Da linha Frontier 2023 o Jornal Alpha Autos já tinha conhecido e avaliado as versões S MT 4X4, Attack AT 4X4 e XE AT 4X4. Agora foi a vez da top de PRO-4X AT 4X4, que assim como as demais versões, tentam conquistar mais espaço em um segmento competitivo.
E não é por falta de qualidade. Pelo contrário. A linha Frontier 2023 é oferecida em seis versões: S 4×4 MT; SE 4×4 AT; Attack 4X4 AT, a versão avaliada por nós; XE 4×4 AT; Platinum 4×4 AT e PRO4X 4×4 AT.
Fabricada em Córdoba, Argentina, a picape tem faróis com projetor de LED quádruplos em forma de C tornam a frente única e facilmente reconhecível. A grade segue um estilo interligado de design, recurso utilizado na família de picapes da Nissan. Na parte traseira, as lanternas traseiras também são em LED.
Cada versão tem seu acabamento diferenciado da cabine, o que inclui diferentes materiais e texturas para os bancos que, na dianteira, são produzidos tendo como base tecnologia desenvolvida pela NASA para eliminar a fadiga e melhorar o conforto para o condutor.
A linha Nissan Frontier 2023 apresenta importantes tecnologias. No console central, próximo da alavanca do câmbio, um seletor permite a escolha do modo de condução entre quatro opções: Standard, ideal para situações normais na cidade e estrada; Sport, mantém a posição de marcha mais baixa levando a rotações mais altas e garantindo potência do motor e freio motor mais forte; Off Road, modula o acelerador para manter as rotações altas e ganhar força em baixas velocidades; e Tow, ideal para ser usada com carga máxima ou ao se puxar um reboque. Fornece freio motor mais forte e mantém a posição de marcha mais baixa
Pensando no reboque dos mais diversos tipos de carga, o modelo ainda conta com Assistente de Oscilação do Reboque (TSA). Esse sistema detecta a oscilação do reboque por meio do monitoramento do balanço do veículo identificado pelo sistema VDC (Vehicle Dinamic Control), que reúne os controles eletrônicos de estabilidade e de tração. O TSA reduz a oscilação do reboque pela ativação do freio, sendo que o VDC controla a pressão do freio lado a lado para mitigar o balanço. É exatamente o balanço a principal causa de incidentes com trailers e reboques.