Alpha Notícias: Fiat Ducato 2024 é o primeiro utilitário da Stellantis a receber o Connect////Me
Tecnologia possui um dos melhores sistemas de telemetria e rastreamento de veículos disponível no mercado
O Fiat Ducato 2024 chega com uma proposta ainda mais tecnológica, assumindo o pioneirismo ao estrear os serviços de conectividade Connect////Me nas versões Cargo 11,5 m³, com preço a partir de R$ 247.990,00 e Maxicargo 13 m³, com preço a partir de R$ 251.990,00
“A plataforma Fiat Connect////Me para utilitários é o sonho de todo gestor de frotas. Ela permite visualizar, gerenciar e obter informações detalhadas sobre os veículos, incluindo sua localização, além de criar alertas personalizados. Agora, administrar uma frota de utilitários, independentemente do tamanho, ficou muito mais fácil, já que a plataforma aceita o cadastro de múltiplos veículos. Isso resulta em tomadas de decisão mais eficientes, otimização da logística e até mesmo benefícios na manutenção”, destaca Herlander Zola, vice-presidente sênior da Fiat na América do Sul.
A tecnologia é um dos melhores sistemas de telemetria e rastreamento de veículos disponível no mercado, uma solução completa, simples e integrada de telemetria e rastreamento para controle e gerenciamento tanto da frota, como também do modo de condução dos motoristas. Além de outras funcionalidades, como auxílio na recuperação do veículo em caso de roubo ou furto.
“Repleta de vantagens, essa é uma das soluções mais completas do mercado. E, para celebrar o lançamento desta inovação, escolhemos o Ducato, um veículo que carrega consigo uma história sólida, aliando desempenho, confiabilidade e tradição”, completa Zola.
A solução de hardware instalada no modelo envia as informações do veículo em tempo real para a plataforma. Assim, por meio do app ou do site é possível saber onde a van está, criar cercas virtuais, visualizar distâncias e trajetos percorridos, verificar o comportamento do motorista na condução do veículo, auxílio na recuperação do veículo em caso de roubo ou furto entre outras funcionalidades.
Na concessionária, o cliente do programa Fiat Professional inicia o processo de inscrição nos serviços conectados, fornecendo informações básicas para um registro preliminar. Após essa etapa, um e-mail é enviado para que a conclusão do cadastro do veículo seja realizada, permitindo assim o acesso ao aplicativo e ao site. É importante destacar que o cliente tem a opção de cadastrar múltiplos veículos, possibilitando o gerenciamento de toda a frota em uma única plataforma de forma prática e eficiente.
Os usuários terão a oportunidade de desfrutar do pacote completo, que inclui todos os serviços oferecidos pela plataforma Fiat Connect////Me, durante um período de 12 meses. Após esse prazo, os clientes poderão optar por assinar os serviços.
Conheça mais sobre as funções da nova plataforma de serviços conectados da Fiat destinada a veículos comerciais:
* Rastreamento e Recuperação Veicular
Por meio da transmissão de sinal GSM do hardware, é possível obter a localização precisa do veículo em tempo real, o que facilita o suporte na recuperação do automóvel em casos de emergência pela extensa área de cobertura. Para acionar essa funcionalidade, o cliente deve entrar em contato com a central de atendimento, que prontamente auxiliará no processo e funciona 24 horas e em 7 dias por semana. Assim, equipes de pronta resposta em âmbito nacional darão o apoio tático especializado para a recuperação do veículo. Vale dizer que o sistema não consome bateria do utilitário.
* Gestão de Frotas
Proporcionando ao gestor de frotas uma série de informações valiosas e ferramentas úteis para otimizar a operação e tomar decisões mais assertivas, a plataforma permite monitorar o desempenho dos motoristas e da frota, melhorar a segurança ao minimizar riscos de mau uso, roubo e furto, e aprimorar a logística por meio de roteirização e gerenciamento de entregas e transporte.
Essa função traz alertas de localização e ignição, informações de quilômetros rodados, relatório de velocidade; controle e manutenção por meio de hodômetro e horímetro; roteirização; criação de cercas eletrônicas virtuais para controle de passagem dos veículos, permitindo registro, aviso e ação em tempo real; alertas de velocidade via SMS e e-mail e permite a customização de relatórios.
* Comportamento do motorista
Por meio do dispositivo instalado no Ducato, é possível saber online onde está o veículo monitorado, criar cercas virtuais, visualizar distâncias e trajetos percorridos, entre diversas outras funcionalidades. Dessa forma, o sistema garante a identificação de excessos de velocidade e horários não permitidos; a verificação de excesso de velocidade durante todos os deslocamentos, auxiliando na prevenção de multas; permite a medição de quilometragem rodada e viagens realizada; além da criação de cercas virtuais e alertas de violação (assim como mencionado acima na gestão de frotas). Para completar, oferece relatórios dos trajetos percorridos, análise de probabilidade de acidentes e um ranking de motoristas por velocidade, quilômetros rodados, período de rodagem etc.
* Dashboards da Frota
Os dashboards trazem informações visuais e de grande valor, mostrando-as de maneira rápida e intuitiva para o gestor da frota. É possível ver três tipos de dashboard: o da Frota com informações de todos os veículos, como quilômetros rodados na última semana, ociosidade, quilômetros percorridos, entre outras; o do veículo, com detalhes individuais do carro, quilômetros rodados, eventos bruscos, identificação de banguela, excesso de velocidade, horários de rodagem e mapa de calor; ou o do condutor, com dados individuais do motorista, como excesso de velocidade, eventos bruscos e quilômetros rodados. Também é possível realizar a exportação de relatórios em diversos formatos.