toyota do Brasil apresentou, pela primeira vez, uma versão esportiva da Hilux, a GR-S, limitada a 420 unidades, com novo visual, grade hexagonal e remodelação do para-choque dianteiro, representando o conceito da divisão esportiva Toyota GAZOO Racing. Equipada com um motor diesel 2.8L, quatro cilindros, de 177 cavalos, a nova versão esportiva também ganharia uma companheira em 2020 com uma nova motorização, agora com propulsor a gasolina, 4.0L V6, com 234 cavalos.


Consolidando sua liderança de mercado, a linha Hilux 2021 recebeu uma importante atualização mecânica no motor diesel, que agora contaria com 204 cavalos, além de itens avançados de segurança como controle de velocidade adaptativo (ACC) e frenagem automática de emergência na versão SRX. Recentemente, a picape recebeu mais três importantes versões para diversificar ainda mais seu portfólio: a GR-Sport com motor diesel de 224 cavaloes e 55 kgfm de torque; a SRX Limited com mais itens de conforto e conveniência; e a Conquest, com visual mais off-road e itens exclusivos.

Com mais de 700 mil unidades vendidas por aqui desde o início de sua importação, a Hilux é líder absoluta das picapes médias e atende aos mais diferentes perfis de consumidores.