Connect with us

Alpha Testes: Aceleramos o BYD Han EV no Motor Park

Published

on



Texto: Sérgio Dias

Fotos: Divulgação

O sedã Han EV, 100% elétrico, menos de um ano após fazer sua estreia no mercado brasileiro, ganhou uma série de alterações em seu design exterior, interior a aumentos em capacidade da bateria Blade e da potência combinada nos motores traseiro e dianteiro.

Globalmente, em 2022 foram vendidas 274.015 unidades do sedã de luxo, tornando-se o segundo veículo da BYD mais vendido no mundo, perdendo apenas para o híbrido Song Plus DM-i.


O modelo conta com novos para-choques dianteiro e traseiro, além de exclusivas rodas esportivas e aerodinâmicas de 19”, com pneus de alta performance Michelin Pilot Sport 4.

Também recebeu alterações na traseira e agora traz novas lanternas que deixam o veículo ainda mais impactante. Em seu interior, ganhou padronagem e revestimento em novas cores: Red Clay Brown com detalhes em fibra de carbono e Qi Lin Brown com painel em revestimento premium. Também incorporou o novo logo BYD Cars no volante multifuncional, além de novos bancos dianteiros esportivos One Shade.


A bateria Blade, que já o equipava e redefiniu os padrões de segurança na indústria de veículos elétricos, também evoluiu. Agora tem maior capacidade: 85,4 kWh (antes era 76,9 kWh), o que permitiu o aumento da autonomia para até 349 quilômetros. Já a potência de carregamento em DC (corrente contínua) também foi aumentada de 100 para 120 kWh, permitindo que em 34 minutos seja carregado de 30% a 80%.

Sua potência combinada dos motores traseiro e dianteiro saltou de 494 para 517 cavalos e o torque combinado para 700 Nm e A acelera de 0-100km/h em apenas 3,9s.

Para completar, ganhou importantes itens de segurança como Controle Eletrônico de Suspensão (DiSus-C System), a suavidade e rigidez do sistema de suspensão é ajustada de acordo com as condições da estrada e rodagem, podendo-se escolher ainda entre modo conforto ou esporte, Head-up Display, (projeção de informações do painel no para-brisa, Alerta de Tráfego Cruzado Dianteiro (FCTA) e Frenagem de Tráfego Cruzado Dianteiro.


Sua atraente barra de luzes LED traseira de largura total cria uma declaração elegante e altamente visível. Já os elegantes contornos da carroceria são pontuados por uma traseira esportivamente inclinada, enquanto a frente acentua as linhas elegantes do sedan elétrico.

Outros detalhes despertam a atenção. É o caso do tamanho do seu porta-malas. Além de espaço para 410 litros para bagagem, possui abertura e fechamento elétrico. Internamente, o habitáculo iluminado e espaçoso foi dimensionado para o conforto do motorista e passageiros. Os bancos dianteiros e traseiros ventilados e aquecidos, juntamente com o volante aquecido, oferecem níveis supremos de conforto.

O console central conta com tela multimídia sensível ao toque de 15,6 polegadas para tornar a experiência mais fácil e agradável. A qualidade de som excepcional do mundialmente conhecido sistema de som surround Dynaudio equipado com 12 alto-falantes.

O teto solar elétrico panorâmico, com persiana, fornece uma luz incrível. O ar condicionado digital “dual zone”, com purificação, saída dupla traseira e display, controla a temperatura e o fluxo de ar para que cada viagem seja um puro prazer. E mais: Inspirada nas dinâmicas ondas da água, a iluminação sensorial do ambiente muda de cor em associação com o movimento, para uma experiência imersiva. Incrível, não é? É só relaxar e desfrutar de todo o conforto do modelo.

Equipado com o mais recente sistema Integrated Power Brake (IPB) Bosch, com pinças Brembo, reconhecidos especialistas em sistemas de frenagem para carros de alta performance, o sedã tem excelente desempenho e se beneficia de melhor estabilidade, resposta rápida e menor distância de frenagem.

O Han EV 2023 vem com o mais recente sistema inteligente de assistência à direção DiPilot da BYD, incluindo uma ampla gama de recursos de segurança, como controle de cruzeiro adaptativo (ACC – S&G) e reconhecimento de informações de limite de velocidade (TSR).

O modelo conta também com Aviso Preditivo de Colisão (PCW), Detecção de Ponto Cego (BSD), Frenagem Autônoma de Emergência (AEB), Controlador Eletrônico de Estabilidade (ESC), Aviso de Abertura de Porta (DOW), Aviso de Colisão Traseira (RCW), com destaque também para o Alerta de Tráfego Cruzado traseiro (RCTA), responsável pelo monitoramento de pontos cegos. O sistema alerta ao motorista, ao acionar a marcha à ré, quando outro veículo está se aproximando, evitando colisões e tornando as manobras mais seguras, e muito mais.

O veículo pode ser configurado com o controle de cruzeiro inteligente (ICC). Quando ativado, o sistema é capaz de controlar a velocidade do veículo e auxiliar a mantê-lo entre as faixas de rolamento. Além disso, o HAN EV dispõe de 9 airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelho do motorista), sensores de estacionamento (frontal e traseiro) e sistema de câmera 360° (são seis distribuídas pelo veículo), entre outros detalhes.