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Alpha Notícias: Ford amplia portfólio da linha Ranger 2024 com as versões XL e XLS

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Modelos seguem a mesma estratégia de mais conteúdo e menor preço adotados nas versões XLT e Limited


A Ford amplia as opções de compra da Ranger 2024 com as novas versões XL e XLS, trazendo a mesma proposta de mais conteúdo e menor preço para o segmento de picapes de entrada e intermediárias.

“A Nova Ranger veio para redefinir o segmento e oferecer o que há de melhor em qualidade, desempenho, segurança, tecnologia e conforto a cada perfil de cliente. Percebemos que havia um grupo de consumidores não atendido pela oferta atual e criamos a Nova Ranger XLS 4WD, picape intermediária com motor V6 para aplicações que exigem mais potência, como viaturas de polícia”, diz Dennis Rossini, gerente de Marketing da Ford.


As novas versões têm cabine dupla e estreiam o avançado motor 2.0 Turbodiesel, com potência de 170 cavalos e torque de 41,30 kgfm. Na XL, voltada para o trabalho e frotistas, esse propulsor vem acompanhado de transmissão manual e tração 4×4. Nas versões intermediárias XLS, de uso misto, ele é acoplado a uma nova transmissão automática e conta com a opção de tração 4×2 ou 4×4.

E pela primeira vez a Ford oferece um modelo Ranger XLS com a motorização mais potente da linha, o novo 3.0 V6, criando uma opção mais acessível e única no mercado para o cliente que valoriza a performance.


Desde a versão XL 4×4, a picape conta com um pacote tecnológico completo. Vem com sete airbags, multimídia SYNC 4 com tela de 10” e conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay, painel de instrumentos digital configurável de 8”, faróis com acendimento automático e ajuste elétrico de altura, piloto automático, limitador de velocidade, degrau de acesso à caçamba e ajuste de profundidade e altura do volante.

Traz também sistema de conectividade FordPass Connect, ar-condicionado, vidros elétricos, luz de direção diurna, retrovisores com ajuste elétrico e piscas integrados, tampa da caçamba com assistência de abertura e fechamento, controle eletrônico de estabilidade, assistente de partida em rampa, controle automático de descidas e preparação elétrica para reboque. Externamente, se diferencia pelos para-choques na cor preta e tem rodas de aço de 16”, calçadas com pneus 255/70 R16 All Terrain de baixa resistência à rolagem.

A XLS 4×2 vem com para-choques na cor da carroceria, faróis full-LED, faróis de neblina halógenos, rodas de liga leve de 17” com pneus 255/70 R17 All Season, câmera de ré e sensor de estacionamento traseiro. Na cabine, traz também ar-condicionado para a segunda fileira de bancos, carregador por indução e partida remota com acionamento do ar-condicionado. A XLS 4×4 oferece os mesmos itens, mais a tração nas quatro rodas e pneus 255/70 R17 All Terrain.

Já a XLS 4WD vem equipada com o motor 3.0 V6 de 250 cavalos e torque de 61,18 kgfm, transmissão automática de 10 velocidades e tração 4WD, que inclui o exclusivo modo automático de tração nas quatro rodas sob demanda.

Nova Ranger XL

A Nova Ranger XL 4×4 é uma picape moderna, robusta e eficiente, voltada para o trabalho. Além de entregar melhor desempenho e dirigibilidade tanto na estrada como fora de estrada, tem um custo operacional de 15% a 20% menor que a principal concorrente. Nessa conta estão incluídos os gastos com seguro, combustível e manutenção, que somam uma economia de R$100.000 a cada 200.000 km de uso.

“A Nova Ranger tem uma motorização mais eficiente e tecnologias que reduzem a frequência de paradas para serviço. Por isso, conta com seguro mais barato e manutenção mais econômica, que aumentam a produtividade e o retorno financeiro para o cliente”, explica Gilmar de Paula, engenheiro-chefe da plataforma Ranger na América do Sul.

O novo 2.0 Turbodiesel é um motor forte e econômico, com potência de 170 cv (@ 3.500 rpm) e torque de 41,30 kgfm (@ 1.750-2.500 rpm). Seu alto torque em baixa rotação garante arrancadas fortes, com desempenho elástico e eficiente. Desenvolvido para aplicações severas, já foi testado e aprovado em milhões de quilômetros por clientes de diferentes mercados do mundo, como Europa, Ásia, Austrália e África.

Ele é dotado de quatro cilindros, pistões de alumínio, turbo de geometria variável e uma tecnologia de redução de atrito que proporciona mais economia e menor nível de ruído. Já é validado para Diesel B20, tem baixas emissões e faz 10 km/l na cidade e 11,5 km/l na estrada.

A Nova Ranger XL vem com uma transmissão manual de seis velocidades, a MT88, que oferece excelente dirigibilidade com a maior densidade de torque do segmento. Além de maior distância central, de 88 mm, ela conta com engrenagens de escalonamento suave e um novo sensor de engrenagem com efeito Hall 2D, que monitora a velocidade e posição dos eixos da transmissão para dar maior precisão na troca de marchas.

Nova Ranger XLS

A Nova Ranger XLS conta com três versões, 4×2, 4×4 e 4WD, para atender diferentes tipos de uso com um padrão superior de desempenho e qualidade. A XLS 4×2 é um veículo versátil, voltado para uso urbano. A XLS 4×4 é adequada tanto para aplicações de trabalho como de lazer e a 4WD foi projetada para clientes que necessitam de alta performance, seja para atividades profissionais ou recreativas.

As versões XLS 4×2 e 4×4 vêm com uma nova transmissão automática de seis velocidades, modelo 6R80, que otimiza a força do motor 2.0 Turbodiesel para entregar um desempenho forte e econômico em todas as condições de rodagem. Entre outros avanços, essa transmissão incorpora um novo módulo de controle que aumenta a precisão na troca de marchas. Todas as XLS trazem também quatro modos de condução (Normal, Eco, Rebocar/Transportar e Escorregadio).

A Nova Ranger XLS 4WD é equipada com o potente motor 3.0 V6 da Ford, com 250 cv (@ 3.250 rpm) e torque de 61,18 kgfm (@ 1.750-2.500 rpm), que teve a engenharia desenvolvida no Brasil. Ele é validado para o diesel B20 e tem consumo eficiente, de 8,9 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada.

Esse motor vem acoplado à nova e exclusiva transmissão automática de 10 velocidades, com conversor de torque e inovações que geraram mais de 20 patentes para a Ford. Ela usa um fluido de ultrabaixa viscosidade e algoritmos de troca adaptativa em tempo real para proporcionar um funcionamento suave e eficiente, incluindo o recurso de pular marchas (“skip-shift” e “direct downshift”).

A lista de itens da Nova Ranger XLS 4WD inclui, ainda, câmbio eletrônico E-Shifter, sistema start-stop, freio a disco nas quatro rodas e freio de estacionamento eletrônico.

Capacidade e robustez

A Ranger de nova geração tem a maior bitola e distância entre-eixos da categoria (3.270 mm) e é construída sobre um chassi 30% mais resistente a torções, com longarinas e travessas redesenhadas, feitas de aço especial. A sua caçamba, de 1.250 litros, é equipada com régua, seis pontos de amarração de carga, tomada 12 V, trava com chave e tampa com assistência de abertura e fechamento.

O novo conjunto de suspensão dianteira e traseira da picape contribui para oferecer a melhor dinâmica veicular, com incomparável estabilidade tanto na estrada como no fora de estrada. Além de ter um curso 15 mm maior que a geração anterior, ela é a única com amortecedores externos à longarina em todas as séries.

Os seus recursos off-road incluem capacidade de imersão de 800 mm – a maior do segmento –, ângulo de ataque de 30°, ângulo de saída de 26°, ângulo de transposição de rampa de 22°, protetores inferiores de aço e ganchos de reboque dianteiros e traseiros. As versões com tração 4×4 possuem diferencial traseiro blocante.

Outro fator de economia é o sistema inteligente de monitoramento da vida útil do óleo, que permite estender o seu uso até 16.000 km. Em vez de seguir períodos de quilometragem fixa, a troca é determinada pelas condições reais de uso do veículo, calculada por algoritmos e parâmetros como regime de uso, temperatura e rotação do motor. O sistema avisa o cliente próximo do momento da troca, pelo painel e pelo aplicativo FordPass.

“Desde a versão XL, a Nova Ranger também já vem com alternador de 250 A (o padrão normal é 150 A), que facilita futuras modificações, para a alimentação de equipamentos elétricos auxiliares de veículos especiais. E ainda traz espaço no motor para acomodar uma segunda bateria”, destaca Gilmar de Paula.

Toda a linha é equipada com a avançada central multimídia SYNC 4, com tela touch HD de 10”, conexão com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, Assistência de Emergência, sistema AppLink para aplicativos, Bluetooth e comandos de áudio no volante. A versão XL tem quatro alto-falantes e duas entradas USB, e as demais vêm com seis alto-falantes e quatro entradas USB.

A conectividade também é de série, incluindo as funções de alertas de funcionamento do veículo e de acionamento do alarme, localização do veículo, travamento, destravamento e acesso remoto a informações do nível de combustível, odômetro e vida útil do óleo.