• Login
No Result
View All Result
Alpha Autos
  • Notícias
  • Esportes
  • Motos
  • Testes
  • Pesados
  • Serviços
  • Geral
  • Outros
  • Contato
  • Notícias
  • Esportes
  • Motos
  • Testes
  • Pesados
  • Serviços
  • Geral
  • Outros
  • Contato
No Result
View All Result
Alpha Autos
No Result
View All Result
  • Notícias
  • Esportes
  • Motos
  • Testes
  • Pesados
  • Serviços
  • Geral
  • Outros
  • Contato
Home Serviços

Alpha Serviços: A importância do desenho da banda de rodagem e a montagem correta nas rodas dos pneus

admin by admin
10 de abril de 2024
in Serviços
Share on FacebookShare on Twitter


Saber as diferenças entre os pneus influenciam no desempenho e na segurança do veículo


Além das medidas de aro, largura, profundidade de sulco da banda de rodagem, índice de carga, símbolo de velocidade e aplicações adequadas para o veículo, existem outras características que precisam ser observadas antes de adquirir um pneu, dentre elas está o desenho da banda de rodagem, que pode ser assimétrico, direcional ou simétrico.

“É importante que o condutor conheça o tipo de pneu usado por seu veículo, pois a montagem incorreta, no lado errado do sentido de rodagem, pode prejudicar o desempenho e a segurança oferecida pelo produto. Por isso, é necessário escolher uma oficina com profissionais qualificados quando for necessário fazer qualquer reparo ou mesmo o rodízio de pneus”, explica Rodrigo Alonso, diretor de vendas e marketing da Dunlop.


A variação no desenho não é de ordem apenas estética, ela também influencia no comportamento do pneu e, por consequência, do veículo.

O desenho assimétrico é aquele em que é possível verificar diferença de padrões de sulcos ao se traçar uma linha imaginária no meio da banda de rodagem. O lado voltado para fora do veículo, possui blocos desenvolvidos para que o pneu suporte mais impacto e melhore a dirigibilidade e aderência, principalmente nas curvas, além de não deixar que pedras ou outros detritos entrem na banda de rodagem. O lado voltado para dentro da banda é desenhado para permitir maior vazão da água, melhorando o desempenho na chuva com a redução da aquaplanagem e o centro da banda prioriza a tração.


Pneus assimétricos demandam uma maior atenção no ato da montagem, respeitando-se a inscrição na lateral do produto indicando qual é o lado interno e qual é o lado externo do pneu que deve ser aplicado (interno/externo, ou ainda, inside/outside). Para o rodízio de pneus, este desenho possibilita a mudança dos pneus de um lado para outro do veículo, assim como a simples mudança de eixo, mantendo-se o mesmo lado.

O pneu direcional é o mais fácil de ser identificado, pois a banda de rodagem forma o desenho que lembra o formato de um “V” e o sentido de rodagem deve ser observado para montar corretamente o produto no veículo. Esse tipo de pneu é recomendado para consumidores que priorizam a esportividade e dirigibilidade, especialmente em condições de piso molhado. Sua principal característica é a maior aderência, pois seu desenho permite expelir água para fora da banda de rodagem mais rapidamente, aumentando a aderência e reduzindo a ocorrência de aquaplanagem.

Em contrapartida, o pneu direcional gera naturalmente um maior nível de ruído na rodagem e limitações no rodízio de pneus, pois o sentido de rotação deve sempre ser respeitado para manter as características de performance e segurança do produto. Em sua lateral há uma indicação do sentido de rotação para a montagem das rodas. A realização de rodízios com maior frequência e maior atenção com a manutenção da pressão de ar conforme especificado pelo fabricante do veículo amenizam a ocorrência de ruídos durante o uso do veículo. O ruído em si não afeta a funcionalidade do produto.

Já o pneu simétrico, ao traçar uma linha imaginária no centro de sua banda de rodagem, o desenho visto do lado esquerdo e direito são iguais. Portanto, se girarmos o pneu em pé, o desenho da banda de rodagem irá manter-se o mesmo. Com isso, estes pneus podem ser montados nas rodas em qualquer sentido de rotação, o que facilita o rodízio de pneus nos veículos.
Tags: Alpha ServiçosJornal Alpha AutospneusSérgio Dias
Previous Post

Alpha Serviços: O que saber antes de comprar pneus para o veículo

Next Post

Alpha Esportes: Moto 1000 GP volta a integrar o Campeonato Brasileiro de Motovelocidade

admin

admin

Next Post

Alpha Esportes: Moto 1000 GP volta a integrar o Campeonato Brasileiro de Motovelocidade

Please login to join discussion
  • Notícias
  • Esportes
  • Motos
  • Testes
  • Pesados
  • Serviços
  • Geral
  • Outros
  • Contato
Copyright © desde 2008, Alpha Autos - Conta com o apoio de Portal Hortolândia.

Copyright © desde 2008, Alpha Autos - Conta com o apoio de Portal Hortolândia.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Notícias
  • Esportes
  • Motos
  • Testes
  • Pesados
  • Serviços
  • Geral
  • Outros
  • Contato

Copyright © desde 2008, Alpha Autos - Conta com o apoio de Portal Hortolândia.