Connect with us

Alpha Testes: Citroën volta forte para o jogo com o C3 2023

Published

on


Hatch foi renovado e é oferecido em cinco versões com duas opções de motorização


Texto: Sérgio Dias
Fotos: Divulgação

O grupo Stellantis foi criado oficialmente em janeiro de 2021 e aqui no Brasil comercializa atualmente modelos das marcas Abarth, Citroën, Fiat, Jeep, Ram e Peugeot.

Um dos desafios do grupo era justamente trazer de volta a Citroën para o jogo, pois a marca que chegou a ter amplo portfólio de veículos de passeio, iniciou 2022 vendendo apenas o C4 Cactus.


Com uma estratégia de quem joga xadrez, a Stellantis fez uma importante jogada e no segundo semestre apresentou a nova geração do Citroën C3, modelo que o Jornal Alpha Autos teve a oportunidade de conhecer e avaliar durante essa semana.

A nova geração do Citroën C3 é o primeiro de uma família de três modelos desenvolvidos e fabricados na América do Sul (olha aí, logo teremos mais novidades da marca), chega em cinco versões e tem preço a partir de R$ 69.990,00.


A linha Citroën C3 2023 conta com duas opções de motores. O 1.6 16V com até 120 cavalos e 15,7 kgfm, que pode ser equipada com câmbio manual de cinco marchas ou um automático de seis com opção de trocas sequenciais ou o motor 1.0 Firefly com até 75 cavalos e 10,7 kgfm e sempre vem em conjunto com câmbio manual de cinco marchas.

No design a linha C3 2023 os icônicos Deux Chevrons, dois Chevrons, em francês, receberam uma nova leitura com linhas duplas que começam por meio das luzes de condução diurna de leds nos faróis bipartidos e cruzam toda a dianteira até o centro, formando as linhas que identificam os carros da marca há mais de cem anos.

A dianteira carrega um para-choque cuja parte central sempre será na cor preta. Abaixo dos faróis ficam as luzes auxiliares de neblina, que podem receber molduras embelezadoras que ajudam a destacar o design do modelo.


Nas laterais, destaques para as exclusivas barras de teto longitudinais, os arcos nos para-lamas e os airbumps, elementos posicionados na parte inferior das portas capazes de proteger a carroceria.

Na traseira as lanternas se integram às linhas do veículo e o para-choque com um amplo elemento preto na parte inferior une proteção reforçada, estilo e praticidade, ocultando sujeiras acumuladas do dia a dia.

Seu interior conta com um amplo espaço interno, central multimídia Citroën Connect Touchscreen de 10”, que vamos falar ainda mais sobre ela a seguir. Elementos cromados podem destacar as saídas de ar-condicionado laterais verticais, enquanto os difusores centrais permitem uma rápida climatização de todo o interior, graças ao ar-condicionado de série com comandos reunidos em um só conjunto na parte central do console.

Toda linha C3 2023 conta com painel em dois tons, com um elemento central na cor Cinza Steel ou Azul Metálico cruzando horizontalmente todo o conjunto.


Voltando à central multimídia, ela reúne em uma interface simples e intuitiva os comandos de configuração, rádio, bluetooth e integração com smartphones. Com ela, qualquer um que estiver dentro do C3 pode usar o Android Auto ou Apple Carplay de forma wireless, sem a necessidade de fios, bastando ter um smartphone compatível com a tecnologia.

O conjunto pode ser controlado pela tela sensível ao toque ou por comandos integrados ao volante, que sempre serão oferecidos nas versões dotadas do Citroën Connect Touchscreen 10”. Essa conectividade total é complementada por até três conectores USB de recarga rápida, sendo dois voltados para o banco traseiro e um no console central, próximo do conector 12V.

O banco traseiro com cinto de três pontos retrátil e encosto de cabeça em todas as posições inclui fixação para cadeirinhas no padrão Isofix/Latch, garantindo a segurança de seus ocupantes, independentemente da idade.

E como, com uma grande família, vem muita bagagem, a linha C3 2023 conta com um porta-malas com 315 litros de volume pelo padrão VDA (367 litros no volume total líquido) distribuídos em um compartimento alto e profundo, permitindo a colocação das mais diferentes bagagens. A tampa sempre tem fechadura elétrica e possui abertura ampla.

Desde a versão de entrada a linha Citroën C3 vem com direção elétrica, ar-condicionado, airbag duplo, controle de estabilidade e tração com assistente de partida em rampa, indicador de trocas de marcha, luzes de condução diurna, vidros dianteiros e travas elétricas, monitoramento de pressão dos pneus e painel digital com computador de bordo.


O modelo é oferecido em cinco cores: Preto Perla Nera, Branco Banquise, Cinza Artense, Cinza Grafito e Azul Spring. O teto bitom estará disponível em duas cores, podendo ser Branco Banquise ou Preto Perla Nera.