Alpha Notícias: Tecnologia pode reduzir custos com infrações de trânsito
A evolução tecnológica contribuiu para a aceleração e progresso de diversas áreas e segmentos, entre eles o de frota. Como forma de otimizar o dia a dia dos gestores e segurança dos motoristas, uma das inovações criadas para impulsionar esse setor foi a videotelemetria.
“Esse tipo de penalidade onera as empresas e registra pontos negativos na CNH, que podem levar a suspensão das atividades do condutor e afastá-lo das suas atividades. Foi possível observar em uma empresa do ramo de peças que adotou a nossa solução de câmera veicular a redução de até 40% nesse tipo de despesa. Além disso, eles quase zeraram multas por uso indevido de celular no trânsito, algo muito comum entre motoristas”, explica Omar Jarouche, CMO da Cobli.
A solução, que une tecnologias de internet das coisas, inteligência artificial e big data, identifica e alerta automaticamente situações perigosas que possam colocar em risco a vida de quem está conduzindo o veículo e de outras pessoas, tais como: direção distraída, proximidade insegura do veículo adiante, curvas perigosas e aceleração ou frenagem repentina. Por auxiliar principalmente na prevenção de acidentes, ela também é uma forte aliada para reduzir custos com a operação relacionados majoritariamente a aplicação de multas de trânsito.
A videotelemetria pode diminuir custos com infrações de trânsito, pois ter a visibilidade de como está a direção do time ajuda o gestor a reverter comportamentos que resultam em mais gastos, como multas causadas pela distração do motorista. No ano passado, cerca de 246 mil multas foram causadas por uso imprudente de celular no trânsito, segundo dados da Polícia Rodoviária Federal e do Ministério da Infraestrutura. Ainda de acordo com a pesquisa, 2.2 milhões de multas foram causadas por exceder o limite de velocidade
Por meio das câmeras veiculares com inteligência artificial embarcadas, o gestor é notificado do momento exato que precisa ter atenção com o seu condutor. Por isso, tecnologias contribuem para transformar dados brutos em informações estratégicas para melhor tomada de decisão. Os alertas não são apenas para o gestor. Um alerta sonoro é disparado dentro da cabine do veículo para que o motorista volte a atenção no trânsito. Isso contribui com a prevenção de acidentes e, por consequência, evita possíveis multas.
Inúmeros acontecimentos podem levar às infrações no trânsito e muitas vezes, torna-se difícil saber quem foi o responsável pela imprudência. As gravações também são importantes para evitar o pagamento de despesas com incidentes nos quais a empresa não foi a responsável pela infração. “Os vídeos podem ser usados como evidências e, nesse contexto, já foram observados casos de exoneração de 50% dos processos”, explica Jarouche.
Ter uma visão 360º da operação possibilitada por recursos de videotelemetria também contribui para antecipar e prevenir gastos que o gestor muitas vezes desconhecia. É possível, por exemplo, mapear o uso indevido do veículo em situações adversas como: condução fora do horário de trabalho, desvio de trajetos ou de rotas pré-estabelecidas.
Conhecer profundamente o modo e jornada de condução do time torna possível, por exemplo, rever gastos com combustível. Além disso, identificar comportamentos perigosos, como excesso de velocidade e condução perigosa, e com isso, é possível realizar feedbacks e treinamentos mais direcionados. A nova rota e transformação no volante pode impactar na redução de infrações, como já mencionado. Essa é uma forma bastante inteligente de usar a tecnologia para potencializar a operação como um todo, do corte de gastos aos treinamentos com motorista e cuidado com a vida.
Portanto, uma direção mais cuidadosa e focada impacta diretamente na proteção de toda sociedade. Desta forma, adotar a videotelemetria na operação da frota é estar à frente, impactando todo um ecossistema em prol da segurança no trânsito e redução de custos.