Connect with us

Alpha Notícias: Continental lança tacógrafo digital com acesso remoto aos dados dos veículos

Published

on



Da marca VDO, equipamento BVDR 2.0 possibilita o registro ilimitado de motoristas via cartão inteligente


A Continental lança o tacógrafo VDO digital BVDR 2.0. A ferramenta, que equipa os novos veículos comerciais produzidos no Brasil e em outros países da América do Sul, possibilita um controle ainda mais efetivo da operação de transporte de cargas e de passageiros.

“Todos estes benefícios da nova ferramenta da Continental são imprescindíveis, não somente para o cumprimento da legislação, mas para que os gestores de frotas de todos os portes, inclusive os médios, pequenos e autônomos, possam assegurar as melhores práticas e, ainda, documentar os indicadores disponibilizados por segurança e análises comparativas de desempenho”, destaca Ricardo Rodrigues, diretor da área de Negócios Smart Mobility.

O novo tacógrafo possui design e funcionalidades inovadoras, sendo um dos diferenciais da nova ferramenta proporcionar o registro ilimitado de motoristas via cartão inteligente, assegurando ao frotista o controle de desempenho e comportamento de cada condutor durante toda a jornada específica.

O novo tacógrafo também oferece a opção de interatividade com o VDO On Board, plataforma digital de gestão que viabiliza ao frotista as informações de seus veículos em tempo real. O VDO On Board é uma solução disponibilizada na web, não há necessidade de investimento em infraestrutura de TI, os dados ficam disponíveis na nuvem para consulta de qualquer lugar, com relatórios personalizados.

Quando a operação for off-line, a descarga de dados via USB é feita em até 40 segundos. A memória tem autonomia de 30 dias e o layout de impressão permite uma excelente visualização.

Outro benefício do equipamento é a identificação do motorista por proximidade, que necessita apenas do cartão inteligente NFC (Near Field Communication), para que o tacógrafo reconheça o responsável pela condução durante determinado período.

O BVDR 2.0 atuará como uma “caixa preta” do caminhão ou do ônibus, registrando os dados de performance e de comportamento do veículo e do motorista, incluindo velocidade, distância percorrida e período de condução. E as informações poderão ser utilizadas em treinamentos de condutores, para determinar as causas e responsabilidades em casos de irregularidades ou acidentes, além de atenderem as normas de trânsito vigentes.