Modelo chega ao Brasil em três versões, todas com motor V8 de 4.0 litros
A Porsche apresentou a terceira geração do Cayenne com mudanças na motorização, chassi, design e equipamentos de tecnologia e segurança. “Trata-se de uma das atualizações de produto mais completas na história da Porsche”, disse Michael Schätzle, vice-presidente da linha de produtos Cayenne.
No Brasil o modelo chega em três versões: S, nas carrocerias SUV e Coupé e Turbo GT na carroceria Coupé, todas equipadas com motorização V8 4.0 litros. Nas versões S a potência máxima é de 474 cavalos, torque de 600 Nm e aceleração de zero a 100 km/h em 4,7 segundos quando equipado com o pacote Sport Chrono. Já na Turbo GT a potência é ampliada para 659 cavalos e aceleração de zero a 100 km/h em 3,3 segundos.
Neste momento, a Porsche está oferecendo no Brasil o novo Cayenne a partir de R$ 810.000,00 na versão S na carroceria SUV. O Cayenne S Coupé possui preço público sugerido de R$ 840.000,00 e o Turbo GT de R$ 1.385.100,00, todos ano-modelo 2024 com entregas previstas para 2023.
O equipamento padrão do Cayenne foi significativamente expandido para incluir faróis LED Matrix, novo display curvo de 12,6”, interior totalmente renovado, assistente de manutenção de faixa, carregamento para smartphone com recarga indutiva de até 15 watts, entre outros aspectos.
Os faróis de LED HD-Matrix de alta definição fornecem iluminação rodoviária adaptada a cada situação de condução, um sistema de qualidade do ar filtra os poluentes da atmosfera no interior e, pela primeira vez no Cayenne, os passageiros dianteiros têm seu próprio display de info-entretenimento — para streaming de vídeos durante a viagem, por exemplo. Com seu design amplamente aprimorado e sua gama de motores mais potentes, o Cayenne enfatiza sua reivindicação de ser o carro mais esportivo de seu segmento.
A Porsche integrou um conceito de display e controle totalmente revisado no novo Cayenne. A nova Porsche Driver Experience se concentrae no eixo do motorista e otimiza a operação. As funções que o motorista usa com frequência estão localizadas diretamente no volante ou imediatamente ao lado dele.
Por exemplo, a alavanca localizada à esquerda na parte de trás do volante tem agora funções adicionais para operar os sistemas de assistência ao motorista. A alavanca seletora de transmissão automática no novo Cayenne agora fica no painel de comando. Essa alteração abre espaço no novo console central para compartimentos de armazenamento e um grande controlador do ar-condicionado em um elegante design de painel escuro. Controles grandes e facilmente acessíveis combinados com interruptores mecânicos do ar-condicionado e um controlador de volume tátil garantem uma operação ideal e uma aparência refinada. Uma característica fundamental da nova Porsche Driver Experience é o equilíbrio certo entre elementos digitais e analógicos.
Pela primeira vez, o cockpit redesenhado do Cayenne inclui um painel de instrumentos totalmente digital de 12,6 polegadas com o conhecido design curvo e autônomo e opções variáveis de display. O head-up display otimizado está disponível como opção. O display central Porsche Communication Management (PCM) padrão de 12,3 polegadas integra-se harmoniosamente ao novo painel de comando e fornece acesso a todas as funções relevantes do veículo. Encontra-se, pela primeira vez como opcional, um display de 10,9 polegadas do lado do passageiro. Essa implementação enriquece a experiência do passageiro dianteiro, exibindo dados de desempenho, fornecendo acesso individual aos controles do sistema de infoentretenimento e, dependendo do mercado, a opção de streaming de conteúdo de vídeo na estrada. Uma película especial garante que o motorista não consiga ver esse display.
O novo Cayenne agora tem uma aparência particularmente expressiva. Uma nova extremidade dianteira combinada com para-lamas mais fortemente arqueados, um novo capô e faróis tecnicamente atraentes enfatizam a largura do veículo. Luzes traseiras projetadas em forma tridimensional, superfícies desobstruídas na parte de baixo e um novo avental traseiro com suporte de placa de identificação integrado caracterizam o design da extremidade traseira do novo Cayenne. Uma paleta de cores expandida com novas opções, pacotes esportivos leves que economizam até 33 quilos no Cayenne Coupé, e uma nova gama extensa de rodas de 20, 21 e 22 polegadas possibilitam a configuração do novo Cayenne de forma individual e dinâmica.
Os faróis de LED Matrix agora vêm como padrão no novo Cayenne. Os faróis de LED HD-Matrix são um novo recurso opcional. Com dois módulos de alta definição e mais de 32.000 pixels por farol, sua tecnologia inovadora detecta os demais condutores e bloqueia a luz do farol alto incidente sobre eles, devido à precisão dos pixels, evitando assim o ofuscamento da visibilidade. A luminosidade dos módulos pode ser regulada em mais de 1.000 etapas, dependendo da situação de condução. Os modos de iluminação personalizados aumentam a segurança e o conforto em diferentes situações de condução.
A Porsche também introduziu um sistema de qualidade do ar no novo Cayenne. Como padrão, o veículo usa dados de navegação preditiva para detectar a aproximação de entradas de túneis e ativa automaticamente a recirculação de ar. Opcionalmente, um sensor detecta o nível de partículas finas de pó no ar fazendo múltiplas filtragens usando o filtro de poeira fina, se necessário. Além disso, um ionizador remove grande parte dos germes e poluentes do ar, recurso particularmente benéfico para quem sofre com alergias.
Adicionalmente, os clientes podem utilizar uma ampla gama de sistemas de assistência novos e otimizados. Esses itens incluem o auxílio de desvio, o auxílio de curva assim como o piloto automático adaptável. Isto significa que o novo Cayenne está ainda melhor para auxiliar o motorista em situações perigosas, assim como em engarrafamentos em estradas e rodovias.
A Porsche agora equipa o Cayenne na fábrica com uma suspensão incluindo o Porsche Active Suspension Management (PASM). Novos amortecedores com tecnologia de 2 válvulas e, portanto, etapas separadas de distensão e compressão permitem um desempenho otimizado em todas as situações de condução. Em particular, o conforto em velocidades lentas, o manuseio durante curvas dinâmicas e o suporte de inclinação e rotação foram visivelmente aprimorados. A experiência de dirigir foi aprimorada com a nova suspensão pneumática adaptável com tecnologia de 2 câmaras e 2 válvulas. Essa nova tecnologia melhora a experiência de dirigir com uma suspensão suave característica, estabiliza o veículo e simplifica o manuseio em estrada e fora de estrada – em comparação tanto com a suspensão padrão quanto com o modelo anterior. Ao mesmo tempo, a suspensão pneumática adaptável melhora a precisão e o desempenho da direção e reduz os movimentos do corpo em situações de direção dinâmica. A suspensão também oferece uma diferenciação ainda mais acentuada entre os modos de condução Normal, Sport e Sport Plus.